Numa empresa foi detectado alguns casos de audiometria alterada, dessa forma a clínica pode passar o

4 respostas
Numa empresa foi detectado alguns casos de audiometria alterada, dessa forma a clínica pode passar o nome dos funcionários em questão para fazer um trabalho de reciclagem e melhoria? Ou entra na parte de sigilo médico?
Prezado(a) Internauta,

Segundo a resolução federal vigente, é direito do paciente solicitar e obter cópia do laudo, exame, avaliação realizados. A instituição que não cumprir essa norma pode ser autuada, sendo passível de ação judicial, multas, penas e indenização.

Somente o paciente / funcionário pode ter acesso aos seus resultados que o médico do trabalho solicita . Cabe ao médico do trabalho avaliar o posto de trabalho , riscos que está exposto para saber se pode ser existir correlação com o achado audiometriico ( se há desencadeamento ou agravamento auditivo )e solicitar avaliação do otorrino se assim achar necessário .
Mas não pode fornecer nomes para outros setores . Porém pode, dizer que em determinado local há risco de perda auditiva para que sejam tomadas medidas cabíveis .
A clinica que realizou os exames tem a obrigação de informar a empresa os nomes dos funcionários que tiveram seus exames audiometricos alterados, para que a empresa emita a CAT (comunicação de acidente de trabalho), caso essa alteração esteja relacionada ao trabalho. Havendo o nexo causal, o trabalhador deve ser realocado em setor onde o nível de ruído seja inferior a 80 decibéis. De acordo com a NR 9, somente o medico otorrinolaringologista pode dar o diagnóstico de perda auditiva relacionada ao trabalho.
Essa empresa conhece e ou tem o serviço de pca? Programa de conservação auditiva?
Esse programa tem como o próprio nome já diz trabalhar com o intuito de acompanhar , orientar e conservar a audiçao dos colaboradores da empresa! Os casos de perda auditiva dos colaboradores sao acompanhados e encaminhados pra outros profissionais ! Estudam se estrategias pra que a perda nao aumente!Evitando assim problemas judiciais por parte de colaborador e empresa!
O paciente tem o direito de receber o exame de audiometria!
Cabe ao fonoaudiologo fazer um trabalho preventivo e de acompanhamento junto com os membros do pca ! Inclusive orientaçao com palestras , dinâmicas etc pra os colaboradores que estão dentro do programa