Minha filha de 5 anos fez um RX do cavum, o resultado foi aumento dos tecidos moles do rinofaringe, com
2
respostas
Minha filha de 5 anos fez um RX do cavum, o resultado foi aumento dos tecidos moles do rinofaringe, com obliteração, 90%, da coluna área do cavum. Ouvi dizer que tem que fazer cirurgia da adenoide. Será que a melhor opção é mesmo a cirurgia? Qual o problema de não fazer a cirurgia?
Obrigada.
Obrigada.
A causa mais comum da redução da coluna aérea do cavum em crianças é o aumento da adenóide (tonsila faríngea). O pico de crescimento gira em torno de 3 a 7 anos, quando o aumento pode se tornar tão grande (ocupando > 50% do cavum) a ponto de gerar sintomas e consequências importantes: obstrução nasal contínua, roncos e/ou parada da respiração (apnéia) durante o sono, otites de repetição. a cirurgia comprovadamente é o tratamento para a melhora da qualidade de vida. A manutenção de uma addnóide tão grande levando a obstrução nasal contínua leva a respiração oral que pode alterar a conformação do palato e dos dentes, por exemplo. Todo tratamento deve ser individualizado, consulte seu Otorrinolaringologista para um exame físico mais completo e para esclarecer mais dúvidas e detalhes sobre o procedimento. Espero ter ajudado!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
O RX pode mostrar muitas vezes detectar o aumento da Adenóide, porém existe um exame mais recente e mais preciso que costumo solicitar antes de optar pelo tratamento cirúrgico : estou falando da Nasofibroscopia.
É um exame relativamente simples que pode ser feito no próprio consultório ou Clínica . Trata-se de uma fibra óptica que visa detalhar melhor a Adenóide e suas alterações.
Se realmente houver uma aumento importante e/ou sinais e sintomas que indiquem o aumento da Adenóide, o tratamento cirúrgico é a melhor opção.
Não operar uma adenóide de 90% pode levar a alterações na arcada dentária, cranio-faciais, déficit de crescimento, sinusites, entre outras consequências.
Evidentemente, como em todas cirurgias, todos cuidados pré e pós- operatórios são de suma importância para o sucesso da cirurgia.
O RX pode mostrar muitas vezes detectar o aumento da Adenóide, porém existe um exame mais recente e mais preciso que costumo solicitar antes de optar pelo tratamento cirúrgico : estou falando da Nasofibroscopia.
É um exame relativamente simples que pode ser feito no próprio consultório ou Clínica . Trata-se de uma fibra óptica que visa detalhar melhor a Adenóide e suas alterações.
Se realmente houver uma aumento importante e/ou sinais e sintomas que indiquem o aumento da Adenóide, o tratamento cirúrgico é a melhor opção.
Não operar uma adenóide de 90% pode levar a alterações na arcada dentária, cranio-faciais, déficit de crescimento, sinusites, entre outras consequências.
Evidentemente, como em todas cirurgias, todos cuidados pré e pós- operatórios são de suma importância para o sucesso da cirurgia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha filha tem 4anos foi diagnosticado adenóide 90 por cento no nariz está roncando muito alto.e babando e dando paradas na respiração o que fazer?
- Meu filho tem 3 anos fez cirurgia de adenóide não colocou né uma secreção para fora é normal?
- Minha filha de 8 anos fez cirurgia de adenoide e amígdalas, há três meses e está com a voz bem fanhosa, é normal? Tem alguma coisa que podemos fazer para ajudar a voltar?
- tenho uma voz anasalada, apos corrigir meu desvio de septo e adenoide, é possivel que minha voz se torna menos anasalada sem fonoterapia?
- O medico passou montelair 5mg para meu filho de 5 anos, não é uma dosagem muito alta? Tratamento de adenoide grande
- Meu filho tem 4 anos, fez cirurgia de adenoide e colocou carretel no dois ouvidos,após um ano,ele continua tendo otite de repetição nos dois ouvidos ,toma antibiótico oral e endovenoso, passa uma semana volta....o que fazer?
- Meu filho fez fez cirurgia tem 1 mês 20 dias tá tipo com catarro no peito é normal ou devo procurar o otorrino Quando ele dorme só quando dorme tipo q e catarro no peito
- Meu filho tem 4 anos e tem perda auditiva severa bilateral e paralisia celebral , usa prótese auditiva a 7 meses. Qual é a melhor forma de alfabetização pra ele ? E quantas vezes é o ideal para fazer terapia com fonoaudiologa? Tem o jeito certo de começar a ensinar ele ouvir e falar ?
- Meu filho tem 7 anos, tem adenóide, fez tratamento por um tempo com Avamys, melhorou mas tem uma semana que reclama de dor no nariz, olhei e as adenóides estao tampando o nariz dele, o tratamento com Avamys ajudaria a desinchar a adenóide?
- Minha filha fez uma cirurgia de amígdalas e adenoide dia 06/11 e agora está sentindo muita dor de ouvido,o que devo fazer?e quantos dias essa dor prevalece?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 480 perguntas sobre Adenoides
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.