Minha biopsia intestinal deu linfócitos 28% (limite 20%) e DISCRETA ATROFIA VILOSITÁRIA. Agora meu

3 respostas

Minha biopsia intestinal deu linfócitos 28% (limite 20%) e DISCRETA ATROFIA VILOSITÁRIA. Agora meu exame de intolerância a lactose deu positivo (basal 99 / 30 min 103 / 60 min 103). É possível que essa alteração da biopsia do intestino seja causada pela Lactose e não o glúten?
Pelo que você descreve no exame é provável que você tenha doença celíaca sim e esta esteja levando a um quadro de intolerância a lactose associado e não o contrário. Trate primeiro a doença celíaca com a dieta adequada e seguindo as orientações do seu gstroenterologista e depois talvez seja interessante uma nova avaliação quanto a intolerância a lactose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
o que deve estar ocorrendo é uma Doença celíaca onde se tem a intolerancia ao gluten, causando danos a mucosa intestinal levando por consequencia lesao das celulas intestinais produtoras da enzima lactase, causando assim intolerancia a lactose, nesses casos o recomendado é uma dieta isenta de gluten permanentemente e uma dieta isenta de lactose que pode ser temporaria, pois ao fazer a isenção da lactose e gluten, damos tempo da mucosa intestinal se recuperar e voltar a produzir a enzima lactase , acabando assim a intolerancia a lactose,o mais indicado é procurar uma orientação nutrologica para o balanço dos nutrientes para que não ocorra deficiencia de nutrientes, vitaminas e minerais....
Olá. O resultado da sua biópsia intestinal (acredito que da segunda porção duodenal), foi sugestiva de doença celíaca. Contudo, os achados foram discretos e não foi utilizado a classificação histológica de Marsh, que auxilia na avaliação na intensidade/gravidade histopatológica da doença. O diagnóstico é complexo e sempre deve ser acompanhado de dosagem de anticorpos (anticorpo antitransglutaminase tecidual IgA e dosagem IgA sérica pelo menos). Caso confirmada a doença celíaca, a intolerância à lactose poderá ser secundária a ela e após dieta isenta de glúten e controle da doença, os sintomas poderão melhorar e/ou até mesmo voltar ao normal. Para maiores informações, sugiro procurar um Gastroenterologista perto de você.

Especialistas

Sandes Hipolito

Sandes Hipolito

Nutrólogo

Campinas

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Lucas Vaz

Lucas Vaz

Nutrólogo

Aracaju

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista

Cabo Frio

Taissa Müller

Taissa Müller

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 409 perguntas sobre Intolerância a lactose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.