Minha namorada foi diagnosticada com Transtorno Bipolar, há 4 anos, sendo que a família dela já a

4 respostas
Minha namorada foi diagnosticada com Transtorno Bipolar, há 4 anos, sendo que a família dela já a internou involuntariamente por 3 vezes ao longo desse tempo. Acerca da internação involuntária, em que situações ela é realmente necessária ?
Complementando o que o colega relatou acima, portanto, cabe a família a responsabilidade de cuidar do paciente que naquele momento não está conseguindo cuidar de si.

A internação voluntária ou involuntária sempre pode parecer aos familiares como algo muito agressivo ou desnecessário, mas funciona exatamente como o cuidado intensivo de que o paciente necessita.

Boa sorte. Leonardo.

A internação involuntária está indicada quando o paciente representa risco para si ou para terceiros e está doente de tal maneira a ponto de comprometer seu juízo de realidade. Situações comuns de risco são quando paciente apresenta agressividade, ideação suicida, abandono de tratamento, exposição social, prejuízo importante nos auto cuidados, entre outros.
A internação involuntária é uma polêmica ainda no Brasil. Todavia é amparada por lei nas seguintes situações: risco de homicídio, risco de suicídio, agitação psicomotora e agressiva, que comprometa a sociabilidade do paciente, sendo danoso para ele e o meio em que vive. A internação involuntária deve ser comunicada ao ministério público pelo médico assistente para ser respaldada.
Prezado paciente, como citado acima pelos estimados colegas de profissão, é preciso identificar condições do indivíduo e se estes tem noção da progressão da doença e se sintomas estão prejudicando AVDS atividades de vida diária. Espero que esclarecimentos anteriores tenham sido importantes para contribuição do seu entendimento acerca dos critérios que determinam a indicação da internação involuntária. Estou a disposição.