Minha filha tem 3 anos e prefere o pai, avô, tios. Percebo que prefere a figura masculina. Pq?

14 respostas
Minha filha tem 3 anos e prefere o pai, avô, tios. Percebo que prefere a figura masculina. Pq?
Olá!! Ainda é muito cedo para concluir qualquer coisa sobre preferência por masculino ou feminino. As crianças se sentem confortáveis com aqueles que lhe transmitam afeto, segurança e escuta, no sentido de se mostrar interessado pelos assuntos que ela tem para contar. Se precisar contar mais sobre este assunto ou outros, por favor marque uma sessão! Abs

Olá, tudo bem? Sua filha chegou a verbalizar que prefere eles? Imagino que como é bem pequena, talvez não tenha verbalizado. Nesse caso, seria mais importante entender porque essa possível preferência pode te incomodar, do que o motivo de fato. Crianças em desenvolvimento tem maior apego com cuidadores e figuras presentes em sua vida, mas dificilmente se trata uma preferência por um gênero específico.
Oi! Talvez sejam os primeiros prenúncios da fase edípica. É uma teoria sobre o desenvolvimento psicossexual da criança, proposta por Freud. É só uma hipótese, mas que explicaria a predileção de sua filha pela figura paterna, ou os correlatos masculinos (avôs, tios). Para saber melhor, entre em contato que te explico.
Ola.. É necessário entender melhor a respeito do que voce diz de preferência.. é necessario avaliar a gestação, enfim, diversos sentimentos da mãe e das mulheres que estao presentes no crescimento dela, assim como a propria ciranca. Mas ela é bem novinha, porem se voce está assustada e querendo entender melhor, seria importante que voce buscasse auxilio de um psicologo.
Essa preferência momentânea faz parte do desenvolvimento da criança, ou seja, ela está seguindo um percurso de desenvolvimento já esperado, seguindo o complexo de Édipo como citado pelo colega acima. Mas parece que esse comportamento da sua filha te incomoda, talvez essa seja uma boa razão para a senhora iniciar uma análise com psicanalista a fim de evitar problemas futuros na sua relação com sua filha.
Aparenta, ainda que cedo, traços da fase edípica do desenvolvimento, que consiste na prefer^nncia dos filhos pelo cuidador do gênero oposto
Olá!! Uma hipótese é que esteja passando pela fase do desenvolvimento (complexo de edípico) o que é esperado, ou seja, a criança fica mais próximo da pessoa do sexo oposto. Outra possibilidade tem a ver com os limites que é dado a criança, quem faz mais concessões, quem brinca mais, quem dá mais atenção, carinho, quem briga menos. As vezes a mãe assume o papel de mais rígida, a que cobra mais e ai a criança vê no outro muito mais vantagens.
Existem variáveis que precisam ser esclarecidas, mas, a grosso modo, sua filha está passando pelo período que psicanalistas chamas de Complexo de Édipo, onde a criança começa a perceber diferenças de gênero, como barbas no homens, cabelos curtos, mulheres com batom, etc. É uma fase de curiosidade mesmo, é esperado e super normal, fica tranquila! Mas talvez você possa questionar o por que isso lhe mobilizou tanto. Qual o motivo da preocupação dela ter "preferências masculinas"? O que essa palavra tem ligação com a tua história?
Abraços!
Neste caso a psicoterapia pode te ajudar a encontrar variadas formas de entrar em contato com sua filha e também a enxergar de outras formas o jeito de ser dela e o modo dela se relacionar com as pessoas de um modo geral.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Olá! Existem várias hipóteses. Uma delas pode ser a de que as figuras masculinas conseguem dar mais limites (alguns "nãos" são necessários na vida de qualquer ser humano, e algumas mães têm dó de fazer esse papel). Em algumas fases da vida, ficamos mais ligados à nossa mãe e em outras fases, ao nosso pai. Esse tipo de escolha não quer dizer que a pessoa detesta aquele que foi preterido. Mas mostra uma necessidade de maior contato com o outro. O não escolhido precisa ver se isso não é ciúme... Sentimento de desvalorização. Aos poucos as crianças vão ganhando mundo. O primeiro contato costuma ser com a mãe. Mas logo se cria consciência da existência do pai, dos avós, dos irmãos... Da professora, dos amiguinhos. E o mundo mental e dos relacionamentos se expande. Fico à disposição. Até mais!
Antes de perguntar sobre o porquê disso, devemos nos perguntar: isso é relacionado a algum tipo de sofrimento a ela ou a outras pessoas? Caso não seja, não é algo com que precise se preocupar. Agora respondendo a sua pergunta, a formulação mais conhecida a respeito desse problema é dada por Freud, ao falar do chamado Complexo de Édipo: ele observou que as meninas em seus primeiros anos de idade possuem uma relação mais próxima à mãe; no entanto, com o passar dos anos, ela observa que a mãe tem outro objeto de amor que não a filha e essa pessoa é entendida como um obstáculo entre ela e a mãe: esse outro objeto de amor costuma ser a figura masculina; uma vez que ocorre esse impedimento, a filha direciona seu amor para tal figura. Mas precisamos tomar cuidado aqui, o primeiro objeto de amor não necessariamente é a mãe ou outra mulher, do mesmo modo que essa segunda figura não necessariamente é o pai ou outra figura masculina. Afinal, uma família não necessariamente é constituída por um homem, uma mulher e crianças.
Olá, tudo bem? O que provavelmente deve estar ocorrendo é que ela deve ter uma relação boa e afetiva mais aparente com o pai, gerando assim uma maior atração para este e uma "preferencia" por estar junto deste e ela deve ter generalizado isso para outras figuras masculinas da família deste seja apor aparência, ou mesmo novamente tendo relações parecidas com estes que gerem um sentimento de "felicidade" por assim dizer quando eles estão na presença dela no mesmo ambiente.
Olá! Para a psicanálise, todo bebê se identifica inicialmente com a mãe, por ter com ela o primeiro laço de amor. Contudo, no caso das meninas, costuma haver um deslocamento desse afeto, tendo o pai como seu segundo objeto de investimento. Ainda assim, ambas as funções, paterna e materna, possuem um papel central no desenvolvimento e na estruturação do psiquismo. Entretanto, se faz necessário explicar que por função, entendem-se os operadores simbólicos e não o masculino e o feminino, necessariamente. Assim, a função materna está ligada ao acolhimento e a proteção e a função paterna ligada à interdição que ajuda a lançar a criança para as coisas do mundo. Logo, a preferência da sua filha não se encerra na explicação edípica, embora também possa ser explicada por ela. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!
Olá como vai?
É comum que crianças mostrem preferência por determinados adultos em diferentes estágios de seu desenvolvimento. A preferência da sua filha pela figura masculina pode ter várias razões:
Vínculo emocional: Ela pode ter desenvolvido um vínculo especial com os homens da família devido ao tempo que passa com eles ou às atividades que compartilham juntos.
Modelo de identificação: As crianças frequentemente se identificam com pessoas do mesmo gênero, buscando imitar comportamentos e características. Sua filha pode se sentir mais conectada com os homens da família por esse motivo.
Dinâmica familiar: A dinâmica familiar pode influenciar as preferências da criança. Se ela percebe que os homens desempenham papéis importantes ou têm mais tempo de qualidade com ela, é natural que mostre preferência por eles.
Fase do desenvolvimento: Na infância, é comum que as crianças passem por fases de preferência por diferentes pessoas. Essa preferência pode mudar ao longo do tempo à medida que ela cresce e desenvolve novos relacionamentos.
É importante lembrar que a preferência da sua filha pela figura masculina não reflete necessariamente um problema. O mais importante é garantir que ela tenha relacionamentos saudáveis e amorosos com todos os membros da família, independentemente do gênero. Encoraje-a a passar tempo com todas as pessoas queridas em sua vida e a valorizar a diversidade de relacionamentos familiares. te desejo um feliz dia!!@psicologia.veredas

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!