Minha mãe com 88 anos apresenta aneurisma com medida de 5.3. O angiologista não indica a cirurgia devido

3 respostas
Minha mãe com 88 anos apresenta aneurisma com medida de 5.3. O angiologista não indica a cirurgia devido a idade e histórico de saúde.
Quais as consequências de uma cirurgia realizada ou não realizada?
A pergunta a ser respondida aqui é: o risco de ter alguma complicação na cirurgia é maior ou menor que a chance do aneurisma romper? Indicar uma cirurgia onde o risco da cirurgia é maior que o risco da doença, estamos sendo pior que a doença em si.

A questão é conseguir esses números de forma precisa, para tomar a melhor decisão. E como já se falou, a consulta com um especialista é essencial para isso.

O que tem que se deixar claro é que medicina não é uma ciência precisa, e trabalha-se com probabilidades. Um aneurisma com 1% de chance de romper pode romper! E mesmo uma cirurgia com risco de 1% pode não ter um final feliz. Por isso, seja qual decisão ser tomada, deve ser junto com toda a família, e de forma consciente.

Um aneurisma de aorta de 5,3 cm em paciente do sexo feminino, tem indicação cirúrgica . Porém ao indicar a correção do aneurisma, o cirurgião tem que ponderar entre o risco do procedimento e o risco de ruptura do aneurisma . Idade , mesmo avançada , por si só, não é uma contra-indicação para realização da cirurgia.Agende uma consulta com um cirurgião vascular e endovascular que tenha experiência com tratamento do aneurisma de aorta .
A indicação de tratar um aneurisma de aorta é evitar a sua principal complicação que é a rotura, o que leva a um grande sangramento, é uma mortalidade altíssima.
A chance de um aneurisma romper aumenta, conforme o diâmetro da aorta também aumenta. Em mulheres, diâmetros acima de 5cm já possuem indicação de tratamento, pois já há um risco importante de romper. No entanto, a própria cirurgia pode ser uma agressão importante para o organismo. Idade, doenças crônicas que o paciente possua, e a complexidade anatômica do aneurisma são fatores levados em conta para decidir se o benefício da cirurgia supera o risco.
Sendo assim, não é uma decisão simples de ser tomada. Somente após uma consulta, e avaliação de alguns exames seria possível estimar um pouco melhor o caminho a ser seguido.
Espero ter ajudado.