No tratamento do paciente borderline além do psiquiatra é necessário o psicólogo?

10 respostas
No tratamento do paciente borderline além do psiquiatra é necessário o psicólogo?
A associação da Psicoterapia ao tratamento psiquiátrico é eficiente na maioria das desordens mentais.

No Transtorno de Personalidade Borderline, a psicoterapia é muito importante por que ela auxiliará a pessoa a tornar-se mais independente. Além disso, contribuirá para o melhor entendimento dos seus próprios sentimentos e das suas emoções e também a adquirir um certo controle sobre seu comportamento nas diferentes situações do dia a dia.

Espero ter ajudado.

No tratamento dos transtornos de personalidade, como é o caso do Transtorno de Personalidade Borderline, a psicoterapia é peça chave, ou seja, fundamental na condução do caso. O tratamento médico psiquiátrico, neste caso, é feito para tratamento sintomático dos sintomas, já que a base do tratamento é a psicoterapia, tentando entender e fazer com que o paciente possa ter uma melhora mantida do quadro, que não esta neste caso baseado exclusivamente no tratamento medicamentoso. Outros transtornos na psiquiatria também se beneficiam enormemente da psicoterapia associado ao tratamento psiquiátrico, mas no caso do transtorno de personalidade borderline, os benefícios da psicoterapia costumam ser ainda mais evidentes. Um abraço! Luiz Dieckmann
Quando falamos do transtorno de personalidade Borderline conceituado pelo psicanalista Winnicott, sabemos que a sintomatologia varia da quase total retração afetiva a instabilidade emocional em dadas circunstancias. O bom andamento psicoterápico nesses casos está se deve fundamentalmente ao vínculo de confiança Cliente-terapeuta, consequentemente a frequência e a extensão do processo são grandes; Levam-se anos para que os frutos consolidados da terapia sejam colhidos, mas a principio o paciente pode experimentar uma diminuição da intensidades dos sintomas.
O Transtorno Borderline é baseado em oscilações emocionais, quanto mais ter consciência do quadro, duração, intensidade e pensamentos desencadeadores, conseguirá ter mais controle sobre a instabilidade que o cerca. É um transtorno que não tem cura, mas você pode monitorar as alternâncias de humor e anotar, levar ao psiquiatra e ao psicólogo, isso permite trabalhar melhor com a medicação e na terapia. Na Cognitiva Comportamental utilizamos o afetivograma ou a tabela do humor para acompanhar o humor.
Sim, é muito importante que os 02 tratamentos sejam realizados em conjunto. Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline sofrem graves risco à sua saúde, integridade física e de vida, por isso precisam de acompanhamento constante de um psicoterapeuta.
Sim, em transtornos de personalidade, o ideal é um tratamento combinado entre psiquiatra e psicólogo. A psicoterapia é muito importante neste processo.
Espero ter ajudado.
Sim, por trata-se de um quadro crônico, o tratamento deve ser medicamentoso e terapêutico. O ideal é que ambos aconteçam em paralelo.

À disposição,
Milena Mendonça.
Sim, acredito ser de extrema importância pois auxilia o paciente a entender melhor seu problema e ajuda o mesmo a lidar com suas emoções e a controlar seu comportamento.
Com certeza a terapia em conjunto com o tratamento psiquiátrico é o melhor caminho para o transtorno de personalidade borderline. A atividade física (com acompanhamento de um profissional) também tem se mostrado relevante nesses quadros, sem abrir mão da psiquiatria e da psicologia.
Olá,

O tratamento de pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (Emocionalmente Instável) é baseado em Psicoterapia e acompanhamento Psiquiátrico para controle dos sintomas.

Ou seja, o ideal é que ambos os tratamentos aconteçam em paralelo.

Atenciosamente.
Priscilla Leitner