Minha glicemia deu 138 tenho que fazer dieta de que ? Tem como diminuir ou terei que fazer dieta pra

2 respostas
Minha glicemia deu 138 tenho que fazer dieta de que ? Tem como diminuir ou terei que fazer dieta pra toda vida ?
Seria necessario confirmar este valor para fechar o diagnostico de Diabetes. Evite acucar e doces, e procure um endocrinologista,

Uma glicemia de 138 mg/dL, especialmente se essa medição foi feita em jejum, indica que seus níveis de açúcar no sangue estão acima do normal, o que pode ser um sinal de pré-diabetes ou diabetes, dependendo de outros fatores e resultados de exames. É compreensível que essa informação possa gerar preocupações sobre a necessidade de mudanças na dieta e se essas mudanças precisarão ser permanentes.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, é possível reduzir os níveis de glicose no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina através de ajustes na dieta e no estilo de vida. Essas mudanças não apenas ajudam a controlar a glicemia, mas também contribuem para a saúde geral e podem prevenir o desenvolvimento de complicações associadas ao diabetes.

Uma "dieta" para reduzir a glicemia geralmente enfoca a inclusão de alimentos integrais, ricos em fibras, como vegetais, frutas, leguminosas e grãos integrais. Também é importante moderar a ingestão de carboidratos refinados e açúcares simples, que podem causar picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, alimentos ricos em proteínas magras e gorduras saudáveis (como as encontradas em peixes, nozes e azeite de oliva) podem ajudar a manter a saciedade e a estabilizar os níveis de glicose.

A atividade física regular é outra parte crucial do manejo da glicemia, pois ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e promove a perda de peso, se necessário. Mesmo mudanças modestas, como caminhar diariamente, podem ter efeitos significativos.

Quanto à pergunta sobre se você precisará seguir essa dieta para o resto da vida, a resposta depende de vários fatores, incluindo a gravidade da sua condição atual, sua genética, e como seu corpo responde às mudanças implementadas. Muitas pessoas conseguem controlar seus níveis de glicose no sangue com ajustes na dieta e no estilo de vida e podem não precisar de restrições dietéticas estritas indefinidamente. No entanto, adotar hábitos alimentares saudáveis e um estilo de vida ativo é benéfico para todos, independentemente do status da glicemia.

É importante consultar um profissional de saúde, como um endocrinologista ou um nutricionista, para obter orientações personalizadas baseadas em sua saúde geral, necessidades e resultados de exames. Eles podem ajudar a desenvolver um plano de alimentação e estilo de vida que seja realista, sustentável e eficaz para suas necessidades específicas.

Lembrar-se de que a gestão da glicemia é um processo contínuo e uma jornada de saúde. Com as orientações corretas e comprometimento com mudanças positivas, é possível viver uma vida saudável e plena.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.