Não consigo fazer anotações do que o professor fala, falta de concentração e memória foi receitado

9 respostas
Não consigo fazer anotações do que o professor fala, falta de concentração e memória foi receitado Nootropil, mas depois da consulta passei a suspeitar de TDA, e comecei psicoterapia. O que consistem testes psicopedagógicos? Porque procurar um neurologista se não há exames que dectem o transtorno?
Para avaliar o Tdah não basta so os sintomas. E importante fazer uma avaliação neuropsicológica, com uma equipe multiprofissional, incluindo o neuropsicologo, fonoaudiologo, psicopedago, médico neurologista ou psiquiatra, dependendo da necessidade identificada através dos sintomas colhidos na primeira sessao com o psicólogo. POderá haver também necessidade de um exame de processamento audito central.
Somente após esta avaliação é que será prosposto pelo médico, se necessário, o uso da medicação.
A terapia psicológica será também de suma importância para que a pessoa aprenda técnicas para reduzir os prejuízos que possa ter diante deste transtorno, como por exemplo escolar. NEstes caso a mais indicada e a terapia cognitivo comportamental .

Prezado!
Desde que sua vida diária está sendo prejudicada, seria bom fazer uma Avaliação Neuropsicologica, importante para investigar todas as funções cognitivas para obter um diagnóstico preciso, junto com o seu psiquiatra ou neurologista.
Abraços!!!
Neuropsicologa
Prezado(a), sendo direto e honesto com você, parece que nem a medicação ou a psicoterapia (você não informa qual), estão funcionando, do contrário você não colocaria essa questão aqui. Também você parece não acreditar em testes. Mas uma coisa é certa, há alguma coisa que está interferindo na sua capacidade de manter o interesse nas aulas e nos estudos. Mesmo que este fato seja recente, não implica automaticamente que a causa seja recente. Se esta psicoterapia não está funcionando, procure outra. Abraços.
Muitas vezes identificar um TDAH não é fácil. Necessita-se com o Neurologista aponta descartar causas orgânicas, descartar outras déficits ou transtornos para chegar uma hipótese disgnóstica. Esta hipótese diagnóstica é feita por uma equipe multidisciplinar e a avaliação com o neurologista e\ou psiquiatra são fundamentais até para assertividade medicamentosa para o transtorno. No entanto, virá necessitar de estratégias e técnicas para auxiliar no prognóstico, dai a necessidade também da avaliação neuropsicológica pois avaliará as funções e dará subsídios para auxílio no diagnóstico e na conduta terapêutica. Julia Sereicikas- Neuropsicóloga
Fazer anotações em sala de aula exige, além da atenção (sustentada e alternada), memória operacional (capacidade de reter informações enquanto as manipula mentalmente), memória de curto prazo e outras funções cognitivas. Saber quais funções estão preservadas e alteradas, além do quantum de comprometimento seria função da avaliação neuropsicológica que é feita por neuropsicólogo. De posse dessas informações, pode ser feita a reabilitação neuropsicológica que contém o treino cognitivo (ajuda a ampliar a atenção, memória operacional, memória de curto prazo e outras funções). Se for necessária a medicação, o diagnóstico, a prescrição e acompanhamento são feitos por psiquiatra ou neurologista (médicos).
Fazer anotações em sala de aula não é tão importante quanto compreender o que está sendo explicado. Aplicar ou relacionar com a vida prática o conteúdo da aula, é fundamental para o aprendizado. Estar motivado para aprender porque você tem muitas perguntas sobre o mundo, lhe ajudará a anotar somente o que é muito importante. Quando um professor falar sobre o pensamento de um autor, não anote isto. Registre apenas o nome do autor. Ao lado escreva: Pesquisar urgente! Se tudo se complicar procure psiquiatras, neurologistas e psicólogos. Boa sorte
O TDAH tem sido amplamento estudado devido, principalmente ao aumento significativo do número de diagnósticos. O diagnóstico é clínico, é feito através de observações e história objetiva e subjetiva do paciente. Os testes psicológicos são instrumentos utilizados para ajudar no diagnóstico. Vários profissionais podem fazer o diagnóstico, mas é necessário trabalhar de uma forma multiprofissional, para que aja uma manejo técnico multidisciplinar e consequentemente a melhora do paciente.
Olá. Para acompanhamento do TDAH é necessário um médico Neurologista ou Psiquiatra, já que parte do tratamento é farmacológico, isto é, com medicamentos. Toda farmacoterapia deve ser acompanhada por um médico. A outra parte do tratamento consiste na Psicoterapia.

Não existem biomarcadores para o TDAH, isto é, moléculas, substâncias, células, etc que possam ser dosadas para o diagnóstico do transtorno. Esse é feito exclusivamente por meio da entrevista clínica com médico Neurologista ou Psiquiatra.
Para afirmar que um paciente tem TDAH, temos que afastar causas orgânicas para os sintomas além de diagnósticos diferenciais como transtornos de ansiedade e transtornos do humor.

Os testes neuropsicológicos tem a função de destrinchar a cognição do paciente para facilitar o diagnóstico de TDAH.

Sugiro que você procure um médico Neurologista/Psiquiatra e mantenha a Psicoterapia. Ambos são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Abraços!
Complemento a resposta anterior informando que a avaliação neuropsicológica também pode contribuir para o diagnóstico. A bateria de testes aplicada consiste em mapear os domínios cognitivos e, caso haja déficit atencional, isso será evidenciado nas testagens. Dessa forma, o laudo neuropsicológico auxilia o médico (neurologista / psiquiatra) na condução do tratamento.