Minha filha de 5 anos fez um RX do cavum, o resultado foi aumento dos tecidos moles do rinofaringe, com

2 respostas
Minha filha de 5 anos fez um RX do cavum, o resultado foi aumento dos tecidos moles do rinofaringe, com obliteração, 90%, da coluna área do cavum. Ouvi dizer que tem que fazer cirurgia da adenoide. Será que a melhor opção é mesmo a cirurgia? Qual o problema de não fazer a cirurgia?
Obrigada.
A causa mais comum da redução da coluna aérea do cavum em crianças é o aumento da adenóide (tonsila faríngea). O pico de crescimento gira em torno de 3 a 7 anos, quando o aumento pode se tornar tão grande (ocupando > 50% do cavum) a ponto de gerar sintomas e consequências importantes: obstrução nasal contínua, roncos e/ou parada da respiração (apnéia) durante o sono, otites de repetição. a cirurgia comprovadamente é o tratamento para a melhora da qualidade de vida. A manutenção de uma addnóide tão grande levando a obstrução nasal contínua leva a respiração oral que pode alterar a conformação do palato e dos dentes, por exemplo. Todo tratamento deve ser individualizado, consulte seu Otorrinolaringologista para um exame físico mais completo e para esclarecer mais dúvidas e detalhes sobre o procedimento. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
O RX pode mostrar muitas vezes detectar o aumento da Adenóide, porém existe um exame mais recente e mais preciso que costumo solicitar antes de optar pelo tratamento cirúrgico : estou falando da Nasofibroscopia.
É um exame relativamente simples que pode ser feito no próprio consultório ou Clínica . Trata-se de uma fibra óptica que visa detalhar melhor a Adenóide e suas alterações.
Se realmente houver uma aumento importante e/ou sinais e sintomas que indiquem o aumento da Adenóide, o tratamento cirúrgico é a melhor opção.
Não operar uma adenóide de 90% pode levar a alterações na arcada dentária, cranio-faciais, déficit de crescimento, sinusites, entre outras consequências.
Evidentemente, como em todas cirurgias, todos cuidados pré e pós- operatórios são de suma importância para o sucesso da cirurgia.

Especialistas

Adriana Salles

Adriana Salles

Otorrino

Salvador

Ceres Bueno

Ceres Bueno

Otorrino

Goiânia

Rafael Saba Albertino

Rafael Saba Albertino

Otorrino

Brasília

Luiza Costa Villela Ferreira

Luiza Costa Villela Ferreira

Otorrino

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Adenoides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.