MInha filha tem 15 anos e segundo o psiquiatra e o psicologo que ela faz tratamento, ela está com depressão

6 respostas
MInha filha tem 15 anos e segundo o psiquiatra e o psicologo que ela faz tratamento, ela está com depressão profunda (fala em morrer), e parece que os tratamentos e remédios que ela vem tomando não surtem efeito nenhum. Gostaria de saber se hipnose pode ajudar ela a sair desta depressão profunda?
Nos casos de depressões graves a hipnose pode ser utilizada como ferramenta terapêutica acessória, nunca como a intervenção terapêutica principal.
Nos casos de depressões graves o uso de medicações é o principal e indispensável recurso terapêutico. Que pode ser associado com outras intervenções como psicoterapia, eletroconvulsoterapia, hipnoterapia etc.
Às vezes é frustrante quando um determinado medicamento não surte o efeito desejado, mas não desista, em torno de 30% das pessoas necessitam passar por 2 a 3 medicações diferentes até atingir uma resposta terapêutica adequada.
Respeitosamente,
Dr. Fábio Silva

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Não está muito claro sobre o tempo dos tratamentos. Os medicamentos ajudam no alivio dos sintomas, mas os resultados efetivos somente podem ocorrer com mudanças de comportamentos, sentimentos e pensamentos. A psicologia pode ajudar, mas tem que fazer sentido para o paciente. Sendo assim, sugiro conversar com sua filha para saber qual o sentimento que ela tem desta relação. Em alguns casos uma mudança de procedimento pode ajudar. Tente isso.
Sim, a hipnose assim como qualquer outra técnica de psicoterapia, pode sim ajudá-la a sentir-se melhor.
Como comentou acima, sua filha foi diagnosticada com depressão profunda e só o fato de estar em acompanhamento já é um bom começo, pois não esta sozinha. O que devemos considerar neste cenário é que a medicação age no alivio dos sintomas e não na causa do problema, deste modo, o mais importante em terapia é entender o que esta por trás destas reações. Acredite, a depressão é possível de ser tratada e se este processo fizer sentido para sua filha, certamente haverá mudança e melhor qualidade de vida. Espero que fiquem bem, boa sorte !
Oi. Tudo bem? Um tratamento psicológico não é algo tão objetivo; mesmo com uso de medicamentos, às vezes precisamos de um tempo para concluir se a conduta foi a mais adequada ou não. Até mesmo encontrar a medicação adequada pode ser um processo demorado com trocas de substâncias e dosagens. Talvez faça sentido conversar com outros profissionais (médicos ou psicólogos) para entender se a conduta tem sido a mais adequada para o tratamento da sua filha. Em psicologia, também temos uma série de teorias e formas de trabalhar que diferem entre sim. A hipnose, que você citou, é uma forma, mas não necessariamente a mais eficaz. Conversar com os profissionais que já cuidam da sua filha, consultar outros profissionais, tirar dúvidas (como você já está fazendo aqui) talvez seja o caminho mais interessante. Boa sorte e um abraço!
E análise, ela faz? É imprescindível! Se a medicação não surte efeito converse com o médico e busque outra opinião!
Esta faltando um pouco de informação, mas o melhor que se tem a fazer é seguir um acompanhamento terapêutico sério, de repente uma nova avaliação com o psiquiatra para ver se não muda as medicações ja que esta referido que não esta surtindo efeito as que esta tomando....uma outra opinião psiquiátrica talvez...o tratamento psicologico é de suma importância!

Especialistas

Evandro Batista

Evandro Batista

Psicólogo

São Gonçalo Do Rio Abaixo

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Jacqueline Guimarães

Jacqueline Guimarães

Psicólogo

Goiânia

Caroline Manhães

Caroline Manhães

Psicólogo

Vila Velha

Camilla Gomes Hastenreiter

Camilla Gomes Hastenreiter

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 124 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.