no transtorno paranóide,é fundamental ela achar que estão seguindo ela ? ou se ela não tiver essa

5 respostas
no transtorno paranóide,é fundamental ela achar que estão seguindo ela ? ou se ela não tiver essa caracteristica de perseguição certamente ela não poderá ter esse transtorno de personalidade ?
Bem, vamos falar um pouquinho deste transtorno. O transtorno de personalidade paranóide tem um padrão invasivo de desconfiança e suspeita quanto aos outros, interpretando motivações e ações de outros indivíduos como malevolentes. A questão da perseguição infundada é um dos critérios ou "caracteristica" desta patologia. Para que um diagnóstico seja fechado, é necessário avaliações com um Psiquiatra e acompanhamento Psicológico. Seria importante você passar por uma avaliação, já que não ter a caracteristica da perseguição, não é o suficiente para não ter o transtorno.
Boa sorte e espero poder ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Idéias ou delírios persecutórios são sintomas presentes em várias patologias. Cabe ressaltar que Personalidade, Transtorno e Transtorno de Personalidade se diferenciam entre si. A tua pergunta ficou um pouco ambígua, pois colocas como se tivesse apenas 1 "saco" - os com um sintoma entram no saco e os sem sintomas estão excluídos desse saco. No mundo Psi não funciona dessa forma.
Cada pessoa tem um funcionamento diferente a partir de suas vivências. Uma avaliação especializada é o mais indicado. Conviver com a dúvida é mais sofrido, muitas vezes, do que a própria possível doença em si.
Procure um Psicólogo, o google muitas vezes mais atrapalha do que ajuda.
Alguns fenômenos constituem o quadro de paranóia. O seu exemplo é um deles, mas esse fato isolado não caracteriza o transtorno. É necessária uma avaliação clínica metódica e com segurança para que o profissional busque mais elementos e se certifique da patologia.
A sensacao de estar sendo seguida , isolada ,nao caracteriza o transtorno e sim conjunto de sintomas e que fara o diagnostico final.
Para chegar ao diagnóstico de Transtorno de Personalidade Paranóide, devemos verificar uma série de sintomas. Devemos observar por exemplo: a suspeita sem fundamento, de estar sendo explorado ou maltratado; a preocupação ou dúvidas injustificadas sobre lealdade e fidelidade; o rancor de forma persistente. Procure um especialista para uma avaliação segura.

Especialistas

Rafaela Santa Rosa de Oliveira

Rafaela Santa Rosa de Oliveira

Psicólogo

Duque de Caxias

Suzana Soares Lopes

Suzana Soares Lopes

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Melissa Fernandes

Melissa Fernandes

Psicólogo

Recife

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Transtornos Paranóides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.