Minha mãe faz uso da caneta de Ozempic há aproximadamente 4 meses, porém de algumas semanas pra cá e
2
respostas
Minha mãe faz uso da caneta de Ozempic há aproximadamente 4 meses, porém de algumas semanas pra cá ela anda tendo sintomas como arroto choco, náusea, vômito e diarreia … Ele pode ser o causador ? O correto seria ela tomar 1 vez por semana, porém às vezes ela faz intervalos maiores, tomando a cada 10 dias, não sei se isso também pode ter prejudicado a situação. A caneta é armazenada de forma correta e está na validade.
Olá, esses sintomas podem ser efeitos colaterais do Ozempic sim Se intolerável é necessário conversar com seu médico de confiança para ajustes no seu tratamento do diabetes.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A situação que você descreve com sua mãe usando Ozempic (semaglutida) e experimentando sintomas como arroto choco, náusea, vômito e diarreia merece atenção cuidadosa. Ozempic é um medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e, em alguns casos, para a gestão do peso em pacientes com condições específicas. É conhecido por atuar melhorando o controle da glicemia e pode ter efeitos sobre o apetite e a digestão.
Os sintomas que sua mãe está experimentando podem estar relacionados ao uso de Ozempic. Náuseas, vômitos e diarreia são efeitos colaterais conhecidos deste medicamento. Esses efeitos são mais comuns nas primeiras semanas de tratamento, mas podem ocorrer a qualquer momento, especialmente se houver variações na dosagem ou no intervalo de administração. A administração irregular do medicamento, como você mencionou que às vezes é feita a cada 10 dias em vez de semanalmente conforme prescrito, pode potencialmente contribuir para a inconsistência nos níveis do medicamento no corpo e afetar como ela se sente.
É crucial que o medicamento seja administrado conforme as orientações do médico, tanto em termos de dosagem quanto de frequência. Alterações na forma como o medicamento é administrado devem ser discutidas com um profissional de saúde para garantir a eficácia do tratamento e minimizar os efeitos colaterais.
Além disso, a forma como o Ozempic é armazenado pode afetar sua eficácia e segurança. Você mencionou que a caneta é armazenada corretamente e está dentro do prazo de validade, o que é bom. No entanto, é sempre útil revisar as instruções de armazenamento para garantir que estão sendo seguidas à risca.
Dada a situação, o passo mais apropriado seria consultar o médico que prescreveu o Ozempic para sua mãe. O médico pode avaliar os sintomas que ela está experimentando, considerar se ajustes na dosagem ou no regime de tratamento são necessários, ou mesmo avaliar se outro tratamento seria mais adequado. É importante não fazer alterações no tratamento sem orientação médica.
Na medicina integrativa, também consideramos o impacto do estilo de vida e da dieta no manejo do diabetes e na tolerância a medicamentos como o Ozempic. Mudanças na dieta, hidratação adequada e outras intervenções de estilo de vida podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas gastrointestinais.
Lembre-se, a abordagem integrativa visa não apenas tratar a condição subjacente, mas também melhorar a qualidade de vida do paciente, considerando todos os aspectos da saúde e bem-estar.
Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.
Os sintomas que sua mãe está experimentando podem estar relacionados ao uso de Ozempic. Náuseas, vômitos e diarreia são efeitos colaterais conhecidos deste medicamento. Esses efeitos são mais comuns nas primeiras semanas de tratamento, mas podem ocorrer a qualquer momento, especialmente se houver variações na dosagem ou no intervalo de administração. A administração irregular do medicamento, como você mencionou que às vezes é feita a cada 10 dias em vez de semanalmente conforme prescrito, pode potencialmente contribuir para a inconsistência nos níveis do medicamento no corpo e afetar como ela se sente.
É crucial que o medicamento seja administrado conforme as orientações do médico, tanto em termos de dosagem quanto de frequência. Alterações na forma como o medicamento é administrado devem ser discutidas com um profissional de saúde para garantir a eficácia do tratamento e minimizar os efeitos colaterais.
Além disso, a forma como o Ozempic é armazenado pode afetar sua eficácia e segurança. Você mencionou que a caneta é armazenada corretamente e está dentro do prazo de validade, o que é bom. No entanto, é sempre útil revisar as instruções de armazenamento para garantir que estão sendo seguidas à risca.
Dada a situação, o passo mais apropriado seria consultar o médico que prescreveu o Ozempic para sua mãe. O médico pode avaliar os sintomas que ela está experimentando, considerar se ajustes na dosagem ou no regime de tratamento são necessários, ou mesmo avaliar se outro tratamento seria mais adequado. É importante não fazer alterações no tratamento sem orientação médica.
Na medicina integrativa, também consideramos o impacto do estilo de vida e da dieta no manejo do diabetes e na tolerância a medicamentos como o Ozempic. Mudanças na dieta, hidratação adequada e outras intervenções de estilo de vida podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas gastrointestinais.
Lembre-se, a abordagem integrativa visa não apenas tratar a condição subjacente, mas também melhorar a qualidade de vida do paciente, considerando todos os aspectos da saúde e bem-estar.
Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- amo doces mas recentemente soube que estou com 121 de glicose, tenho histórico na família, ainda posso consumir isoladamente algum doce (como sorvetes, bolos, refrigerantes)(uma vez no mês/duas)?
- Uva pode comer quem e diabético? E mamão e suco de saquinho?
- Estou fazendo quimioterapia, minha glicemia está sempre alterando, 237 depois 176 depois 127 , também 123 depois vai à 194 , com a quimioterapia isso é normal, pois sempre tive abaixo de 100. Obrigado
- O Forxiga 10mg é mais eficaz que a metformina no controle da resistência da insulina (pré-diabetes em adultos) ?
- Tenho diabete tipo 2 ,e agora estou com candidíase na glande e mesmo tomando remédio e passando tomada , está difícil de curar. Será porque a minha imunidade está baixa?
- Minha glicemia deu 89 após café da manhã. É normal?
- Olá, meu exame de hemoglobina glicada hb alc deu 7, 8 % estou com diabetes? antes disso tinha feito exame de glicose e tinha dado 106 me respondam por favor estou muito preocupada. Tenho 19 anos.
- Esqueci a caneta saxenda Dentro do carro durante todo dia lacrada ainda posso usar?
- Fiz um exame periódico e minha glicose deu 123.0 O que isso significa?
- Possou diabetes tipo dois, quanto ele deve dar em jejum e a noite?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1371 perguntas sobre obesidade
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.