Não consigo sair do lugar. Sem querer adotei o sofá como a minha cama, eu passo dia e noite nele pro

33 respostas
Não consigo sair do lugar. Sem querer adotei o sofá como a minha cama, eu passo dia e noite nele procurando incessantemente por entretenimento. As vezes passo dias deitado sem me levantar pra fazer nada e eu fico cada vez mais frustrado por isso e me culpando por tudo. Quando eu tento me levantar, é como se tivesse um peso enorme em cima de mim q me impede de me mexer e assim eu adio tudo por horas e horas, por mais simples q seja, desde ir ao banheiro até colocar uma blusa de frio. Não me sinto cansado e nem triste, pelo menos não o tempo todo, é como se fossem só aqueles 30 minutos depois do trabalho q vc deita um pouco pra relaxar, mas na verdade eu nunca to satisfeito, parece q nunca é suficiente. Até q chega um momento em q eu começo a me frustrar e me decepcionar comigo mesmo, tentar mudar, mas sempre acaba da mesma forma. Eu já procurei várias vezes o pq q isso tá acontecendo comigo, mas nunca encontrei nada parecido, se alguém puder me dar ao menos uma dica. Eu não aguento mais ser um peso morto, queria ser produtivo, mas cada dia q passa fica mais difícil
Olá, eu sinto muito pelo seu momento. Mas reconhecer e buscar ajuda são os passos mais importantes para uma possível mudança de quadro.
É importante investigar essa contradição entre sentimento (sensação de peso, indisposição, desmotivação) e vontade (e até necessidade) de ser produtivo.
É indicado que se faça um processo de investigação particular com a finalidade de esclarecer essa contradição.
A partir do seu breve relato me surgem alguns questionamentos: você gostaria de ser produtivo em que? Com o que você se imagina ou gostaria de estar envolvido? Saber pra onde se quer ir, ter um sentido na vida é crucial para reunir energia pra caminhada, caso contrário o resultado é a dispersão.
Quando você tem claro isso em mente experimente sentir o que surge diante da possibilidade de realização desse projeto? Se sente capaz ou não? Se não, reconheça o que aparece de impedimento.
Se você achar que essa investigação inicial for muito difícil pra você não hesite em solicitar a ajuda de um profissional que lhe inspire confiança.
Se não tiver condições financeiras busque ajuda no serviço público ou em faculdades de psicologia que atendem por um preço mais acessível.
Não se acomode com o incômodo.

É muito difícil diagnosticar sem ter mais dados para isso, mas em primeiro lugar sugiro fazer uma avaliação medica alguns exames e dá para descartar a parte física, ai então procure uma psicóloga para a avaliação.
Prezado, olá. É suficientemente conhecido que o sofrimento psíquico, por vezes informe e difuso, como no caso da angústia, pode assumir formas por assim dizer mais bem-determinadas. Nestes casos, a clínica mostra que eles são simbólicos e acarretam uma mensagem, a qual nunca é consciente para o sujeito. Normalmente, esse caráter de inconsciência é assegurado pela aparente falta de sentido do sintoma. Seu caso não é exatamente esse, já que seu relato é o de um sofrimento extremamente "eloquente": sua existência é um permanecer no mesmo lugar, não ir para frente; sua vida é um fazer nada, se confunde ela própria com nada; não poder suportar o peso da vida, e abraçar consequentemente a alternativa, a morte; ignorar as necessidades fisiológicas e todo tipo de desconforto corporal e, por fim, a ausência de sentimentos de cansaço ou de tristeza. Você vem agindo de modo a se colocar em uma posição de morto, todo seu ser aponta para isso. Na doutrina psicanalítica de Lacan, há uma condição que é definida como uma questão em torno do tema da morte, melhor dizendo, como uma questão que induz a por assim dizer encenação da morte ela mesma através da vida da pessoa. Uma como que “mortificação”, em uma acepção mais ativa desse termo. Caso isso reverbere para você e deseje saber mais sobre isso, entre em contato e ficarei feliz em ajudá-lo.
Olá! Muitas questões me vêm a mente, a partir do seu relato. E algo que me chama a atenção é o fato de você dizer que não se sente cansado nem triste, mas não consegue tomar atitudes, até as mais cotidianas, como ir ao banheiro. Isso me passa uma sensação de apatia, quase que uma falta de sentido, de sentimento, de pensamento. Como se a vida fosse sendo vivida por si só, não por você. Você é só o “peso morto” (para quem?). Por outro lado, existe um lado seu saudável, que se decepciona, que sonha (“queria ser produtivo”), e que de certo modo, pede ajuda (“já procurei várias vezes...”, “se alguém puder me dar ao menos uma dica”). Esse incômodo pode ser cuidado. Escrever esse relato é um modo de sair do lugar. Continue seu percurso. Procure a ajuda de um psicólogo. Não deixe de se cuidar!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de depressão - R$ 200
Oii... saisse do lugar quando juntou toda tua força e escreveu esse relato pedindo ajuda. Reconhecer pequenos passos podem te ajudar nesse momento em que se sente insuficiente e frustrado. Como a colega falou anteriormente, também vejo um quador de apatia e uma vida sem sentido. A dica é, agende uma consulta médica e psicológica o quanto antes, esses profissionais irão te ajudar. Cuide-se.
Olá, pelo seu relato há um sofrimento importante impedindo você de realizar coisas que você gostaria, mas se sente sem forças. Essa falta de vontade de fazer coisas simples, como ir ao banheiro, o excesso de tempo no sofá, os pensamentos recriminatórios e depreciativos podem ser sintomas de depressão, mesmo que você não se sinta triste. Mas é importante passar por uma avaliação profissional, pois são necessários mais elementos para estabelecer um diagnóstico e um plano de tratamento.
Sempre pergunto aos meus pacientes, desde quando se sente assim. Com alguma frequência descobrimos que coincide com situações difíceis na vida da pessoa: a morte de um ente querido, uma separação, algum conflito familiar importante, alguma mudança não desejada, ou outras perdas.
Reflita sobre isso e procure uma avaliação profissional.
Olá, bom dia.
O que você descreve parece um quadro depressivo, nem sempre a depressão é expressão pelos sinais mais clássicos (pode vir disfarçada). Procure um psicólogo e inicie o processo psicoterápico, certamente tem muita coisa aí dentro de ti que está pensando e a forma com isso tudo se traduz é essa que descrevestes. Deve estar sendo muito difícil viver assim... Fico a disposição caso tenhas interesse. Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Essa sensação é horrível né... parece que infecciona dentro de você um sentimento corrosivo, sinto muito que esteja passando por isso e espero contribuir para a mudança desse cenário. Pelo teu relato, dá pra perceber que teu corpo e tua mente estão sinalizando uma afetação das suas Funções Psicológicas Superiores (FPS), isso acontece bastante quando enfrentamos uma situação de perigo, de violência, até de mudanças da vida, é bem comum que no processo de desenvolvimento de uma pessoas suas FPS se desorganizem em um momento. Isso não precisa ser eterno, entende? Agora é preciso investir em um cuidado mais próximo para que isso não tome uma proporção mais preocupante. Se você quiser, me manda uma mensagem, tenho alguns insights que gostaria de compartilhar contigo
Olá! Procure um psicólogo para ajudar a superar esse momento. Na psicoterapia poderá obter o autoconhecimento, compreender os motivos desses sentimentos / comportamentos, identificando e modificando os pensamentos distorcidos. Poderá refletir e perceber os motivos da procrastinação e das frustrações. O importante é cuidar de você, promover as mudanças necessárias para ter uma vida mais feliz.
Olá! Seria importante iniciar terapia. A procrastinação pode estar ligada a distúrbios mentais, como ansiedade e problemas de autoestima. Te sugiro também procurar um médico e fazer exames de rotina para averiguar algum problema de saúde como anemia, falta de vitamina entre outros. Estou à disposição.
Olá.. Acredito que seu contato seja muito importante, reconhecer e buscar ajuda são passos importantes para uma possível mudança e a possibilidade de tratamento. Recomendo que procure um psicologo para realizar sessões de psicoterapia. A psicoterapia e um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo. Baseado em diálogo, ele fornece um ambiente de apoio que permite falar abertamente com alguém que é objetivo, neutro e sem julgamento. Você e seu psicólogo trabalharão juntos para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento.

No momento em que você terminar seu processo, você não só terá resolvido o problema que o levou ao consultório. Com certeza terá aprendido novas habilidades para que você possa lidar melhor com os desafios que surgirem no futuro.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. Sempre gosto de descartar problemas orgânicos em primeiro lugar. Já se consultou com um médico para descartar problemas hormonais, dentre outros? De qualquer forma, sugiro que busque um psicólogo que possa te ouvir melhor e entender o que realmente se passa e assim poder te ajudar. Muitas coisas precisam ser melhor investigadas. Nesse primeiro momento, já que é difícil para você sair do sofá, sugiro uma terapia online. Não deixe de se cuidar. Você não está sozinho. Estou aqui à disposição.
olá! você tem o principal: reconhecimento da problemática da situação e desejo de melhorar. o resto a gente trabalha. as vezes nao é fácil, demora, é um processo, mas é possível. busca uma terapia pra aprofundar nessas questões e ter um lugar pra ser trabalhado com o devido cuidado e espaço pra explorar o que tem por trás disso, pra você aos poucos ir retomando sua vida, no seu tempo e ritmo!
Será que o que você espera encontrar nesse território para-além-do-sofá, é realmente algo que te traria satisfação? Muitas vezes, nossa auto cobrança nos leva a uma escravização do nosso corpo, da nossa disposição, em prol de uma meta imposta por nós mesmos (ecoando os atuais valores sociais), que nem sempre levam em conta nossas aspirações mais íntimas. Sua razão pode te convencer de que o melhor é aceitar tal emprego, ou exercer tal atividade, atendendo ao imperativo de "ser produtivo". Porém, há uma outra parte dentro de você que te impede de seguir esse caminho. Ao invés de odiá-la, que tal descobrir o que essa parte quer de você, e porque te impede de seguir o caminho "correto"? Fica aqui meu convite à psicoterapia, uma companhia para trilhar um caminho com propósito nesse território muitas vezes perigoso e inóspito fora do sofá.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 220
V pode estar passando por uma depressão ou aoguma sindrome de medo ou dor. Sugiro que procure uma psiccanalista. Estou à dispoisção. Não cobro as primeiras entreivistas e as demais quem define o valor a ser pago é o paciente. Ok?
Olá! Sinto muito pelo que você está passando. Me parece que você se sente muito sozinho(a), portanto, seria fundamental que buscasse se rodear de pessoas que possam lhe auxiliar nesse momento delicado. O acompanhamento com um Psicólogo pode ser um espaço de acolhimento e compreensão, no qual você poderá compartilhar suas angústias, refletir sobre elas e pensar em caminhos possíveis. Além da ajuda profissional, também é extremamente importante estar cercado por uma rede de apoio, composta por pessoas (familiares, amigos, outros profissionais) que estejam dispostos a te acompanhar nessa trajetória de mudança. Espero que encontre um espaço dentro de você para buscar tais coisas.
Oi! Esse passo de pedir ajuda já se tornou o primeiro movimento produtivo para si mesmo. Se queres continuar ou se faz sentido para você entender o que está acontecendo e se "movimentar" para a mudança desse quadro, procure ajuda psicológica e/ou psiquiátrica. Você vai descobrir que é possível entender, modificar e construir um cenário bem mais atrativo para você sobre sua própria história.
Estarei por aqui!
Olá, eu posso imaginar o que vc esta sentindo, sinto muito por isso. Mas quero te dizer, que apesar desse momento parecer sem saída, a boa notícia é que vc pode sair dessa situação. Primeiro identifique o sentimento e a emoção que tem por traz desse desânimo, qual o gatilho que aciona essas emoções, o que no momento presente não esta ressoando com a sua essência e o seu propósito. você esta feliz no seu trabalho? como esta sua relação com a sua família? você tem feito exames para ver como estão seus hormônios? perceba que pode ser uma série de fatores, que se você puder fazer uma auto reflexão consegue obter uma pista da origem de seu sofrimento. Faça um mergulho para dentro de si, saiba que você tem uma missão de vida, e que as respostas estão dentro de você. As circunstancias da vida vem como um professor para nos ensinar o que precisamos aprender. Uma ótima alternativa para que você faça esse mergulho, é a terapia. acredite em você! um abraço!
Bom dia sinto muito por tudo que esteja sentindo. Busque um profissional que se identifique, com certeza vai ajudar. Se precisar estou a disposição para atende la. Trabalho com valores sociais. Não deixe de buscar ajuda ok?
Esse sentimento e sensação é horrível né, sinto muito estar passando por isso. Pela sua descrição você realmente está adoecido.
É necessário ajuda de uma equipe multidisciplinar, não somente sua mente está nesse processo, parece que o corpo todo, então cuidar de apenas uma área pode não te trazer um resultado satisfatório. Procure médicos para te ajudar com a parte física, verificar como estão seus níveis hormonais, de vitaminas, se não tem nenhum outro processo acontecendo com o corpo que te impeça de ter a energia necessária para agir com a vida.
Geralmente quando chegamos nessa fase é porque todas as áreas da vida estão em colapso (por mais que não tenham grandes tragédias), e o peso é tanto que nos impede de seguir adiante.
É preciso identificar os problemas, entender qual a função deles na sua vida e começar cuidar para que não te adoeçam mais.
Independente de por onde decida começar saiba que problemas a gente resolve um por vez, você já consegue identificar um deles que é o desanimo então comece por ai e vai seguindo cuidando de um por um.
E saiba que será um caminho demorado, você demorou uma vida inteira pra chegar onde está, descontruir isso tudo levará tempo, mas compensa eu garanto.
Caso não consiga sozinho conte com a ajuda de um psicólogo, é mais fácil seguir acompanhado do que sozinho.
Prezado,
Reconhecer os seus sentimentos pode ser um grande passo para compreender a origem do seu cansaço e falta de motivação. Algumas emoções, quando não compreendidas, podem tornar-se uma "bola de neve" no seu dia-a-dia. Recomento que busque ajuda de um(a) psicólogo(a) para auxílio na descoberta dos seus sentidos e motivações.
Além disso, seguem dicas práticas para buscar mudar a sua realidade:

1. Faça um planejamento: planeje o que precisa ser feito e estabeleça metas realistas. Anote as tarefas em uma lista e priorize as mais importantes.

2. Defina horários: estabeleça horários para realizar cada tarefa e evite distrações durante esses períodos.

3. Elimine distrações: evite distrações como redes sociais, e-mails e notificações de celular. Desative essas distrações durante o tempo de trabalho.

4. Faça pausas: é importante fazer pausas para descansar e recarregar as energias. Experimente fazer uma pausa a cada 60-90 minutos.

5. Delegue tarefas: se você tem uma equipe, delegue tarefas para que possa se concentrar nas tarefas mais importantes.

6. Mantenha o foco: concentre-se em uma tarefa de cada vez e evite a multitarefa. Isso pode ajudar a manter sua mente focada e evitar distrações.

7. Aprenda a dizer "não": evite sobrecarregar-se com tarefas que não são importantes ou que podem ser delegadas a outras pessoas.

8. Durma bem: certifique-se de dormir pelo menos 7-8 horas por noite. Isso pode ajudar a manter sua mente alerta e produtiva durante o dia.

Lembre-se de que aumentar a produtividade não é uma solução rápida, mas sim um processo contínuo que exige prática e persistência. Comece implementando algumas dessas dicas e veja o que funciona melhor para você.
Há esperança! Faça psicoterapia e talvez uso de remédio, torcendo por você.
Entendo que você esteja enfrentando um momento difícil e se sentindo frustrado com essa situação. É importante reconhecer que você não está sozinho e que muitas pessoas passam por situações semelhantes. O que você descreveu pode ser um sinal de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade ou outros transtornos, que podem afetar a sua capacidade de realizar atividades diárias e se sentir produtivo.

É fundamental procurar ajuda profissional, como um psicólogo ou médico, para que possam avaliar sua situação e ajudá-lo a encontrar as estratégias mais eficazes de enfrentamento e tratamento. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, pode ser útil para identificar pensamentos e comportamentos que possam estar contribuindo para essa situação e para aprender novas habilidades que possam melhorar sua qualidade de vida.

Não perca a esperança. Com o apoio adequado, você pode encontrar maneiras de lidar com esses sentimentos e se tornar mais produtivo. Procure ajuda e compartilhe seus sentimentos com alguém em quem confie. Lembre-se de que você é importante e que há ajuda disponível para superar esses desafios.
Sinto muito que se sinta dessa forma. O que você relatou parece um desânimo intenso e falta de motivação interna, que são sintomas fortes de depressão. Normalmente as pessoas pensam na depressão como tristeza e não é bem assim. Eu consideraria ir em um médico para ver se existe alguma questão física como alterações hormonais ou deficiência de vitaminas que também podem gerar muito desânimo/cansaço. Mas também é muito importante que você busque um psicólogo para fazer também esse acompanhamento.
E tenta deixa um pouco a questão da produtividade de lado, começar com coisas pequenas e depois vai acrescentando atividades que demandem mais esforço. Beijos.
Seria necessária um investigação mais detalhada para o caso você relata. O primeiro passo seria você procurar um médico e fazer um exame clínico completo para descartar qualquer patologia, até porque algumas doenças como a diabetes por exemplo, causa prostração e sintomas semelhantes ao da depressão. Mas ao mesmo tempo procure um psicólogo para ser acolhido em suas necessidades emocionais.
Oi! como voce esta hoje?
Primeiramente quero parabenizá-la pela iniciativa em expor seu problema e partilhar sua angústia. Fico pensando o quanto deve estar sendo difícil para você lidar com esta situação. Independente do diagnóstico, é um sofrimento pelo qual está passando. Senti sua angustia em seu relato. recisamos entender o contexto do seu trabalho e a sua condição psicológica e emocional atual para descobrir os motivos desse desespero em procurar tarefas para se distrair. Me questionei dos motivos pelo qual voce quer "sair e fugir com distrações". Como os colegas já indicaram, é necessário conversar com um profissional e expor mais detalhes.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Olá.O que você está descrevendo parece ser um quadro de desmotivação e apatia, que pode estar relacionado a uma série de fatores psicológicos e emocionais. Algumas dicas para você começar a iniciar novos comportamentos: Ter uma rotina diária com horários definidos para atividades como alimentação, sono e exercícios físicos. Praticar atividades que lhe deem prazer e que possam ajudar a quebrar a monotonia, como ler um livro, assistir um filme ou fazer um curso online. Procurar ajuda de amigos e familiares para se motivar e encorajar a seguir em frente. Identificar pensamentos negativos e trabalhar para mudá-los em pensamentos mais positivos e realistas. Buscar a ajuda de um psicólogo para identificar e tratar possíveis transtornos emocionais, que possam estar contribuindo para a sua situação. Sempre à disposição.
Penso que o mais importante é buscar ajuda. Em situações como essa, ficar sozinho ou tentar resolver de forma independente na maioria das vezes não é efetivo. Busque médicos para verificar se está tudo certo com teu corpo físico e, da forma que conseguir, introduzir exercícicos físicos e manter boa alimentação. Psicoterapia irá te ajudar a esclarecer o que está acontecendo e como você pode encontrar caminhos para mudar essa situação. Abraço
A partir do seu relato, é importante buscar ajuda especializada para ter uma compreensão correta do seu estado. É possível que haja fatores emocionais ou psicológicos que estejam contribuindo para o seu comportamento atual. É importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter necessidades diferentes em relação à saúde mental. Uma avaliação profissional pode ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo e a desenvolver um plano de tratamento personalizado.

As mudanças de hábitos podem ser difíceis, mas é importante entender seus valores e objetivos para ajudá-lo a se motivar a fazer mudanças positivas. Pergunte a si mesmo o que é importante para você e o que você gostaria de alcançar. Isso pode ajudá-lo a estabelecer metas realistas e a se concentrar em mudanças positivas.

Sugiro que você comece com pequenos passos para sair do lugar. Tente estabelecer uma rotina diária, incluindo horários para acordar, comer e se exercitar. Comece com atividades simples, como caminhar ou fazer alongamentos, e vá aumentando gradualmente a intensidade e a duração das atividades. Lembre-se de ser menos crítico consigo mesmo e praticar a autocompaixão. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais motivado e positivo em relação às mudanças que está fazendo.

Lembre-se de que mudanças positivas podem levar tempo e esforço, mas com a ajuda certa e a motivação adequada, é possível alcançar seus objetivos. Não hesite em buscar ajuda profissional se precisar de apoio adicional.
Sinto muito que isso esteja acontecendo....Sugiro que marque um especialista para te avaliar. Pode ser TDAH, Trastorno de ansiedade e outros. Quanto mais cedo.... melhor fico a disposição
Sinto muito que você esteja passando por um momento difícil e se sentindo assim. É comum enfrentarmos períodos em que nos sentimos estagnados ou sem motivação. No entanto, lembre-se de que sempre há maneiras de superar esses desafios e buscar uma vida mais produtiva e satisfatória. Tire um tempo para refletir sobre sua situação atual e identificar as áreas em que você deseja melhorar ou se tornar mais produtivo. Defina metas claras e realistas que possam impulsionar seu progresso. Encontre suporte: Compartilhe seus sentimentos com pessoas de confiança, como amigos, familiares ou um profissional de saúde mental. Eles podem oferecer apoio emocional, conselhos ou sugestões úteis para ajudá-lo a se sentir mais motivado e produtivo.Cada pessoa tem seu próprio ritmo e tempo de progresso. Seja gentil consigo mesmo e permita-se falhar ocasionalmente. A jornada em direção à produtividade e realização pessoal pode ser desafiadora, mas com paciência, perseverança e o apoio adequado, você pode avançar e alcançar seus objetivos.
Ola, boa tarde. Sinto muito pelo que tem passado, mas tenho que te dizer que mesmo que não perceba você teve um movimento importante: reconhecer que precisa de ajuda e segundo em vir aqui compartilhar. Isto já mostra que mesmo que esteja difícil, você deseja se sentir melhor. Na sua fala vejo que ao dizer que não sente tristeza, mas é perceptível uma apatia. Comece dando pequenos passos de autocuidado, e o principal é procurar acompanhamento médico para descartar causas de ordem orgânica e psicólogo para te entender melhor, entender seus pensamentos, sentimentos, ser acolhido.
Espero que você fique bem, e cuide de você, Sua vida é valiosas e você não é um peso. Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho e conversar. @psiluanamarys
Olá, como tem passado?
Seria interessante em seu caso buscar uma terapia com algum(a) psicólogo(a) para elaborar melhor algumas questões que você nos trouxe. Interessante falar sobre o peso após o trabalho, o peso da vida, de realizar algumas atividades vitais, elaborar melhor suas angústias paradas e pesadas em sua vida, sejam elas relacionadas à toda sua história e a de outros também, no sentido de como isso te afeta.
Poderá falar sobre como é essa frustração para consigo mesmo, por que precisa ser produtivo assim, qual o sentido da produtividade em sua vida, como começou e como está, quais as relações e associações que te fazem se sentir assim.
Existem várias questões bem ricas para serem tratadas em uma terapia.
Espero ter ajudado um pouco nesse caminho que você pode percorrer, até mais, um abraço.