O delirio pode relacionar se com o transtorno de ansiedade?

8 respostas
O delirio pode relacionar se com o transtorno de ansiedade?
Sim, a ansiedade pode desencadear delírios, principalmente se existe relação do tema delirante com os fatores que geram ansiedade.
Mas não é a única causa. O delírio também pode ser desencadeado por diversos outros fatores, desde psicológicos, neuroquímicos, até mesmo nutricionais.
É aconselhável procurar um profissional capacitado para que este possa avaliar presencialmente variáveis importantes, como as circunstâncias em que os delírios ocorrem, seus temas predominantes, se são acompanhados ou não de alucinações, medicações em uso, uso de drogas, entre outros fatores.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para um tratamento adequado, sugiro avaliação com um psiquiatra a fim de investigar o que de fato está acontecendo, pois somente com uma avaliação criteriosa é possível eficácia no tratamento. O acompanhamento com psicólogo também é importante.

Sugiro que você procure um médico psiquiatra para uma avaliação, para investigar a causa do delírio, se é frequente ou não, se é devido algum transtorno psicopatológico, se é por excesso de medicamento, enfim, para que você possa ter uma orientação adequada, seja para iniciar um tratamento medicamentoso, seja para ser encaminhado(a) para uma psicoterapia. Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte Abraço!!!

Depende do caso.

O delirio é entendido em psicopatologia como a ruptura coma realidade. Não é frequente em TAG exceto se houver comorbidade com outro transtorno.

Porém, em se tratando de psicopatologia nada é fechado.

Em alguns casos pode haver ideaçào deliroide, ideias delirantes, paranoias, etc.

Somente o psiquiatra poderá avaliar adequadamente.

Abraços

Sim: delírio é uma psicose e está relacionado a vários transtornos mentais como esquizofrenia, depressão, ansiedade: como você perguntou ou outro desregulo das partes biológicas também pode ocasionar essa ruptura com a realidade.
Recomendo passar por uma avaliação criteriosa das áreas psi.
???? Abraço!

olá,
Penso ser importante que você procure um profissional da Saúde Mental(psiquiatra ou psicólogo) para fazer um diagnóstico da sua psicopatologia. Sabemos que a ansiedade faz parte da vida de todas as pessoas, e que os transtornos de Ansiedade podem estar ligados a diversas outras psicopatologias. Nos TAGS(Transtornos de Ansiedade Generalizados), não são comuns os delírios, já que o mecânismo de defesa do indivíduo cursa normalmente com pelo menos 3 dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade,dificuldade de concentração, tensão muscular perturbação do sono, sudorese, palpitações, sensação de morte eminente. Outra característica importante é que a ansiedade gerada neste transtorno é desproporcional ao fator estressante.
Quanto ao delírio, ele também é um mecanismo de defesa, porém relacionado a outros transtornos psicopatológicos. É importante um diagnóstico diferencial, para que você possa ter um acompanhamento mais eficaz, de acordo com seu diagnóstico.

É importante uma avaliação com o seu médico psiquiatra, pode existir comorbidades.
Procure avaliação e não deixe de fazer um acompanhamento com psicólogo.

Entendo que o delírio pode estar relacionado a varias comorbidades. Sugiro uma avaliação psicológica para uma melhor compreensão do caso.

Especialistas

Renata Almeida

Renata Almeida

Psicólogo

Nova Iguaçu

Jair da Silva Cerqueira

Jair da Silva Cerqueira

Psicólogo

Osasco

Weslley Nazareth

Weslley Nazareth

Psicólogo

Uberlândia

Thalita Garcia

Thalita Garcia

Psicólogo

Curitiba

Suzy Mara Maia dos Reis Alfaia

Suzy Mara Maia dos Reis Alfaia

Psiquiatra

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Delírio

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.