No começo do ano eu tive um ataque de pânico, sei que foi isso pq aconteceu na UBS e me explicaram o

15 respostas
No começo do ano eu tive um ataque de pânico, sei que foi isso pq aconteceu na UBS e me explicaram o que estava acontecendo. Mas desde então eu sinto que não sou a mesma, tenho medo de sair de casa e acontecer de novo, faz meses que eu não saio inclusive, sinto diariamente uma sensação de sufocamento, até quando eu tô aparentemente calma, uma sensação estranha na cabeça, parece até que minha miopia piorou durante esses meses, eu não sinto dores, mas sinto uma tensão enorme no pescoço e cabeça que eu fico até com medo de mexer demais pq me sobe um mal estar quando faço. E eu fico paranóica achando que estou com algo grave, mas até pra ir no médico é difícil. É normal sentir esses sintomas depois de um ataque de pânico? E por tanto tempo? Já faz meses.
Olá! O ataque de pânico é algo muito difícil de lidar e por isso após passar por um, é comum que alguns sintomas como esses relatados por você possam surgir. No entanto, se isso já persiste por alguns meses é de extrema importância que você procure profissionais da área da saúde mental como psicólogos e psiquiatras para que eles te ajudem a diminuir todos esses sintomas antes que eles se agravem ainda mais. Hoje em dia existem teleconsultas de diversas especialidades médicas e também de psicoterapia que podem auxiliar nos casos em que o paciente tenha dificuldade de sair de casa, como está acontecendo com você. Espero ter ajudado!

Olá, sinto que esteja passando por situações e sensações tão desconfortáveis. Pelo que descreveu parece que sofreu e tem sofrido muito com o que tem te acontecido, gosto de pensar que nada que causa tanto incomodo e impedimentos deve ser enxergado como algo que devemos esperar passar. Sugiro que procure algum acompanhamento em saúde mental, se está difícil de sair de casa pode ser bom descobrir se sua UBS tem equipes de saúde da família que possam te atender em casa ou tentar alguma consulta online. Um abraço.
Indico buscar ajuda profissional para lidar com esses sintomas que você descreve, como medo de sair de casa, sensação de sufocamento, desconforto na cabeça e no pescoço. O acompanhamento psicológico pode ajudar a entender a origem, fornecer estratégias de enfrentamento e, se necessário, discutir opções de tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
É relativamente comum que os sintomas persistam após um ataque de pânico, especialmente se não forem tratados adequadamente. A ansiedade pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e no funcionamento diário.

É importante buscar ajuda profissional para avaliar seus sintomas e fornecer orientação adequada. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta, pode ajudar a entender e abordar as causas subjacentes da ansiedade.

Além disso, considere a possibilidade de consultar um médico para descartar quaisquer problemas de saúde física que possam contribuir para seus sintomas. É fundamental abordar tanto os aspectos emocionais quanto físicos dessa situação.

Se você está enfrentando dificuldades para procurar ajuda, considere conversar com amigos ou familiares de confiança sobre seus sentimentos e pedir apoio para dar o primeiro passo em direção ao tratamento. Lembre-se de que o tratamento adequado pode ajudar a reduzir e gerenciar os sintomas de ansiedade, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida.
Sinto muito por você estar passando por isso. O que você descreve soa como uma experiência realmente desafiadora. Ataques de pânico podem ser eventos intensamente perturbadores e é bastante comum que eles tenham um impacto duradouro, especialmente se não forem devidamente abordados.

Os sintomas que você menciona — medo de sair de casa, sensação de sufocamento, tensão no pescoço e na cabeça, preocupação com a saúde — são consistentes com transtorno de ansiedade, que pode se desenvolver após um ataque de pânico, especialmente se o episódio foi muito traumático ou não foi bem compreendido.

A sensação de sufocamento e a tensão contínua, mesmo em momentos de calma aparente, podem ser manifestações físicas da ansiedade. É comum que a ansiedade prolongada também afete a percepção, o que pode explicar a sensação de que sua miopia piorou. A ansiedade pode causar hiperfoco em sensações corporais, o que, por sua vez, pode aumentar a preocupação com a saúde e agravar os sintomas.

É importante entender que, embora esses sintomas sejam comuns em transtornos de ansiedade, cada pessoa é única e os ataques de pânico podem afetar as pessoas de diferentes maneiras. A duração e a intensidade dos sintomas variam de pessoa para pessoa. Em alguns casos, os sintomas podem persistir por um período prolongado, especialmente se a causa subjacente da ansiedade não for tratada.

Diante dessa situação, é altamente recomendável procurar apoio profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a avaliar sua condição e oferecer tratamento apropriado, que pode incluir terapia, estratégias de manejo da ansiedade e, se necessário, medicação.

Eu entendo que ir a um médico ou terapeuta pode parecer uma tarefa assustadora agora, mas é um passo importante para a sua recuperação. O tratamento pode ajudar a reduzir seus sintomas, melhorar sua qualidade de vida e fornecer ferramentas para lidar com a ansiedade a longo prazo. Lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada e que há ajuda disponível.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
As crises de ansiedade ou pânico não são sintomas isolados. Todo sintoma que sentimos, é uma forma nossa de tentar lidar com algo que possa ser muito complexo e excessivo. A ansiedade é muito de ciclos também, é importante você investigar acontecimentos, como se dá, como você pode começar a compreender todo esse processo. O que posso sugerir é ir realizando pequenos cuidados, principalmente nos locais que forem mais difíceis, solicitando ajuda de pessoas próximas e construindo uma rede também de apoio para você ir cuidando. Pequenos enfrentamentos podem ajudar, porém não substitui um acompanhamento. Porém, com toda certeza, ajuda.
Oi, como você esta? Primeiramente, sinto muito que esteja passando por esse momento. Todo sintoma que começa "do nada" precisa ter sua história reconstruída, para entendermos o que pode ter desencadeado esse período que você está vivenciando. O ataque de pânico normalmente resulta do acúmulo de diversas situações, questões e sentimentos que, em dado momento "explodem". Quando uma questão (nem sempre perceptível pela consciência) é escancarada na forma de sintoma, é normal que o sintoma persista enquanto a questão originária não for elaborada. Quando falamos de emoções, partimos da premissa de que elas não seguem o tempo do relógio e possuem um funcionamento que nem sempre depende da nossa vontade. Seria muito importante você iniciar um processo terapêutico para entender a "história" do seu sintoma, entender melhor o que pode estar contribuindo para a manutenção dele. Parece pouco, mas ter um espaço seguro de escuta, acolhimento, onde você também vai ter a chance de se ouvir, é bem transformador. Você não precisa continuar passando por esse momento sozinha. Espero ter ajudado de alguma forma, caso queira conhecer mais o meu trabalho @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Sinto muito que esteja passando por isso. Geralmente a crise dura minutos; mas é raro. Existem crises que demoram horas. É comum sentir sintomas prolongados após um ataque de pânico, como: ansiedade, medo e tensão. Uma complicação usual deste distúrbio é desenvolvimento de um medo antecipatório de não poder fazer nada para evitá-lo ou de perder o controle durante uma crise. Recomendo procurar ajuda de um profissional de saúde mental para avaliar seus sintomas e fornecer orientação adequada.
Olá! Sim. É normal se sentir assim após o ocorrido, mesmo que já tenha passado um tempo significativo. Recomendo não protelar o pedido de ajuda: procure um profissional da área da saúde para entender a origem da crise de ansiedade que teve. Os sintomas tenderão a se dissipar com o tratamento.
Olá. Os sintomas que você descreveu são comuns em pessoas que enfrentam distúrbios de ansiedade prolongados. Os ataques de pânico podem desencadear mudanças significativas na percepção e na resposta do corpo ao estresse. Embora os ataques de pânico possam ser eventos pontuais, o estresse e a ansiedade crônica podem persistir e manifestar-se de diversas maneiras. É fundamental procurar ajuda profissional para lidar com esses sintomas. A psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), tem sido eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade. Além disso, um profissional de saúde pode ajudar a determinar o tratamento individualizado e adequado ao seu caso.
Olá, boa tarde! Sim, entendo que você possa estar tendo sintomas de ansiedade e que estes tenham piorado por conta do episódio de pânico que você experimentou. No entanto, te indicaria, primeiramente, fazer uma consulta com um médico para saber se está tudo bem com a sua saúde física. Caso esteja tudo bem, seria interessante buscar ajuda psicológica.
Com a Psicoterapia será possível entender os pensamentos, as emoções, as situações e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas. Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado.
Sugiro que você busque acompanhamento Psicológico para aprender a lidar com os sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá. Após o ataque de pânico que é um episódio caracterizado por sintomas elevados de ansiedade, pode vir acompanhado com medo intenso, inclusive os sintomas fisiológicos comuns, como hiperventilação (respiração curta e rápida), taquicardia, sudorese, calafrios, tontura, alem de sintomas cognitivos, pensamentos catastróficos que o pior irá acontecer, inclusive medo de morrer pelas sensações ativas e também comportamentais, no seu caso não ter reação e praticar a esquiva, evitando sair de casa por medo de outro episódio ou outro pensamento automático que possa estar sentindo, ja que estou supondo para tentar te ajudar, a partir do seu relato aqui. Com a esquiva esses sintomas da ansiedade são superestimados e os sintomas persistem. O tratamento resumidamente, consiste em psicoeducação sobre o transtorno, automonitoramento para aprender estratégias cognitivas e comportamentais, além de uma rotina o mais saudável diante da sua realidade para a remissão dos sintomas.
Olá! Muito difícil lidar com esses sintomas. Converse com alguém que possa te levar a um médico. A síndrome do pânico traz um medo excessivo e incapacitante. Você começa a achar que tem uma doença grave, e esse pensamento faz você se sentir cada dia mais ansiosa. Os sintomas físicos são tão reais que você começa a acreditar que realmente está morrendo.
Nossa mente nos envia sinais que algo não está funcionamento bem e que precisa ser tratado. Busque ajuda. Busque terapia que pode te ajudar com técnicas e estratégias de enfrentamento.
Se cuide.
O ataque de pânico confirmado pelos profissionais que lhe atenderam na UBS, pode ocorrer em muitos tipos de transtorno de ansiedade. A sensação de medo, mal-estar, sensação de infarto ou morte, podem acontecer de forma inesperada. Nesse processo os nervos do sistema nervoso ativam nossos músculos voluntários e isso gera uma tensão corporal, então o SNA simpático prepara o corpo para reagir a uma ameaça, mas que neste caso não há uma situação real de perigo. Sua origem pode ser proveniente de vivências extremas de estresse e da interpretação disfuncional dos sintomas corporais. Na terapia Cognitivo Comportamental dentre as técnicas que usamos a respiração diafragmática auxilia no processo inverso do SNA simpático, ou seja, o SNA parassimpatico regula o corpo para que possamos descansar, diminui a pressão sanguínea, a frequência cardíaca. Geralmente o tratamento é feito em conjunto com o psiquiatra, podendo ser necessária utilização de medicação. Você não precisa passar por isso sozinha e ter prejuíso na sua qualidade de vida, procure tratamento. Espero ter ajudado, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!