Na ressonância deu que estou com doença degenerativa das atm , precisa fazer cirurgia
5
respostas
Na ressonância deu que estou com doença degenerativa das atm , precisa fazer cirurgia?
Olá, a maioria dos casos não há necessidade de cirurgia e sim acompanhamento com um especialista de Disfunção de ATM e Dor Orofacial.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, no seu caso ser necessário um avaliação com um bucomaxilofacial para fazer um exame fisico para determina a melhor abordagem para o seu caso, em algumas situações pode ser necessário uma abordagem cirúrgica que em alguns caso tem um ganho em qualidade de vida, mais o tratamento conservador com acompanhamento ambulatorial deve ser a primeira opção.
A grande maioria dos pacientes com condições degenerativas das ATMs não tem indicação cirúrgica, de acordo com a literatura científica. Geralmente, esse pacientes beneficiam-se de tratamento conservadores ou pouco invasivos, como a artrocentese ou artroscopia da ATM. Através desses procedimentos, pode-se "lavar" a articulação e eliminar susbtâncias inflamatórios. Em uma minoria de pacientes (aqueles com sintomatologia persistente e degeneração avançada), pode-se indicar tratamento cirúrgicos para substituir a articulação. No entanto, isso não é rotina.
A necessidade de cirurgia depende da gravidade da degeneração e dos sintomas apresentados. Em geral:
- Casos leves a moderados: são tratados de forma conservadora, com fisioterapia, placas oclusais, medicamentos e infiltrações.
- Casos graves: onde há dor intensa, limitação funcional ou destruição significativa da articulação, a cirurgia pode ser necessária.
Consulte um cirurgião bucomaxilofacial experiente para avaliar o melhor tratamento com base nos exames e sintomas.
- Casos leves a moderados: são tratados de forma conservadora, com fisioterapia, placas oclusais, medicamentos e infiltrações.
- Casos graves: onde há dor intensa, limitação funcional ou destruição significativa da articulação, a cirurgia pode ser necessária.
Consulte um cirurgião bucomaxilofacial experiente para avaliar o melhor tratamento com base nos exames e sintomas.
Olá! As doenças degenerativas da ATM podem ter diferentes graus de severidade, e o tratamento varia de acordo com os sintomas e a progressão do quadro. Em muitos casos, o manejo conservador com fisioterapia, placas oclusais, controle da dor e acompanhamento especializado pode ser suficiente. No entanto, se houver dor intensa, limitação severa dos movimentos ou insucesso no tratamento clínico, a cirurgia pode ser indicada. O ideal é realizar uma avaliação detalhada com um cirurgião bucomaxilofacial para determinar a melhor abordagem para o seu caso.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quais são as contra indicações da DTM e como é realizada a fisioterapia?
- Sinto o côndilo fora do lugar meu dentista disse que pode ser o disco articular deslocado mais ainda não saiu o resultado do tc da atm se for existe forma pra ele voltar ao lugar ? Sem cerugia
- Meus dentes são pequenos e possível colocar aparelho neles?
- Boa noite, estou com disfunção na ATM, mandíbula, e sinto uma pressão / dor constante na região do peito, um pouco pra baixo, já fui no pneumologista e fiz exames e ela disse que eu estava bem, oq fazer ?
- Meus dentes são tortos, isso pode ser causa da minha Disfunção na ATM ?
- O que é a crepitação da articulação temporo-mandubular (ATM)?
- O que pode gerar a disfunção de ATM? .
- Quais são os sintomas que podem indicar distúrbio na ATM?
- Existe cirurgia para disfunção de ATM ? .
- A Disfunção da ATM pode causar dor de ouvido? .
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 159 perguntas sobre Disfunção da ATM
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.