É normal se sentir sendo observada ou que parece que todos falam de você?

20 respostas
É normal se sentir sendo observada ou que
parece que todos falam de você?
Muitas vezes nossa percepção fica encoberta por pensamentos ou padrões distorcidos, que acreditamos ser verdade absoluta sem questionar...é importante verificar a veracidade e a recorrência em que essa sensação é disparada. Fico à disposição.

O conceito de normalidade é relativo, mas sentir-se constantemente perseguida não é ideal! Sugiro, antes de qualquer coisa, procurar um processo psicoterapeutico para que entenda o que está se passando com você.
Estes são sinais de algum conflito interno, para tratamento e cura é necessária uma avaliação mais detalhada, identificação da origem do problema e, então, tratamento.
Algum desconforto social é possível ser verificado, pois naturalmente temos um instinto de proteção. O que é necessário verificar é, se isto, está impedindo seu processo natural de adaptação social, se o receio da não aceitação está travando suas relações. A linha terapêutica cognitiva-comportamental pode ajudar você a identificar falsos conceitos e alterá-los num processo de treino assertivo. Também é possível identificar se é necessário associar o tratamento com uso de medicação.
Seria muito importante entender como tal sentimento foi construído ao logo do seu tempo vida, chegando ao ponto de se tornar algo presente cotidianamente em seus pensamentos. Seria muito interessante a procura de um profissional, objetivando, assim, entender e descontruir isto, melhorando sua qualidade de vida. Att.
Boa tarde
Acredito que vc sofra bastante com essa percepção que vc tem das pessoas em relação à vc. Provavelmente isso impacta negativamente na sua qualidade de vida.
Procure um psicoterapeuta para te ajudar a entender o que está acontecendo com vc e a superar esse sofrimento.
Boa sorte
Boa tarde, esta maneira de se sentir observada e até comparada chegando a ter o medo de falarem de você, é uma preocupação causada por medos de rejeição e de possível medo de ser criticada. Na psicoterapia estes medos são observados por uma baixa auto-estima onde o paciente se coloca em um local de criticas e de abandono, mas este pensamento passa a ser um comando de comportamento que o leva a uma auto-prisão e uma negação, que passa a ter uma fobia em relacionamentos. Importante buscar ajuda para modificar estas formas de pensamentos e ver suas origens.
Olá! Quando nossa desconfiança está excessiva, ou seja, quando atrapalha nosso dia-a-dia, é necessário procurar ajuda. Pode ser que tenha tenha relação com baixa auto-estima e baixa auto-confiança. Busque ajuda de Psicólogo e Psiquiatra, para uma melhor avaliação e tratamento.
Certamente esse receio foi gerado em algum momento da sua vida e ainda repercute com este comportamento. Dessensibilização é a resposta. Terapia EMDR + Pain Management. Um abraço!
Olá! É importante você aprofundar esta experiência e o autoconhecimento poderá te ajudar a responder melhor esta questão. A psicoterapia pode ser um método útil neste momento para te acompanhar. Um abraço.
Olá! Como os colegas já falaram anteriormente, o melhor a fazer é procurar ajuda profissional em um processo terapêutico. Imagino que seja uma condição que muito te incomoda, e no processo terapêutico podemos percorrer suas experiências para melhor entender o que está acontecendo e tratar.
Olá. Em muitas situações ou momentos nossas percepções acabam que "distorcidas", onde nos levam a acreditar nisso como verdade absoluta, sem ao menos questionarmos sobre sua veracidade. Com isso surge os problemas no nosso cotidiano, é importante observar a frequência em que isso acontece, caso isso esteja trazendo prejuízos no seu cotidiano é importante buscar por ajuda profissional.

Olá!
Os colegas já falaram sobre algumas possibilidades do que pode estar acontecendo. Agora você precisa dar o próximo passo e procurar a ajuda de um psicólogo.

Sim, é normal sentir-se sendo observada ou que todos falam de você. Essa sensação pode ser um sinal de ansiedade ou de outros problemas de saúde mental. A psicologia pode ajudar a identificar as causas dessa sensação e ajudar a lidar com ela. O psicólogo pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade, aumentar a autoestima e melhorar a qualidade de vida. Além disso, o psicólogo pode ajudar a identificar e tratar outros problemas de saúde mental que possam estar contribuindo para essa sensação.
Esses pensamentos e sentimentos são resultados de ansiedade e insegurança, medos...
Fazer terapia vai te ajudar a entender melhor e se livrar desse desconforto e preocupações.
É comum, esporadicamente termos essa sensação, porém se ocorre com muita frequência e estiver te trazendo sofrimento e/ou prejuízos, indico buscar um profissional de psicologia.
Olá, muito prazer!

Em algumas situações a nossa percepção fica encoberta por pensamentos ou padrões distorcidos, que tomamos como uma verdade única e absoluta, é importante testar esses pensamentos e buscar evidências se ele é verdadeiro ou não.

Recomendo que você busque uma avaliação profissional de um Psicólogo ou Psiquiatra para identificar o nível de sofrimento e prejuízo em sua vida.

Fico à disposição,
Um grande abraço!
Olá!
Talvez mais do que pensar no quesito da normalidade, o interessante seja você compreender o que isso diz do seu funcionamento. A descrição que você traz é de fatores que podem prejudicar seus laços sociais, afetivos e de trabalho.
Procurar ajuda pode ser um bom caminho. Abraço!
Olá! Você está relatando a condição que talvez tenha despertado a tua atenção, achando que possa ser a razão absoluta do teu sofrimento. Contudo, é fundamental entender a história entorno disso, pois é possível que essa seja somente uma parte de uma questão mais ampla e complexa. Sugiro que busque por um profissional que possa lhe auxiliar a entender a tua história e o que está se passando com você.
Por vezes no trabalho, em família, entre amigos ou nos que nos cercam, podemos sim ser alvo de críticas por parte dos que nos rodeiam, em outras ocasiões esta percepção é irreal, a própria pessoa distorce a realidade achando que estão falando ou pensando mal dela, quando na realidade não estão, isto varia em grau e intensidade. Um tratamento adequado auxilia a pessoa a distinguir o real do imaginário. Lembrando que afinidade com o terapeuta é algo muito pessoal, alguém que não se sente bem com um profissional, deve procurar outro até encontrar aquele com quem se sinta bem e
confiante. Abs.