Minha irmã tem transtorno compulsivo bipolar, de acordo com os laudos psquiátricos. Minha mãe possui

6 respostas
Minha irmã tem transtorno compulsivo bipolar, de acordo com os laudos psquiátricos. Minha mãe possui a responsabilidade legal por ela e pelos atos da mesma. Gostaria de saber se minha mãe deve legalmente ficar com os laudos pois a minha irmã nunca os deixou com a minha mãe?
Se sua mãe já foi considerada juridicamente responsável pelos atos da vida civil de sua irmão, com certeza ela ter recebido alguma documentação do juiz no ato da sentença. Quando é dado tal parecer, a parte interessada recebe a decisão judicial impressa ou por meio eletrônico, depende de como o advogado repassou essa informação. Independentemente de qualquer coisa, o poder judiciário concede esse laudo com as devidas informações para ela! Boa sorte. (Magali Carmelo - Psicóloga Jurídica).

A sua mãe somente necessita portar um laudo psiquiátrico no caso de alguém querer interdita-la.Neste caso o laudo psiquiátrico registrando saúde mental a protegerá . De qualquer forma ela tem todo o direito de ter acesso a seu prontuário.
Ola, boa tarde, tudo bem? Respondendo a sua pergunta, como a sua mãe é a responsável legal pela sua irmã, a mesma tem o direito a tais informações que você mencionou, como uma forma de melhor entendimento sobre o estado de saúde mental dela e as possíveis intervenções necessária para auxilia-la. Sendo assim, é importante explicar de forma assertiva para sua irmã a real importância dos documentos, e o porque a sua mãe pode ter acesso aos mesmo.

Grande abraço!
Atualmente, pela conveçnão dos direitos das pessaos com deficiência - não se fala mais em incapacidade total (ou interdição total) as pessaos podem ser consideradas parcialmente incapazes. Assim, sua mãe é responsável apenas pelos atos que sua irmã não pode praticar. O que me faz entender que sua irmã tem o direito de ficar com os próprios laudos médicos. O CNMP elaborou uma cartilha de orientação que você encontra nos sites de busca. Espero ter ajudado.
Ela pode tirar cópia e ou solicitar segunda via para os profissionais uma vez que ambas podem utilizar os mesmos. È importante também que ela continue um acompanhamento para avaliar o nível de autonomia que a paciente tem, podendo não haver mais a necessidade de responsabilização da genitora.
Se sua mãe tem direito legal sobre sua irmã, ela pode ter acesso aos laudos, mas é importante ressaltar se a sua irmã possui autossuficiência para estar com plenos poderes também, sobre os laudos. Para mais esclarecimentos, entre em contato.