Meu tem esquizofrenia. Tomou ziprasidona. Porém ficou por 9 horas com a língua de fora. Foi terrível

5 respostas
Meu tem esquizofrenia. Tomou ziprasidona. Porém ficou por 9 horas com a língua de fora. Foi terrível. Isso é normal?? E parei por conta própria. Ele disse que a língua estava dormente.
Prezado Paciente,]

Embora a Ziprasidona seja considerada um medicamento "padrão ouro" em nossa prática diária, infelizmente, alguns indivíduos podem apresentar essa reação adversa.

Quando isso ocorre, é necessário procurar atendimento médico de urgência para que seja administrado um "antídoto" que irá trazer um alívio dessa reação.

Mais do que nunca, o médico que cuida de seu paciente deve estar disponível para orientações sobre as alterações descritas para indicar o procedimento correto, pois cada pessoa tem as suas peculiaridades e idiossincrasias.

Um abraço da

Dra. Andrea Fávera.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Eloína Alésia Crenite do Rego Barros
Médico clínico geral, Psiquiatra
São Paulo
É necessário avaliar todos os sintomas que ele possui e também os efeitos colaterais, assim podemos prescrever o melhor medicamento para melhora do quadra e também avaliar o RISCO X BENEFÍCIO.
Estou á disposição
Dr. Samuel Lopes Abath
Psiquiatra
Recife
"Eu sinto muito por você e seu familiar terem passado por essa situação tão angustiante. O que aconteceu pode estar relacionado a um efeito colateral chamado discinesia tardia ou distonia aguda, que são movimentos musculares anormais e involuntários. No caso da ziprasidona ou de outros antipsicóticos, isso pode acontecer em algumas pessoas, especialmente no início do uso ou quando há ajuste de dose.

A sensação de dormência na língua também pode ser um efeito colateral do medicamento, mas é algo que deve ser avaliado com atenção pelo médico. Interromper a medicação por conta própria pode ser arriscado, especialmente no caso de esquizofrenia, pois pode levar ao retorno dos sintomas ou piora do quadro.

Minha recomendação é que você entre em contato com o médico responsável o mais rápido possível para relatar o que aconteceu. Ele pode ajustar a medicação ou até mesmo substituí-la por outra que seja mais adequada e tenha menos riscos de efeitos colaterais. Enquanto isso, evite tomar decisões sozinho sobre o tratamento, porque isso pode colocar a saúde do seu familiar em risco. Estou aqui se precisar de mais orientações ou apoio!
Olá! Consulte sempre o profissional que prescreveu em situações como essas. Mas, vários antipsicóticos podem causar efeitos colaterais com alteração na motricidade, como contrações involuntárias em pescoço, língua. Algumas agudas e outras crônicas. Mas se pode controlar com ajustes nas dosagens e medicamentos que modulem o efeito do antipsicótico e assim manter o medicamento, se o custo beneficio compensar.
É um efeito colateral que pode acontecer. Você fez correto em suspender a medicação. Mas procure o médico que acompanha o quanto antes pra ver uma possibilidade de substituição da medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 331 perguntas sobre Risperidon 1Mg-C/6Cps.
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.