Minha filha tem 2anos e 8 meses, pesa 11k. Amígdala grau 4 e adenoide 95% fechada. A cirurgia de ret

2 respostas
Minha filha tem 2anos e 8 meses, pesa 11k. Amígdala grau 4 e adenoide 95% fechada. A cirurgia de retirada na idade dela é muito arriscado?
Olá! Entendo perfeitamente a sua angústia. A decisão de levar um filho para uma cirurgia, por mais necessária que seja, sempre traz um grande receio para os pais. Quero te tranquilizar e esclarecer os pontos sobre a sua pergunta.

A sua pergunta é sobre o risco da cirurgia. A resposta mais direta é: a cirurgia de adenoamigdalectomia (retirada da adenoide e das amígdalas) é um dos procedimentos pediátricos mais comuns e seguros realizados no mundo. A idade de 2 anos e 8 meses não é um impeditivo; pelo contrário, é uma faixa etária muito comum para esta cirurgia quando a indicação é tão clara e severa como no caso da sua filha.

O ponto mais importante que você precisa considerar não é apenas o risco da cirurgia, mas sim a relação entre o risco da cirurgia versus o risco de NÃO operar. Vamos analisar isso:

Os Riscos de NÃO Realizar a Cirurgia (Com o quadro atual dela)
Com amígdalas grau 4 (que praticamente se tocam na garganta) e uma adenoide que obstrui 95% da passagem de ar pelo nariz, sua filha vive com uma obstrução gravíssima da via aérea. Os riscos de manter essa situação são muito maiores e mais impactantes do que os riscos cirúrgicos. São eles:

Apneia Obstrutiva do Sono: Com essa obstrução, é quase certo que ela tenha pausas respiratórias durante o sono. Isso leva à má oxigenação do cérebro e de todo o corpo, além de um sono de péssima qualidade.

Impacto no Desenvolvimento: O sono "picado" e a falta de oxigênio podem afetar o desenvolvimento neurológico e cognitivo da criança, causando irritabilidade, dificuldade de concentração e até atrasos no aprendizado.

Dificuldade de Crescimento: O peso de 11 kg para a idade dela pode estar diretamente ligado ao problema. Crianças com obstrução severa gastam muita energia para respirar, dormem mal (o hormônio do crescimento é liberado no sono profundo) e podem ter dificuldade para engolir alimentos, resultando em baixo ganho de peso.

Infecções de Repetição: Adenoide e amígdalas muito grandes são focos de infecção, podendo levar a otites (infecção de ouvido), sinusites e faringites recorrentes.

Alterações Faciais e Dentárias: A respiração crônica pela boca pode causar alterações no desenvolvimento do rosto e da arcada dentária (a chamada "fácies adenoideana").

Os Riscos da Cirurgia (Que são controlados)
Os riscos da cirurgia existem, como em qualquer procedimento, mas são baixos e bem gerenciados por equipes experientes.

Anestesia Geral: Este é o maior medo dos pais. Hoje, a anestesia pediátrica é extremamente segura. É realizada por um anestesista especialista em crianças, com medicamentos modernos, de curta duração e com monitoramento completo de todos os sinais vitais do início ao fim.

Sangramento: É o principal risco cirúrgico. Acontece em uma pequena porcentagem dos casos e a equipe médica está totalmente preparada para controlar qualquer sangramento que possa ocorrer, tanto na cirurgia quanto no pós-operatório.

Dor no Pós-operatório: Sim, haverá dor na garganta por alguns dias, mas ela é bem controlada com as medicações prescritas pelo médico. Crianças, inclusive, costumam se recuperar bem mais rápido do que os adultos.

Conclusão
Diante de um quadro tão severo de obstrução como o da sua filha, os benefícios da cirurgia superam imensamente os riscos. A cirurgia não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade para garantir que ela possa respirar, dormir, comer e se desenvolver de forma plena e saudável.

Converse abertamente com o otorrinolaringologista e com o anestesista. Peça para que expliquem todo o processo. Confie na indicação deles. A decisão é difícil, mas é um passo fundamental para dar à sua filha a qualidade de vida que ela merece.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Apesar da baixa e idade e pouco peso, dependendo do quadro de cada paciente, se houver sinais obstrutivos importantes que atrapalham o desenvolvimento craniofacial e a qualidade de vida do paciente, pode haver indicação cirúrgica. O risco cirurgico existe independentemente da idade/peso e deve ser avaliado através de exames pré operatórios e outros fatores discutidos diretamente com p médico especialista, neste caso, otorrinolaringologista.

Especialistas

Maurice Mansour

Maurice Mansour

Otorrino, Médico de tráfego

Sao Sebastião

Marília Camargo de Souza Sardeto

Marília Camargo de Souza Sardeto

Otorrino

Guarapuava

Simone Lema de Carvalho

Simone Lema de Carvalho

Otorrino

Rio de Janeiro

Antônio Augusto Junqueira

Antônio Augusto Junqueira

Otorrino

Niterói

Clovisa Reck de Jesus

Clovisa Reck de Jesus

Otorrino

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Adenoides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.