Meu sobrinho foi diagnosticado com Asperger. Há algum tempo, eu e minha família notamos como nós dois

5 respostas
Meu sobrinho foi diagnosticado com Asperger. Há algum tempo, eu e minha família notamos como nós dois éramos parecidos: hábitos alimentares peculiares, interesses fixos, dificuldade de socialização, dicção ruim.

É possível que eu tenha Asperger e jamais percebido? Que especialista devo procurar?
Os comportamentos que você listou também podem ser resultados de diversos fatores que não necessariamente sejam Asperger, no entanto, se há um certo incomodo ou dúvida como você colocou sugiro que você procure o auxílio de um neuropsicólogo que irá realizar avaliações específicas para verificar o que de fato está ocorrendo. Além disso, oriento também a procurar um neurologista ou psiquiatra para verificar possíveis causa orgânicas e também para confirmar um possível diagnóstico. Vale destacar que assim como no diagnóstico de dificuldades de aprendizagem e do TDAH, o diagnóstico da síndrome de Asperger ou espectro autista (como o DSM-V, define atualmente) é importante a avaliação de uma equipe multidisciplinar (neuropsicólogo, fonoaudiólogo, psiquiatra ou neurologista). Um abraço

A vezes os comportamentos fazem parte da personalidade da pessoa e não necessariamente deve ser enquadrado como doença.Acho muito difícil uma pessoa passar pela vida com uma síndrome tão complexa como Asperger e nunca ter sido diagnosticada...Talvez nenhum dos dois foi corretamente diagnosticado...
Em se tratando de uma análise sistêmica ( de fundo geracional/ familiar), observa-se que poderá haver reincidência na gênese familiar e portanto, vê-se a Hipótese Etiológica (causal) como sendo de base geno-fisiológica. Porém, dependendo da idade do seu sobrinho, ele pode estar apenas 'modelando' em você, ou seja,'copiando' seu comportamento, como a maioria das crianças faz: não tendo ainda, subsídios cognitivos propositores à execução total dos constructos mentais, mas repetindo gestos dos seus modelos sociais, o que geralmente, ocorre na 1ª infância. Segundo a Teoria da 'Modelagem Social', de Albert Bandura Portanto, o primeiro passo indicado seria não se rotular, depreciando-se e autodiagnosticando-se como portador desta ou daquela patologia, mas buscar o profissional que vai lhe esclarecer , ,
Boa tarde
Somente um Profissional da área da Saúde, preferencialmente um Psicólogo, pode avaliar através da coleta de dados do paciente, da história de vida, dos hábitos e de uma observação clínica e apurada, se há a possibilidade de Asperger ou Autismo
Um acompanhamento profissional irá lhe ajudar com certeza, sugiro um psicólogo, Sobre os hábitos, eles não indicam diagnóstico semelhante, é muito complexo para chegar a essa conclusão.