no transtorno paranóide,é fundamental ela achar que estão seguindo ela ? ou se ela não tiver essa

5 respostas
no transtorno paranóide,é fundamental ela achar que estão seguindo ela ? ou se ela não tiver essa caracteristica de perseguição certamente ela não poderá ter esse transtorno de personalidade ?
Bem, vamos falar um pouquinho deste transtorno. O transtorno de personalidade paranóide tem um padrão invasivo de desconfiança e suspeita quanto aos outros, interpretando motivações e ações de outros indivíduos como malevolentes. A questão da perseguição infundada é um dos critérios ou "caracteristica" desta patologia. Para que um diagnóstico seja fechado, é necessário avaliações com um Psiquiatra e acompanhamento Psicológico. Seria importante você passar por uma avaliação, já que não ter a caracteristica da perseguição, não é o suficiente para não ter o transtorno.
Boa sorte e espero poder ter ajudado.

Idéias ou delírios persecutórios são sintomas presentes em várias patologias. Cabe ressaltar que Personalidade, Transtorno e Transtorno de Personalidade se diferenciam entre si. A tua pergunta ficou um pouco ambígua, pois colocas como se tivesse apenas 1 "saco" - os com um sintoma entram no saco e os sem sintomas estão excluídos desse saco. No mundo Psi não funciona dessa forma.
Cada pessoa tem um funcionamento diferente a partir de suas vivências. Uma avaliação especializada é o mais indicado. Conviver com a dúvida é mais sofrido, muitas vezes, do que a própria possível doença em si.
Procure um Psicólogo, o google muitas vezes mais atrapalha do que ajuda.
Alguns fenômenos constituem o quadro de paranóia. O seu exemplo é um deles, mas esse fato isolado não caracteriza o transtorno. É necessária uma avaliação clínica metódica e com segurança para que o profissional busque mais elementos e se certifique da patologia.
A sensacao de estar sendo seguida , isolada ,nao caracteriza o transtorno e sim conjunto de sintomas e que fara o diagnostico final.
Para chegar ao diagnóstico de Transtorno de Personalidade Paranóide, devemos verificar uma série de sintomas. Devemos observar por exemplo: a suspeita sem fundamento, de estar sendo explorado ou maltratado; a preocupação ou dúvidas injustificadas sobre lealdade e fidelidade; o rancor de forma persistente. Procure um especialista para uma avaliação segura.