Minha filha de 8 foi diagnosticada com disortografia leve, porém não foi solicitado PAC, se faz realmente

4 respostas
Minha filha de 8 foi diagnosticada com disortografia leve, porém não foi solicitado PAC, se faz realmente necessário?. Tem solução após acompanhamento com fonoaudióloga, em média quanto tempo requer?
Dra. Isabela Barros
Fonoaudiólogo
São Paulo
Olá! O Processamento Auditivo Central é um mecanismo responsável por cuidar da entrada e análise dos sons. O que está diretamente relacionado às habilidades necessárias para ler e escrever. Algumas trocas na escrita, por exemplo, T por D, tem a ver com esta dificuldade na percepção auditiva. Outra ajuda do trabalho com o PAC é na atenção, organização e memória. Acho interessante perguntar para o profissional responsável o plano de tratamento e como ele trabalha com a estimula ao auditiva. O exame é importante, mas depende do momento terapêutico, dos objetivos estabelecidos e do tipo de dificuldade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Andreia Ferrary
Fonoaudiólogo
Criciúma
Boa tarde,com certeza o acompanhamento fonoaudiológico é muito benéfico em quadros de disortografia, geralmente uma criança com disortografia apresenta desordem de PAC, mas o ideal é realizar uma avaliação clinica para saber da necessidade de realizar a avaliação de processamento auditivo ou não.
 Larissa Corrêa Batista Guimarães
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
A disortografia tem solução com terapia fonoaudiologica sim, porém depende de como a criança vai responder aos estímulos dados. A disortografia pode sim ter uma questão de processamento auditivo, mas pode não ter. Apenas com avaliação clínica para saber se é necessário o exame.
O tratamento fonoaudiológico é altamente eficaz no treino das habilidades auditivas necessárias para a escrita correta, mas sugiro a avaliação fonoaudiológica para definição de conduta, pois nem sempre é necessário a realização do teste do PAC. Abs

Especialistas

Patricia Morais Amaral

Patricia Morais Amaral

Fonoaudiólogo

São Paulo

Thaís Noelli Bignani Rodrigues

Thaís Noelli Bignani Rodrigues

Fonoaudiólogo

São Bernardo do Campo

Andréa Conceição Lopes de Souza

Andréa Conceição Lopes de Souza

Fonoaudiólogo

São Gonçalo

Amalia Alves Biscaro

Amalia Alves Biscaro

Fonoaudiólogo

São Paulo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Déficit do Processamento Auditivo Central
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.