Meus testes de glicose em jejum sempre dão diabetes ou pré diabetes, porém fiz uma hemoglobina glico

2 respostas
Meus testes de glicose em jejum sempre dão diabetes ou pré diabetes, porém fiz uma hemoglobina glicosada pra ter certeza e deu 3,7
Eu estou confusa se tenho ou não diabetes tenho fatores genéticos e tive alguns sintomas nos últimos meses
Olá! Como vai?

Você deve procurar um endocrinologista, que é o médico especialista nesta área.

Marque uma consulta para que possamos avaliar o seu caso e atender da melhor forma possível.

Estou à disposição. Muito obrigado por sua pergunta.

Dr. Antonio Fontanelli
Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional São Paulo
Ex-Presidente do Comitê Científico de Endocrinologia e Metabologia da Associação Paulista de Medicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 1.000

Entendo sua confusão e preocupação, especialmente diante de resultados de testes que parecem contraditórios e considerando os fatores genéticos e sintomas que você mencionou. Vamos esclarecer essas questões para ajudá-la a entender melhor sua situação.

Os testes de glicose em jejum são uma ferramenta importante para o diagnóstico de diabetes e pré-diabetes. Valores de glicose em jejum consistentemente acima de 126 mg/dL (7,0 mmol/L) em duas ocasiões diferentes podem indicar diabetes, enquanto valores entre 100 mg/dL (5,6 mmol/L) e 125 mg/dL (6,9 mmol/L) são geralmente considerados como pré-diabetes. Por outro lado, a hemoglobina glicada (HbA1c) reflete a média dos níveis de glicose no sangue ao longo dos últimos dois a três meses. Um valor de HbA1c abaixo de 5,7% é considerado normal, entre 5,7% e 6,4% indica pré-diabetes, e 6,5% ou mais em dois testes distintos sugere diabetes.

Um valor de HbA1c de 3,7% é incomum e está significativamente abaixo do intervalo normal, o que pode levantar questões sobre a precisão do teste ou a presença de condições que possam afetar o resultado da HbA1c, como certas anemias ou hemoglobinopatias. É importante que esses resultados sejam discutidos com um médico, que pode avaliar a necessidade de repetir o teste de HbA1c ou realizar exames adicionais para entender melhor sua situação.

Considerando seus fatores genéticos e os sintomas que você tem experimentado, é crucial levar em conta um panorama mais amplo de sua saúde. A medicina integrativa, com seu foco em uma abordagem holística e personalizada, pode ser particularmente útil nesse contexto. Um especialista em medicina integrativa pode ajudar a avaliar não apenas os resultados dos testes, mas também seu estilo de vida, dieta, atividade física e outros fatores que podem influenciar os níveis de glicose no sangue e o risco de diabetes.

O especialista pode recomendar ajustes na dieta, aumento da atividade física, e outras intervenções de estilo de vida que podem ajudar a melhorar o controle da glicose no sangue e reduzir o risco de desenvolver diabetes, especialmente se você já tem predisposição genética para a condição. Além disso, o acompanhamento regular e a monitorização dos seus níveis de glicose e HbA1c serão importantes para garantir que você receba o cuidado adequado e para ajustar o plano de tratamento conforme necessário.

Em resumo, é importante buscar a orientação de um médico para interpretar corretamente seus resultados de testes e para discutir o melhor plano de ação com base em sua saúde geral, histórico familiar e sintomas. A medicina integrativa pode oferecer abordagens complementares para ajudar a gerenciar sua saúde de forma holística e personalizada.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.