na criança não tratada poderá a síndrome evoluir para outra doença quando adulto?
6
respostas
na criança não tratada poderá a síndrome evoluir para outra doença quando adulto?
Não se trata de evolução para uma outra doença, mas sim da persistência e agravamento do quadro de TDAH ao longo da vida adulta. Estima-se que de 30% a 60% dos casos diagnosticados na infância tenham seus sintomas persistidos na vida adulta. Sendo assim é importante não banalizar o diagnostico de TDAH e ofertar ao mesmo o acompanhamento e tratamento necessário.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É importante a reflexão sobre o que vem a ser um tratamento para o TDAH. Nossa sociedade entende por tratamento, muitas vezes, o acompanhamento com remédios psiquiátricos, no caso a ritalina e afins. Dito isto, sua preocupação é acertada ao esperar um agravamento do quadro ou o desenvolvimento de uma nova condição ao longo da vida adulta, porém o que esta a ser mais esperado, e termos esta criança de oito anos vindo a ser um adulto que enfrentou as dificuldades do TDAH na infância, podendo resultar num caso onde esta mesma se sente bem sucedida, ou não. Para garantirmos o melhor cenário, é importante que haja, de fato, um tratamento que acompanhe e auxilie esta criança a educar-se, no sentido de elaborar maneiras de lidar com sua condição de déficit de atenção e/ou hiperatidivdade, o qual é perfeitamente possível, evitando que suas condições psíquicas dificultem o passar pela adolescência e pela vida adulta, permitindo o desempenho pleno de sua personalidade. Recomendo psicoterapia.
Os sintomas de TDAH são muito heterogêneos, e como dito anteriormente, eles podem remitir ou persistir na adolescência ou na idade adulta. O TDAH também pode ou não apresentar-se associado a presença de comorbidades físicas e/ou psiquiátricas em qualquer fase da vida: infância, adolescência ou vida adulta.
Comorbidades podem surgir sim. Atendo pacientes com TDAH que desenvolveram depressão, ansiedade, baixa autoestima e é importante tratar para que não venha agravar o quadro de desatenção e hiperatividade. É importante também explicar que existem pesquisas que comprovam que pessoas com quadro de TDAH podem desenvolver compulsão e outros vícios
Além dos tópicos já citados a cima, vale considerar que essa "evolução" é perceptível em situações corriqueiras da vida, como dificuldades em se organizar para compromissos, trabalho, faculdade etc.
Se tem um Diagnóstico ou uma suspeita é de extrema importância procurar o tratamento adequado,para evitar prejuízos maiores a essa criança que está em período de desenvolvimento.
Você evitará o sofrimento que os
sintomas da síndrome trazem pra vida dessa criança. Então o quanto antes procure o Tratamento.
Você evitará o sofrimento que os
sintomas da síndrome trazem pra vida dessa criança. Então o quanto antes procure o Tratamento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 31 anos, suspeitas de TDAH. Em uma consulta online e breve, o psiquiatra receitou atentah 18mg, essa dose é o suficiente para um adulto?
- Bom dia,tenho uma filha de 11 anos está no 6 ano do fundamental,ela estuda pras provas e atenciosa nas aulas e na hora de fazer os testes e as provas não consegue responder,fica muito nervosa a mão começa suar,o que pode ser,aí resultado não consegue tirar notas boas o que faço.estou muito preocupada…
- Meu filho de 7 anos, está tomando o Venvanse a 10 dias, e seu sono está péssimo. Há algo que possa ser feito para ajudá-lo a dormir? Apesar da pouca idade ele é extremamente consciente do que acontece e diz que a medicação o ajuda muito na escola e acalma sua cabeça. Ele tem TDAH e TOD, já com laudo.
- Eu tenho TDAH, e eu estava tomando ritalina por alguns meses, era ótimo, meu dia era muito produtivo,mas depois de um tempo eu vinha sentindo como se o efeito estivesse passando 3 horas depois, conversei com minha psiquiatra e ela trocou para a Ritalina LA, mais eu não sinto o mesmo efeito que a ritalina,…
- ola me chamo monique e tenho 27 anos, minha pergunta é, qual profissional tenho que procurar para saber se tenho TDAH, pois trenho dificuldade nas areas de todas digo todas as materias, nao consigo absorver nada .
- olá, gostaria de saber se tem como realizar o diagnostico de tdah sem a avaliação neuropsicologica?
- Faz um tempo que sinto problemas de esquecimento, diminuição do meu raciocínio, sinto isso desde que comecei a tomar gabapentina e pregabalina pra fibromialgia. Tem sentido isso? Como resolver?
- Sempre suspeitei de ter TDAH, pois tenho muitos sintomas semelhantes e agora com a internet as pessoas começaram a conhecer sobre e todos que trabalham comigo, uma amiga que o esposo tem, falam que eu tenho... O único sintoma que acho que não tenho seria o hiperativo, não me considero uma pessoa assim,…
- Levei meu filho na neurologista por indicação da escola estar desconfiando dele ter TDAH (eu tbm já suspeitava por diversos motivos). A neurologista pediu um mapeamento (eletroencefalograma) dizendo que era pra descartar outras patologias... Mas eu pesquisando vi que o diagnóstico do TDAH é clínico e…
- O que pode ser mesmo entendendo bem o significado das palavras e frases no dia a dia, percebo que quando assisto a séries, filmes ou animes dublados em português, demoro para processar o que os personagens estão dizendo e para entender o sentido das falas. Isso pode estar relacionado a autismo, TDAH,…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 468 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.