Bom dia,tenho uma filha de 11 anos está no 6 ano do fundamental,ela estuda pras provas e atenciosa n

20 respostas
Bom dia,tenho uma filha de 11 anos está no 6 ano do fundamental,ela estuda pras provas e atenciosa nas aulas e na hora de fazer os testes e as provas não consegue responder,fica muito nervosa a mão começa suar,o que pode ser,aí resultado não consegue tirar notas boas o que faço.estou muito preocupada .obrigada!
Boa noite. Ao que parece pode ser ansiedade. Gostaria de agendar uma consulta e falar melhor o que se passa?

Olá! para poder entender o que está acontecendo e saber a melhor conduta eu sugiro que procure avaliação psicopedagógica. Abs
Olá, sem dúvidas, uma avaliação psicopedagógica irá ajudá-la descobrir as causas e intervir para melhorar esse nervoso.
Estou a disposição!
Oi mãe, assim é importante buscar ajuda para lidar com a ansiedade, ajudar ela controlar suas emoções e descobrir uma forma mais leve e fácil de estudar onde ela absorve melhor o contéudo.Busque ajuda para ela saber lidar com as frustrações...
Olá !
Procure um psicopedagogo para avaliação !
Com certeza a avaliação psicopedagógica a ajudará vencer esse nervosismo.
Será um prazer te ajudar !
Boa noite!
A dificuldades de aprendizado, proporciona ansiedade provocando os referidos sintomas, uma avaliação psicopedagógica ajudará entender como está o físico, mental, psíquico... enfim! há muitas variantes que podem estar interferindo neste processo.
Me parece um caso de autocobrança que gera muita ansiedade nela. Uma visita ao psicólogo, de preferência a um Terapeuta Cognitivo-Comportamental pode ajudar.
Olá! Pelo seu relato pode ser ansiedade, com essa ansiedade prejudica no momento da prova não tirando uma nota boa. Aconselho procurar um psicólogo para avaliar melhor esse comportamento.
Olá! Sugiro uma avaliação neuropsicopedagógica para averiguar esses sintomas ansiosos que dificultam o processo de ensino-aprendizagem da criança.
Olá. Um Psicólogo Infantil que também seja Psicopedagogo, poderá realizar um Avaliação Psicológica com a sua filha para investigar a origem desta ansiedade.
É necessária esta avaliação, pois muitos fatores podem desencadear ansiedade no escolar. Desde fatores externos tais como: troca de escola, passagem do EF I para o EFII como a hipótese de algum transtorno, como por exemplo TDAH, TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) entre outros.
Também pode haver comorbidade entre dois transtornos (acontecer os dois juntos). Por exemplo, o TDAH tem um índice elevado de comorbidade com Dislexia.
É comum que crianças fiquem nervosas na hora de fazer provas e testes. Isso pode ser causado por ansiedade e estresse, o que pode atrapalhar a capacidade do aluno de se concentrar nas provas e levar a um desempenho ruim 1. Uma solução eficaz pode ser orientar os alunos a enxergar o estresse de forma diferente – como um impulso, em vez de um fardo. Exercícios simples de escrita de 10 minutos, realizados antes de um teste, ajudaram os alunos a entender o estresse como “uma força benéfica e energizante”, que poderia ajudá-los 1. Além disso, é importante trabalhar a autoconfiança da criança e reforçar as habilidades sócio emocionais. Se você estiver muito preocupada, pode ser útil procurar ajuda profissional para avaliar a situação e fornecer orientação adequada.
Olá, boa tarde! A sua filha pode estar se sentindo insegura e com medo de não ir bem nas provas, talvez se você estudar com ela, de forma que ela sinta segurança no que ela estudou, que você a elogie, e mostre para ela que ela está sabendo bastante e que ela vai dar o melhor dela na prova, pode começar a melhorar!! Estamos á disposição para mais dúvidas.
Olá! Levando em consideração que o sistema educacional ainda mantem um estilo de avaliação em que o aprendiz sofre pressão, essas reações podem ocorrer como forma de sinalizar que algo em relação ao contexto escolar ou método de ensino merece uma atenção extra. Sugiro oferecer um espaço para que ela possa falar sobre suas emoções e se possível procurar ajuda de um profissional especializado. Estimo melhoras. Um abraço em vocês!
Primeiramente tente conversar com sua filha, um diálogo e escuta acolhedora além de amenizar a ansiedade poderá trazer informações para o profissional que possa vir atendê-la futuramente. Outra questão é observar se na escola dela há muita cobrança por notas altas, ou se há algum tipo de competitividade na turma (o que é muito comum entre alunos do 6° ano, sou professora e lido com isso nas turmas tambem). Se após isso a ansiedade pré-prova continuar, é melhor procurar um especialista em aprendizagem e que, preferencialmente tenha experiência como professor também.
Olá, oriento que busque fazer uma avaliação com um neuropsicopedagogo ou psicopedagogo para melhor procedimento.
pelos sintomas pode ser uma ansiedade, mas o melhor procedimento inicial é uma avaliação.
É compreensível que você esteja preocupada com a situação de sua filha. A ansiedade durante as provas é algo relativamente comum, mas quando ela interfere significativamente no desempenho acadêmico, pode ser útil explorar estratégias para lidar com a ansiedade. Aqui estão algumas sugestões: Conversa Aberta: Inicie uma conversa aberta com sua filha para entender melhor o que ela está sentindo.
Leve sua filha no psicólogo: Pois em consulta sua filha irá aprender técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou mindfulness, que podem ajudar a reduzir a ansiedade.
A psicoterapia também lhe ajudará em suas rotinas de estudo, para que ela se sinta mais preparada para os testes. Isso pode incluir revisões regulares e métodos de organização. E por fim, em consulta psicológica ela irá ressignificar algumas questões que podem estar o prejudicando a tirar boas notas na escola. Espero ter lhe ajudado. Um abraço.
Olá! Espero que esteja tudo bem!
Ao ler sua pergunta, me veio alguns questionamentos: ela sempre teve essa dificuldade ou começou q surgir agora? É em alguma matéria específica?
Me questiono sobre isso, pois pode ser que ela não se adaptou à metodologia de ensino do professor em questão ou está com alguma defasagem de conteúdo, o que pode dificultar o entendimento e deixá-la ansiosa.
Então, sugiro que a senhora converse com sua filha para entender o que ela percebe que causa esse nervosismo e conversar na escola, para ver se há a possibilidade de sair do esquema de exames e passar para a avaliação durante o processo de aprendizagem, a qual é mais recomendado pelos estudiosos da área.
Se mesmo assim ela continuar com notas baixas, não condizentes com o rendimento escolar que ela tem no cotidiano, procure uma psicóloga que investigue e ajude a entender o que pode estar acontecendo.
Se precisar, estou à disposição!
Um abraço!
Sou Neuropsicopedagoga, faço avaliação tanto da parte de aprendizagem como possível transtorno. Agende uma entrevista sem compromisso para poder te esclarecer melhor!
O medo de errar ou até mesmo de acertar( no sentido de resistir a uma aprovação) paralisa, e com isto afeta diretamente a aprendizagem tanto na escola como em atividades extracurriculares.
É importante trabalhar esta questão em terapia.
Entendo sua preocupação com o desempenho da sua filha nas provas. O que você descreve parece ser ansiedade de teste, uma condição comum que pode afetar estudantes de todas as idades. A ansiedade de teste pode causar nervosismo, suor nas mãos e dificuldade de concentração, o que pode impactar o desempenho em avaliações.
Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a sua filha a lidar com a ansiedade de teste:
Continue incentivando-a a estudar e a prestar atenção nas aulas, pois a preparação adequada pode aumentar a confiança dela.
Ensine-a técnicas simples de respiração para ajudá-la a relaxar antes e durante os testes.
Faça testes práticos em casa para acostumá-la com o formato e o tempo limitado, reduzindo assim o medo do desconhecido.
Encoraje-a a ter pensamentos positivos e a se autoafirmar sobre sua capacidade de fazer bem os testes.
Além disso, pode ser útil procurar uma avaliação multiprofissional que possa trabalhar fazer um diagnóstico mais aprofundado com sua filha; e a partir dai estabelecer e desenvolver estratégias personalizadas para superar a ansiedade de teste, ou alguma outra condição que possa estar camuflada.
Lembre-se de que cada criança é única e pode levar algum tempo para encontrar a abordagem certa. O mais importante é oferecer apoio e compreensão à sua filha. Espero que essas sugestões ajudem, e desejo tudo de bom para vocês duas!