Minha mãe (88anos) tem dor cronica nas pernas por esmagamento do nervo ciático. Quase não anda mais.

10 respostas
Minha mãe (88anos) tem dor cronica nas pernas por esmagamento do nervo ciático. Quase não anda mais. Varias medicações além de não surtirem efeito (Lyrica,Paco, Efexor, Velija), deram reações (tremor, secura boca, confusão mental). Ha algo que possa ser feito para uma qualidade de vida melhor? Quase nao anda
Nesse caso alem da medicação é de suma importância o acompanhamento de um fisioterapeuta para ajudar nos nos exercícios de movimentos, e que essas pessoas se sinta amada e não perceba que está sendo um empecilho na vida de ninguém. A qualidade de vida depende muito de como essa pessoas se sente ao meio que convive.
Abs

Recomendo que procure um neurologista especialista em dor. Há procedimentos extremamente seguros e pouco invasivos que podem agir diretamente por sobre o nervo afetado evitando o uso de numerosos medicamentos e o surgimento de efeitos colaterais indesejáveis.
Concordo com os profissionais acima.
Sugiro outro especialista que possa fazer o ajuste de medicamentos e exames completares ,realizar fisioterapia para dar condições de vida diária , exercitar,alongar e incentivar na parte lúdica. Hoje em dia tem várias coisas a serem realizadas. Pergunta o que ela deseja no momento. As vezes o que ela quer será motivo para viver melhor. Lembre se: que mudança de decúbito, exercícios respiratórios e exercícios corporal é importante. Tudo de bom. Abraços
A fisioterapia arricular pode diminuir a compressão ciática e oferecer melhor qualidade de vida
Pacientes com dor crônica, na maioria das vezes, demoram 2 anos ou mais até contactarem profissionais com especialização em dor. Dor é uma especialização multiprofissional que deve agir de maneira interdisciplinar. Cada paciente precisa ser atendido e estudado com cuidado. Quanto mais claro é o diagnóstico, mais chances de sucesso na terapêutica adotada.
Recomendo que primeiramente tente fazer um tratamento mais conservador , com Fisioterapia de forma intensiva para controle da dor , além de caso seja necessário , reavaliação dos medicamentos , mas essa parte é competência do médico.

Acredito que com a Fisioterapia realizada frequentemente os resultados poderão ser muito benéficos.

Qualquer dúvida me ponho à disposição.
Olá,

A dor crônica requer tratamento multiprofissional.
Ela fez uso dos medicamentos de primeira geração para isso : duloxetina e pregabalina. Bem como analgésicos fortes como codeina( o Paco).
Todos esses remédios têm exatamente os efeitos colaterais que você descreveu.
É importante encarar alguns fatos.
1)As doses poderiam estar muito altas.-daí tantos efeitos col
2)Falo com todo paciente - sua dor vai reduzir . Sem garantias que desapareça.
3) A fisioterapia é fundamental pois atua na melhora da dor e postura.
4) o psicólogo para que ela aprenda a enfrentar essa dor. Pacientes com dores crônicas têm muito a dizer.
5) sua mãe já está idosa e com o tempo tempo o idoso tende a ficar mais quietinho.

De qualquer forma, corra atrás! Existem outros remédios para dor crônica mais fáceis de mexer com doses ou o médico pode usar doses baixas da duloxetina. Não vejo benefício na pregabalina pois provoca tonteira - aumenta o risco de queda.

Tudo de bom!
Concordo completamente com meus colegas acima. Complementaria somente com uma abordagem da dor baseada em mindfulness. Felizmente podemos "treinar" nossa mente a se conectar mais ou menos com o processo doloroso. E com isso aumentar nossa qualidade de vida frente a uma doença crônica que cause dor. Sugiro procurar um profissional que trabalhe com mindfulness para trabalhar sob este aspecto.
Acho que um tratamento multiprofissional é importante, mas a dor ainda pode ser controlada com outras medicações. Procure um neurologista especializado em dor ou um fisiatra.
olá, sim é possível melhorar a qualidade de vida dela, importante sempre fazer o ajuste da medicação, para diminuir os efeitos colaterais que mencionou.
Mas quanto a qualidade de vida, é possível fazer hidroginástica, trabalhos manuais, aquisição de uma cadeira que a possa levar para estar próxima das pessoas, não ficando solitária em uma cama, massagens, são bem importantes para o paciente acamado, para evitar escaras (ferida e morte dos tecidos).
Boa sorte! E fico a disposição!