Minha namorada foi diagnosticada com Transtorno Bipolar, há 4 anos, sendo que a família dela já a

4 respostas
Minha namorada foi diagnosticada com Transtorno Bipolar, há 4 anos, sendo que a família dela já a internou involuntariamente por 3 vezes ao longo desse tempo. Acerca da internação involuntária, em que situações ela é realmente necessária ?
Complementando o que o colega relatou acima, portanto, cabe a família a responsabilidade de cuidar do paciente que naquele momento não está conseguindo cuidar de si.

A internação voluntária ou involuntária sempre pode parecer aos familiares como algo muito agressivo ou desnecessário, mas funciona exatamente como o cuidado intensivo de que o paciente necessita.

Boa sorte. Leonardo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A internação involuntária está indicada quando o paciente representa risco para si ou para terceiros e está doente de tal maneira a ponto de comprometer seu juízo de realidade. Situações comuns de risco são quando paciente apresenta agressividade, ideação suicida, abandono de tratamento, exposição social, prejuízo importante nos auto cuidados, entre outros.
A internação involuntária é uma polêmica ainda no Brasil. Todavia é amparada por lei nas seguintes situações: risco de homicídio, risco de suicídio, agitação psicomotora e agressiva, que comprometa a sociabilidade do paciente, sendo danoso para ele e o meio em que vive. A internação involuntária deve ser comunicada ao ministério público pelo médico assistente para ser respaldada.
Prezado paciente, como citado acima pelos estimados colegas de profissão, é preciso identificar condições do indivíduo e se estes tem noção da progressão da doença e se sintomas estão prejudicando AVDS atividades de vida diária. Espero que esclarecimentos anteriores tenham sido importantes para contribuição do seu entendimento acerca dos critérios que determinam a indicação da internação involuntária. Estou a disposição.

Especialistas

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.