No meu exame de sangue a Vit B12 deu 1245 pg/mL. Tomo suplemento apenas de Chlorella e Spirulina que

2 respostas
No meu exame de sangue a Vit B12 deu 1245 pg/mL. Tomo suplemento apenas de Chlorella e Spirulina que contêm um pouco de B12. Suspendi esses suplementos e quero repetir a dosagem de Vit B12 para poder ter um resultado real, sem suplementação. Quanto tempo devo esperar para repetir o exame após a suspensão dos suplementos?
A preocupação com os níveis de vitamina B12 no seu organismo e o desejo de obter uma medição precisa após a suspensão dos suplementos de Chlorella e Spirulina é compreensível e prudente. A vitamina B12 é crucial para várias funções do corpo, incluindo a formação de glóbulos vermelhos, a função neurológica e a síntese de DNA. Níveis elevados de B12 podem ser tão preocupantes quanto níveis baixos, embora frequentemente sejam menos discutidos.

A Chlorella e a Spirulina são conhecidas por conterem uma forma de vitamina B12, mas é importante notar que a forma de B12 presente nessas algas nem sempre é a mais facilmente absorvida pelo corpo humano. No entanto, se você está tomando suplementos que contêm essas algas e seus exames mostram níveis elevados de B12, faz sentido querer reavaliar esses níveis sem a influência dos suplementos.

O tempo necessário para que a vitamina B12 presente nos suplementos seja metabolizada e não afete mais os resultados dos exames pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de vários fatores, incluindo a função renal, o metabolismo individual e a quantidade de vitamina armazenada no fígado. A vitamina B12 pode ser armazenada no fígado por um período de tempo relativamente longo, e o corpo pode reciclar esta vitamina de forma eficiente, o que significa que pode levar algum tempo até que os níveis diminuam após a suspensão dos suplementos.

Geralmente, é recomendado esperar pelo menos um mês antes de retestar os níveis de vitamina B12 após a suspensão dos suplementos. Este período permite que o corpo ajuste seus níveis de vitamina B12 sem a influência da suplementação externa. No entanto, dependendo do caso, alguns médicos podem recomendar esperar um pouco mais, até três meses, para garantir que os níveis refletidos no exame sejam um retrato mais fiel do status de B12 sem a influência da suplementação.

É importante discutir essa questão com seu médico, que pode oferecer orientações personalizadas com base no seu histórico de saúde, nos resultados dos seus exames e na sua situação específica. Além disso, o acompanhamento com um profissional de saúde pode ajudar a garantir que sua dieta contenha quantidades adequadas de vitamina B12, especialmente se você segue uma dieta com restrição de alimentos de origem animal, que são as principais fontes dessa vitamina.

A medicina integrativa, com sua abordagem holística, pode ser particularmente útil nesse contexto, oferecendo orientações sobre como manter níveis adequados de vitamina B12 através da dieta e do estilo de vida, além de considerar o papel dessa vitamina no seu bem-estar geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Olá, caro paciente.
O ideal é repetir o exame 30 dias após parar de utilizar o suplemento, dessa forma conseguimos ter uma melhor avaliação de seu nível de B12 independente de suplementação.