MInha filha tem 15 anos e segundo o psiquiatra e o psicologo que ela faz tratamento, ela está com depressão

6 respostas
MInha filha tem 15 anos e segundo o psiquiatra e o psicologo que ela faz tratamento, ela está com depressão profunda (fala em morrer), e parece que os tratamentos e remédios que ela vem tomando não surtem efeito nenhum. Gostaria de saber se hipnose pode ajudar ela a sair desta depressão profunda?
Nos casos de depressões graves a hipnose pode ser utilizada como ferramenta terapêutica acessória, nunca como a intervenção terapêutica principal.
Nos casos de depressões graves o uso de medicações é o principal e indispensável recurso terapêutico. Que pode ser associado com outras intervenções como psicoterapia, eletroconvulsoterapia, hipnoterapia etc.
Às vezes é frustrante quando um determinado medicamento não surte o efeito desejado, mas não desista, em torno de 30% das pessoas necessitam passar por 2 a 3 medicações diferentes até atingir uma resposta terapêutica adequada.
Respeitosamente,
Dr. Fábio Silva

Olá. Não está muito claro sobre o tempo dos tratamentos. Os medicamentos ajudam no alivio dos sintomas, mas os resultados efetivos somente podem ocorrer com mudanças de comportamentos, sentimentos e pensamentos. A psicologia pode ajudar, mas tem que fazer sentido para o paciente. Sendo assim, sugiro conversar com sua filha para saber qual o sentimento que ela tem desta relação. Em alguns casos uma mudança de procedimento pode ajudar. Tente isso.
Sim, a hipnose assim como qualquer outra técnica de psicoterapia, pode sim ajudá-la a sentir-se melhor.
Como comentou acima, sua filha foi diagnosticada com depressão profunda e só o fato de estar em acompanhamento já é um bom começo, pois não esta sozinha. O que devemos considerar neste cenário é que a medicação age no alivio dos sintomas e não na causa do problema, deste modo, o mais importante em terapia é entender o que esta por trás destas reações. Acredite, a depressão é possível de ser tratada e se este processo fizer sentido para sua filha, certamente haverá mudança e melhor qualidade de vida. Espero que fiquem bem, boa sorte !
Oi. Tudo bem? Um tratamento psicológico não é algo tão objetivo; mesmo com uso de medicamentos, às vezes precisamos de um tempo para concluir se a conduta foi a mais adequada ou não. Até mesmo encontrar a medicação adequada pode ser um processo demorado com trocas de substâncias e dosagens. Talvez faça sentido conversar com outros profissionais (médicos ou psicólogos) para entender se a conduta tem sido a mais adequada para o tratamento da sua filha. Em psicologia, também temos uma série de teorias e formas de trabalhar que diferem entre sim. A hipnose, que você citou, é uma forma, mas não necessariamente a mais eficaz. Conversar com os profissionais que já cuidam da sua filha, consultar outros profissionais, tirar dúvidas (como você já está fazendo aqui) talvez seja o caminho mais interessante. Boa sorte e um abraço!
E análise, ela faz? É imprescindível! Se a medicação não surte efeito converse com o médico e busque outra opinião!
Esta faltando um pouco de informação, mas o melhor que se tem a fazer é seguir um acompanhamento terapêutico sério, de repente uma nova avaliação com o psiquiatra para ver se não muda as medicações ja que esta referido que não esta surtindo efeito as que esta tomando....uma outra opinião psiquiátrica talvez...o tratamento psicologico é de suma importância!