Minha está fazendo quimioterapia por conta de um câncer no intestino, estava ocorrendo tudo bem mas

6 respostas
Minha está fazendo quimioterapia por conta de um câncer no intestino, estava ocorrendo tudo bem mas agora ela está com um dente inflamado quase caindo e chegando a machucar a a mucosa da boca, há algum impedindo em extrair esse dente?
 Maria Do Carmo Jacinto
Dentista
Ourinhos
Olá. É preciso passar por uma avaliação por um dentista para diagnóstico e opções de tratamento, Porque geralmente durante o tratamento quimioterápico o paciente não pode sofrer determinados procedimentos dentários. O oncologista orientará o momento que o paciente poderá se submeter a tratamentos odontológicos porque ocorre durante a quimioterapia alterações significativas no hemograma, no número de plaquetas e na imunidade. Espero ter ajudado. Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A baixa de imunidade, além de permitir que o indivíduo fique mais susceptível a algumas doenças, aumenta o risco de problemas bucais durante a quimioterapia. Muitas vezes a melhor solução em pacientes em tratamento quimioterapitico é a extração imediata do dente... evitando assim mais contaminação. Lembrando que sempre é necessário entrar em contato com o médico
Dra. Addah Freire
Dentista
Brasília
Acho que a conduta correta é fazer a extração do dente, baseada no relato de que "o dente está quase caindo e machucando a mucosa". Mas deve ser feita com um dentista Oncologista, visto que tem todo um protocolo específico para fazer essa extração. Comumente esses profissionais já trabalham em equipes médicas, e é obrigatório o contato com o médico Oncologista do paciente para juntos decidirem o melhor dia, dentro do ciclo de quimioterapia, que a extração será feita.
Depende do tipo de medicação que está sendo administrada, pois pode gerar leucocitose (baixa de imunidade). Ideal passar por um especialista. Um dentista com experiência em pacientes oncológicos. Mas com certeza é necessário algum tipo de intervenção, pois não se pode ter focos de infecção, também pela imunidade. O que pode gerar uma infecção de maior gravidade.
Dr. Bruno Sevarolli
Dentista
Juiz de Fora
O melhor a se fazer é ter um parecer médico sobre a situação, uma relação detalhada da medicação que a paciente faz uso e saber como anda a saúde em geral. Assim podemos ter certeza de que a paciente será atendida com segurança e da melhor forma possível.
Dr. Rodrigo de Assis Moraes
Oncologista, Especialista em clínica médica
Campinas
O acompanhamento odontológico é importante antes, durante e após o tratamento oncológico. No caso de um problema dentário que requeira procedimento odontológico, é preciso haver uma comunicação entre ambos os profissionais (dentista e oncologista) quanto ao risco x benefício do tratamento dentário em relação ao tratamento oncológico. Por exemplo, se for necessário um procedimento dentário mais invasivo, é interessante colher um hemograma na véspera do procedimento para avaliar as plaquetas (para evitar sangramentos) e os leucócitos (para evitar infecção).

Especialistas

Erika Scofano Ebecken

Erika Scofano Ebecken

Oncologista

Rio de Janeiro

Carmelyta Semaan Botelho

Carmelyta Semaan Botelho

Oncologista

Caruaru

Carla Nakata

Carla Nakata

Oncologista

Cuiabá

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Câncer e quimioterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.