Minha irmã é uma consumidora compulsiva, chega a gastar mais que todo o salário em roupas, jóias,

17 respostas
Minha irmã é uma consumidora compulsiva, chega a gastar mais que todo o salário em roupas, jóias, sapatos... Já tentamos conversar de todo jeito, tomamos até medidas como quebrar cartão, mas ela parece ficar muda quando confrontada e continua a gastar descontroladamente. Como ajuda la?
Olá!

Algo importante a constatar é o interesse dela em querer ajuda. O quanto está disposta a buscar por si alguma forma de lidar com isso. O apoio familiar, quando apresenta prejuízos na vida da sua irmã, é realmente fundamental. Nesse sentido vocês fazem bem para ela. Mas é importante saber se ela quer e reconhece que precisa de ajuda.
Uma psicoterapia pode de fato trazer ganhos. Existe algo prazeroso que faz com que ela mantenha essa postura. O ponto é ela lidar com isso com um profissional que ela aceite iniciar um tratamento.

Atenciosamente, Leandro Winter.

Ola!
Super importante essa sua preocupação com sua irmã!
Penso que seria muito interessante você propor a ela uma consulta psicológica (talvez até pudesse irem juntas, dependendo do grau de amizade de vcs!) e a partir dai, poderia direcionar o tratamento, dependendo da adesão dela. O fundamental é buscar ajuda o quanto antes. A terapia cognitiva comportamental é muito apropriada.
Att,
Sandra Romao
Sua irmã precisa de ajuda de um profissional. Aconselho conversar com ela e agendar uma consulta com um psicólogo, de preferência que tenha uma abordagem cognitivo comportamental, para auxiliá-la nessa compulsão. Abraço
Olá, a sua irmã precisa de ajuda. Uma boa escuta.Normalmente essas compulsões se apresentam com varias faces, a partir das alimentares até as fobias em geral. São sintomas do social, produzidos pelo valores culturais de uma sociedade regida, de gozo.Quanto maior o recalque, mais presente os sintomas.Sugiro uma boa terapia, psicanalitica.Com certeza ela terá grandes ganhos . Abraço
Sugiro que sua irmã busque ajuda! Procure um psicólogo para compreender a demanda desta compulsão, acolher o sofrimento da sua irmã, trabalhar as percepções e modificar os comportamentoa. Busque também um psiquiatra parceiro que dialogue com este psicólogo, para que prescreva a medicação mais adequada para aliviar inicialmente os sintomas ansiosos que geraram esse quadro, gerando maior assertividade, resposta no tratamento, além de qualidade de vida e saúde mental para sua irmã!
Um abraço,
Nathalia Barp
Psicóloga
A ajuda de um psicólogo é fundamental. Nesse caso é importante que tanto a sua irmã quanto os familiares próximos (o que a inclui) passem por essa intervenção, mas com papéis bem definidos: sua irmã necessita uma avaliação criteriosa e o apoio direto do psicólogo para aprender a lidar com essas compulsões (no formato de psicoterapia). Os familiares podem se beneficiar também desse processo ao serem preparados para lidar de maneira mais adequada com a compulsão de sua irmã no dia a dia fora do consultório (intervenção psicoeducativa), que é onde isso ocorre com frequência. Essa pode ser uma intervenção que se dará em fases distintas (ex. de grandes restrições ao consumo para se chegar a restrições mínimas perto do momento de alta), então é preciso que essa equipe de apoio esteja em contato frequente com o psicólogo durante todo o tratamento.
Concordando com o colega acima, a pergunta é : sua irmã reconhece que tem um problema e quer ajuda ? Esse é o primeiro passo e sem ele, nada poderá ser feito, mesmo com a melhor intenção dos familiares.
Atenciosamente, Luciana Cataldi
As compulsões e a impulsões em ato e em comportamentos podem ser reorientadas no manejo psicológico buscando levar o sujeito a consciência do que origina e fomenta a necessidade de agir ou de repetir. Atenciosamente, Aline M.S. De Coster.
É realmente muito frustrante ver nossos esforços em ajudar um ente querido fracassarem, compreendo perfeitamente, e acho importantíssimo que se tenha uma rede familiar de apoio como a que vocês têm disponibilizado à sua irmã, embora, como você pôde perceber, ela não seja suficiente para dar conta do comportamento compulsivo. Isso acontece porque a história e as vivências compartilhadas entre pessoas muito próximas impedem a identificação e a ressignificação do que se encontra nas entrelinhas, por trás do sintoma; no caso, as nuances do pensamento obsessivo por trás da compulsão. Por essa razão te recomendo que auxilie sua irmã na procura por um Psicanalista, um profissional com as competências necessárias para ajudá-la a compreender as questões por trás de seu sofrimento, elevando-a a agente da própria recuperação e promoção de saúde. Espero ter contribuído para sanar sua dúvida e me coloco à disposição caso outras surjam.
Na terapia cognitivo comportamental hoje esse quadro está classificado como transtorno de compulsão a compras, e é mais comum do que gostaríamos. O interesse e adesão ao tratamento por parte da paciente é essencial para o sucesso. Você sabe disso porque já tentou medidas coercitivas. Para que ela deseje tratar-se é necessário trabalhar com ela o custo- benefício dos gastos compulsivos. Simplesmente arrume com ela as roupas, some o valor do que não usa. Se precisar busque profissional para te orientar a motivar a busca dela pelo tratamento
Olá!
O ideal para ajuda de um indivíduo que está em sofrimento é saber se ele quer ajuda. Caso negativo, nada temos a fazer. Agora, se a família encontra-se em sofrimento a ponto de ser prejudicada pelos comportamentos da mesma, é importante que procurem ajuda. Às vezes, o familiar, com a melhor das intenções tende a favorecer a piora do quadro. Qualquer duvida estou a disposição. Grande abraço.
Sua irmã tem um quadro de compulsão, ela é prodiga. Precisa de uma Psicoterapia Cognitiva Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Parece que o sofrimento de sua irmã repercute por toda a família. Vários fatores podem estar contribuindo para que ela se relacione com o dinheiro e as coisas destas maneira. Sugiro terapia, se possível familiar.
Olá, tudo bom? Entendi na sua escrita que a sua irmã é uma consumidora assídua e descontrolada e toda a família se envolve, tentando impedir a repetição.
Acredito que a sua irmã seja adulta, tenha o próprio trabalho e o próprio salário. Compreensível a sua vontade de querer ajudá-la, mas esta é uma decisão dela também. Você pode orientá-la fazer um tratamento. Se envolvendo da maneira como descreveu, me parece estabelecer uma relação de co-dependência.
Te oriento buscar ajuda psicológica e orientação familiar, ok?!
Espero ter ajudado.
É importante entender o motivo por trás da compulsão da sua irmã.
O aconselhável para ela seria um psicólogo com abordagem cognitivo-comportamental.
A impressão inicial é a seguinte: ela tem uma compulsão por compras, é preciso buscar ajuda com consulta psiquiátrica e acompanhamento psicológico. Abraço e boa sorte.
Importante pensar se ela acha que precisa de ajuda, pois se não há desejo de tratar, não há tratamento possível. Um profissional psicólogo poderia ajudá-la em buscar o que deseja com essas "mentiras", o que quer demonstrar como isso.