Na suspeita de Sibo (super crescimento bacteriano) na condição de síndrome do intestino irritável,

3 respostas
Na suspeita de Sibo (super crescimento bacteriano) na condição de síndrome do intestino irritável, no brasil, o tratamento é feito empiricamente ?
Na maioria das vezes, o tratamento é sim feito de forma empírica, baseado no histórico e suspeita clínica de acordo com os sintomas do pacientes
Os testes respiratórios não são de amplo e fácil acesso, precisam de profissional com experiência para análise e requerem disponibilidade e tempo do paciente para a realização, visto que podem durar até 3h. Porém são testes que caracterizam o diagnóstico de forma precisa, permitindo o tratamento acertado.
Este teste ainda não é disponível através dos planos de saúde.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fabio Luiz Maximiano
Gastroenterologista
Santo André
Existem testes respiratórios que podem ser usados para o diagnóstico de SIBO. No entanto, estes testes não são amplamente disponíveis e não são cobertos pelos convênios médicos.
Dra. Letícia Couto
Gastroenterologista
Goiânia
Sim, no Brasil, o tratamento para suspeita de SIBO na Síndrome do Intestino Irritável é frequentemente iniciado de forma empírica, principalmente quando os testes diagnósticos não estão disponíveis ou não são conclusivos. Isso significa que, com base nos sintomas e na alta suspeita clínica, o tratamento pode começar com antibióticos como a Rifaximina ou Metronidazol. No entanto, sempre que possível, é ideal confirmar o diagnóstico com exames específicos, como o teste respiratório de hidrogênio, para ajustar o tratamento de acordo com suas necessidades individuais.

Especialistas

Cleonice Pereira

Cleonice Pereira

Nutricionista

Rio de Janeiro

André Zonetti de Arruda Leite

André Zonetti de Arruda Leite

Gastroenterologista

São Paulo

Jorge Ortiz

Jorge Ortiz

Cirurgião geral, Coloproctologista

São Paulo

Kelton Silva Sena

Kelton Silva Sena

Generalista

Taubaté

Rafaela Mayumi

Rafaela Mayumi

Médico clínico geral

Barueri

Vincent Dall'Oglio

Vincent Dall'Oglio

Gastroenterologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 760 perguntas sobre Síndrome do intestino irritável
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.