Sempre suspeitei de ter TDAH, pois tenho muitos sintomas semelhantes e agora com a internet as pesso

4 respostas
Sempre suspeitei de ter TDAH, pois tenho muitos sintomas semelhantes e agora com a internet as pessoas começaram a conhecer sobre e todos que trabalham comigo, uma amiga que o esposo tem, falam que eu tenho...
O único sintoma que acho que não tenho seria o hiperativo, não me considero uma pessoa assim, mas meus pais sempre foram rígidos e não sei se isso é a criação...

Gostaria de saber se existe TDA sem a hiperatividade e se tem como eu saber se tenho sem o questionário dos meus pais?
Bom dia. O TDAH pode se manifestar sem a presença marcante da hiperatividade, sendo denominado TDAH do tipo predominantemente desatento. Nesse quadro, os sintomas centram-se na dificuldade de manter a atenção, na organização e na tendência a esquecer ou se distrair facilmente – sem os sinais expressivos de impulsividade ou atividade excessiva que caracterizam outros subtipos.
O diagnóstico é baseado não apenas na autorrelação dos sintomas, mas também na presença destes marcados desde a infância e em vários contextos (como no trabalho, nas relações sociais e em ambientes acadêmicos). Ainda que relatos de familiares possam ser úteis, não são obrigatórios se outras fontes de informação, como seu relato pessoal e a análise clínica, indicarem um padrão consistente. Questionários e escalas, como as de Conners ou as versões adaptadas para adultos, podem ajudar no processo, mas o diagnóstico deve ser confirmado por um especialista que analise seu histórico e considere a interferência dos sintomas no seu funcionamento diário.
Estou á disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, nem sempre o paciente vai apresentar os sintomas da hiperatividade. Em alguns casos um sintoma sobressai a outro, a desatenção pode estar mais prevalente que a hiperatividade e vice-versa. Existe a possibilidade de investigação da patologia sem o questionário com os pais, baseando em outras evidencia da vida do paciente e dos seus sintomas presentes.
Sim, é possível realizar diagnóstico na vida adulta mesmo quando há escassez de informações sobre a infância a partir de terceiros/cuidadores. Não é que exista "TDA". O que é muito frequente são pessoas com TDAH em que o componente da hiperatividade não tem mais prejuízo relevante, enquanto se mantém um predomínio da desatenção. Na minha prática, uma boa história clínica é suficiente para o diagnóstico de TDAH assim como para o diagnóstico diferencial de outras comorbidades que possam existir.
O diagnóstico de TDAH deve ser realizado por psiquiatra durante consulta médica. Os questionários não substituem a consulta médica.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Tatiana Del Caro Paiva

Tatiana Del Caro Paiva

Psicólogo

Barão de Cocais

Daliany Priscilla Soriano

Daliany Priscilla Soriano

Psicólogo

Sertãozinho

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.