Meus olhos ficam fechando sozinhos como se eu estivesse com sono mas não estou, não acontece sempre

21 respostas
Meus olhos ficam fechando sozinhos como se eu estivesse com sono mas não estou, não acontece sempre apenas de vez em quando, hoje por exemplo aconteceu o dia inteiro, estou passando por um momento de ansiedade extrema e ta acontecendo varias coisas estranhas com o meu corpo mas não sei se tem algo a ver com ansiedade.
 Ricardo C. Koury
Psicólogo
Rio de Janeiro
O que tem te transmitido ansiedade? Vc pode começar a observar quais as situações do dia ou quais os pensamentos que te deixam assim. Fechar os olhos, simbolicamente, pode ser não querer ter contato com o mundo exterior, com as situações de fora, com a vida prática… busque ajuda de um psicólogo para que esta questão e outras sejam trabalhadas. Invista em você e bom caminho!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Giovanna Borba
Psicólogo
Curitiba
Olá! Nosso corpo fala! Como o colega comentou, seu corpo pode estar reagindo as questões que está tendo que lidar e enfrentar.
Busque as causas dessa ansiedade, como pode lidar com elas; assim como buscar praticar atividade física e coisas que lhe dão prazer.
A terapia pode lhe ajudar nesse caminho, a compreender o que está acontecendo e lhe orientar em maneiras de lidar com essas situações.
 Bárbara Lira
Psicólogo, Psicanalista
Barueri
Olá! Quando o lado emocional está muito sobrecarregado, podemos sim transpor para uma forma física os sintomas. Entendo que a melhor abordagem seria a busca por uma possível causa fisiológica com um médico e paralelamente procurar uma psicoterapia, espaço onde poderá expor um pouco mais essa ansiedade extrema que vive e desenvolver habilidades para lidar com esse momento com um profissional da área, possibilitando assim o alívio desses sintomas e uma melhor qualidade de vida. Boa sorte!
 Débora Rivelli Benfatti
Psicólogo
São José do Rio Preto
Olá. Tudo bem? Os sintomas descritos apontam um estado ansioso, o que pode causar tanto uma super estimulação como uma fadiga, provocando este efeito. A psicoterapia é importante para melhorar a qualidade de vida, promovendo bem estar e melhora destes sintomas tipicamente associados ao estresse. A prática de atividades física, dedicação a hobbies e contato com pessoas queridas também ajudam a aliviar o estresse. Não deixe de se cuidar!
 Thomaz Rinaldi
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, espero que esteja bem!
É muito provável que esse comportamento seja sintomático. Muitas vezes o sintoma informa caminhos para descobrir o que realmente nos aflige!
Procure psicoterapia. Com certeza o processo terapêutico te ajudará com o momento que passa e a entender sua ansiedade e comportamentos. :)
 Valeska Brasil
Psicólogo
Palmas
Olá, espero que esteja melhor! Pelo que você ja externou seu corpo vem respondendo a tanta ansiedade. É preciso avaliar todo o contexto. Procure um profissional da sua confiança.
Dra. Marina Beccalli
Psicólogo
São Paulo
Olá. O ideal é que busque ajuda médica para descartar qualquer causa fisiológica. A partir disso, pode buscar um tratamento com psicólogo para lidar com sua ansiedade.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá
Impportante procurar atendimento com médico para observar teus sintomas físicos em detalhe e descartar alguma doença fisiológica. Para ansiedade o tratamento psicológico pode ajudar muito.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Andressa Zirretta
Psicólogo
Balneário Camboriú
Perceba como não é apenas nossa boca que fala... perceba e observe o que seu corpo esta querendo falar para voce... pode ser que exista algo que vc nao esta querendo ver...faz sentido?! Se isso vem junto com ansiedade... o que voce nao esta querendo ver que pode ser que aconteca? Pense a respeito e busque ajuda para tentar se entender melhor e enfrentar obstaculos que vc possa estar enfrentando
Olá! Sugiro buscar um médico para descartar qualquer possibilidade. A psicoterapia pode ajudar muito com relação à ansiedade. Procure fazer algo que lhe dê prazer no seu dia-a-dia. A prática de atividade física e boa alimentação também são importantes aliados. Seu corpo está dizendo para você que algo não vai bem. Não queira apenas se livrar dos sintomas. Tente entender o que eles estão lhe dizendo e procure ajuda. Melhoras!
 Ivana Werner
Psicólogo
Porto Alegre
Sugiro que você faça uma consulta médica para descartar as questões físicas e paralelamente busque uma psicoterapia.
É importante analisar/entender o que está causando esses sintomas. Imagino o quanto está sendo difícil lidar com isso.
Estou a disposição para te ajudar.
 Marcos Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
A psicanálise pode ajudar a entender o que está causando a ansiedade e ajudar a lidar com ela. O psicanalista pode ajudar a identificar os fatores que estão contribuindo para a ansiedade e ajudar a desenvolver estratégias para lidar com ela. Além disso, o psicanalista pode ajudar a entender o que está por trás dos sintomas físicos, como os olhos fechando sozinhos, e ajudar a encontrar maneiras de lidar com eles.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
O ideial é investigar e entender o que está acontecendo. Busque profissionais da saúde. Abraço.
 Ana Carolina Brasil Cordeiro Tavares
Psicólogo
Rio de Janeiro
O corpo e a mente estão interconectados. O fechamento dos olhos sem motivo aparente pode, sim, ser uma manifestação física dos níveis elevados de ansiedade que você está experimentando. É importante procurar ajuda profissional para uma avaliação mais detalhada e para encontrar formas de cuidado e suporte.
Boa tarde!
Sugiro passar por um especialista para averiguar se tem questões emocionais ou fisiológicas influenciando. É importante entender a causa desse comportamento e trabalhar em cima dos gatilhos que estão acarretando o problema.
A ansiedade é sentida tanto no corpo quanto na mente. Quando sentida o corpo responde com mudanças fisiológicas capazes de trazer sensações no corpo. Tremores pelo corpo inclusive na pálpebra (parte do olho responsável pelo movimento de abrir e fechar os olhos) podem ser uma das repostas no corpo frente a ansiedade. Portanto, pode sim ser um sintoma de ansiedade
 André Luiz Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Entendo que isso pode ser bem desconcertante e causar preocupações. Quando estamos lidando com níveis elevados de ansiedade, o corpo pode reagir de maneiras que às vezes parecem estranhas ou fora de nosso controle, como essa sensação de olhos se fechando involuntariamente. Isso pode estar relacionado ao estresse físico e emocional, que afeta o corpo de maneiras sutis, mas reais.

A psicoterapia pode ser uma forma eficaz de compreender melhor essas reações e trabalhar nelas. Ao explorar as causas subjacentes da sua ansiedade, podemos identificar padrões de comportamento ou de pensamento que estão contribuindo para esses sintomas. Além disso, a terapia pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade de forma mais saudável e trazer mais clareza sobre o que está acontecendo em seu corpo.

Se continuar sentindo esses sintomas, é sempre importante buscar a orientação de um profissional para garantir que está cuidando da sua saúde mental e física adequadamente.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O que você está descrevendo pode sim estar relacionado à ansiedade extrema, pois nosso corpo responde ao estresse de formas muito variadas, e nem sempre percebemos o impacto imediato disso. O fechamento involuntário dos olhos pode ser uma resposta neuromuscular ao cansaço mental e emocional, uma espécie de microtremor ou espasmo dos músculos ao redor dos olhos (blefaroespasmo), que pode ser intensificado por tensão, estresse e até fadiga ocular.

Do ponto de vista da neurociência, quando estamos em um estado de ansiedade intensa, nosso sistema nervoso simpático entra em alerta máximo, mantendo nosso corpo em um estado prolongado de vigilância. Esse nível de ativação pode sobrecarregar músculos, causar alterações na percepção corporal e levar a sintomas como visão turva, sensação de peso nos olhos, tremores e até pequenos espasmos musculares. É como se seu cérebro estivesse dizendo: "Estamos gastando tanta energia com essa preocupação que seu corpo precisa encontrar formas de te forçar a parar um pouco."

Além disso, você mencionou que está passando por outras mudanças estranhas no corpo. Que outros sintomas você tem notado? Como está seu sono, alimentação e momentos de descanso? Será que seu corpo está pedindo pausas que sua mente ainda não conseguiu conceder?

Se esses episódios persistirem ou se intensificarem, vale a pena conversar com um médico para descartar outras causas neurológicas ou oftalmológicas. Mas, independentemente disso, buscar estratégias para regular a ansiedade pode ajudar muito. Pequenas pausas ao longo do dia, respiração profunda e até técnicas de mindfulness podem ser um bom começo para ajudar seu corpo a encontrar um ritmo mais equilibrado. Caso precise, estou à disposição.
Ei,
- É um sintoma que pode significar diversas coisas, mas fale mais de outros sintomas que aparecem no seu dia a dia. Também cabe ressaltar que o uso excessivo de telas pode causar ressecamento nos olhos, assim exigindo que você pisque mais vezes e acabe percebendo isso com maior frequência. Mas o que tem acontecido nesse momento para a ansiedade tá extrema assim? É possível nesse momento evitar ou resolver o que tem causado a ansiedade?
- Caso queira nos mandar mais detalhes, ficarei feliz em responder.
Abraços
O que você está descrevendo pode estar relacionado à ansiedade extrema. Quando estamos muito ansiosos, o corpo pode reagir de várias maneiras, e isso pode incluir sintomas físicos inesperados, como os olhos fechando sozinhos, uma sensação de cansaço ou desconforto, mesmo quando você não está com sono. Isso pode ocorrer devido à tensão muscular e ao descontrole emocional, que afetam o corpo de formas diversas. Se esses episódios estão se tornando frequentes ou mais intensos, é importante buscar ajuda para compreender melhor o que está acontecendo e trabalhar a gestão da ansiedade. Estou à disposição para ajudá-lo(a) a lidar com esses sintomas e entender suas causas!
Boa tarde. Recomendo que converse com o seu psicólogo sobre a ansiedade e o que está acontecendo, ele vai poder te orientar. Estimo melhoras.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.