Milgamma tem o mesmo efeito e substitui o Lyrica no tratamento da Neuropatia ?

2 respostas
Milgamma tem o mesmo efeito e substitui o Lyrica no tratamento da Neuropatia ?
Dr. Marcos Vinícius Tadao Fujino
Neurologista
São Paulo
Não, são medicações de classes diferentes e indicações diferentes. O milgamma é um pró farmaco da vitamina B1, com alguma eficácia em tratamento de neuropatia principalmente diabética e por álcool.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Mariana M. Sant'Ana
Neurologista, Especialista em dor
Cuiabá
Olá! Sua dúvida é muito importante — e é essencial compreender que, embora Milgamma e Lyrica (pregabalina) sejam usados em quadros de neuropatia periférica, eles não têm o mesmo efeito nem substituem um ao outro.

O Lyrica é um medicamento neuromodulador, que age diretamente no sistema nervoso central, modulando a liberação de neurotransmissores e reduzindo a dor neuropática — aquela dor em queimação, formigamento ou choque elétrico causada por lesões nos nervos. É uma medicação de uso controlado, com ação comprovada em condições como polineuropatias, neuralgia pós-herpética, neuropatia diabética e dor crônica de origem nervosa.

Já o Milgamma é um suplemento de vitaminas do complexo B (B1, B6 e B12), que atua nutrindo e protegendo os nervos, podendo auxiliar na regeneração das fibras nervosas e no suporte metabólico do sistema nervoso. Ele é um coadjuvante no tratamento das neuropatias, mas não possui efeito analgésico ou neuromodulador direto, como o Lyrica.

Em outras palavras: o Milgamma pode complementar o tratamento, ajudando na recuperação dos nervos, mas não substitui o Lyrica quando o objetivo é controlar a dor neuropática. A decisão sobre manter, substituir ou associar essas medicações deve ser feita pelo médico neurologista, considerando o tipo de neuropatia, a intensidade da dor e o perfil clínico do paciente.

Reforço que esta resposta tem caráter informativo e não substitui uma consulta médica individual. O uso de qualquer medicação para neuropatia deve ser sempre orientado por um profissional especializado, para garantir segurança e eficácia.

Coloco-me à disposição para ajudar e orientar, com consultas presenciais em Cuiabá e São Paulo e atendimento online em todo o Brasil, com foco em neurologia clínica, tratamento da dor e acompanhamento de neuropatias periféricas, sempre com uma abordagem técnica e humanizada.

Dra. Mariana Santana – Neurologista em Cuiabá | Neurologista em São Paulo | Especialista em Tratamento da Dor
CRM: 5732-MT | RQE nº 5835

Especialistas

Mauricio Hoshino

Mauricio Hoshino

Neurologista

São Paulo

André Macedo Serafim da Silva

André Macedo Serafim da Silva

Neurologista

São Paulo

Aline Ferreira Vieira

Aline Ferreira Vieira

Médico clínico geral, Neurologista

Manaus

Adecir Bispo

Adecir Bispo

Neurologista

Santa Maria

Julys Souza Barbosa

Julys Souza Barbosa

Neurologista

Umuarama

Nícolas Cavalcante

Nícolas Cavalcante

Neurofisiologista, Neurologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Polineuropatias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.