O dependente de maconha pode ser tratado com medicação pra desintoxicar o organismo?

12 respostas
O dependente de maconha pode ser tratado com medicação pra desintoxicar o organismo?
Olá. O abuso no uso de qualquer substância nociva à saúde pode ser tratada com desintoxicação mediada por um psiquiatra e por um psicólogo.
O uso abusivo de substância prejudica a vida de maneira funcional e desequilibra os relacionamentos, por isso se faz necessário o tratamento multidisciplinar e até internação

A dependência química pode ser tratada via medicação se como um tratamento associado a psicoterapia cognitivo comportamental. É necessário um trabalho com psicólogo inicialmente e, caso necessário, ela fará a indicação para psiquiatra que avaliará a necessidade.

Espero ter esclarecido.
Olá! esse controle medicamentoso servirá apenas para ajudar em sua abstinência e sob controle e acompanhamento médico. O ideal seria sem qualquer medicamento com um bom trabalho de um bom Psicólogo Psicoterapeuta cognitivo comportamental e hipnoterapia. com sessões regulares de no mínimo duas por semana, para ajudar no processo. Paz e Bem!
Tratamento em equipe pluridisciplinar é a melhor saída. Psicoterapia individual e em grupo é fundamental. O uso de medicamentos neste caso pode ajudar no controle de sintomas ansiosos e depressivos, se estes existirem. Abraço!
Olá! Como toda droga a maconha é viciante, apesar de ser em menor grau do que outras drogas, como por exemplo o álcool. Quanto a desintoxicação tem-se necessidade de uma avaliação realizada por um médico para orientar se há a necessidade de uso de medicamentos para contornar a fase de abstinência. Mas todo esse caminho deverá ser percorrido não sozinho, mas em parceria com um psicólogo que poderá avaliar as razões que o levaram a dependência não apenas física mas também psicológica. Espero ter auxiliado para sanar sua dúvida. Um abraço.
A medicação visa lidar e diminuir a ansiedade que gera o uso. A maconha não é uma droga que causa abstinência intensa, o usuário tem que ter uma consciência maior do que qualquer medicação. Cabe então o acompanhamento com um psiquiatra e também um psicólogo. Um medicando os sintomas físicos e o outro tentando entender e refletir do porque eles ocorrem. O sintoma, no caso o vício está ali dizendo algo, é muito importante a terapia.
Inicialmente, antes de pensar em uma desintoxicação medicamentosa, é necessário definir em que tipo de uso a pessoa se enquadra. Quais sintomas tem apresentado, para depois estabelecer um diagnóstico e verificar qual o tratamento indicado. Muitas das vezes, se trata de uma experimentação, um uso esporádico, não necessitando de um intervenção farmacológica. No meu entendimento, o ideal é procurar um médico e um psicólogo e o paciente, para juntos , definirem o melhor tratamento.
abraços
Não existe um trabalho de "desintoxicação" para usuário de drogas que cure o
mesmo. Acho importante desmistificar o uso desse termo,pois gera no adicto a ideia que se ele toma remédios ou se interna numa clínicapor 3, 6 ou 1 anoenunca mais vai sentir desejo de usar drogas.Isso é incoerente geralmente não acontece nesse contexto na maioria dos casos.Cada paciente tem um perfil psicológico,como adicto,que vai demandar busca de ajuda multidisciplinar. Alguns terão bons resultados via grupos de autoajuda como Narcóticos anônimos, outros frequentando cultos de igrejas evangélicas e outras crenças, alguns buscam internação em clínicas.Para algunsserámuito difícilchegar aabstinência por muitos anos e penso que seja importante buscar sempre possibilidades novas quando alguns nãoalcançam êxito.Pensar o tratamento de forma mágica e rápida não ajuda o adicto a parar de usar drogas.O atendimento psicológico cognitivo comportamental e EMDR pode dar suporte para vc encontar o seu caminho de êxito.
Olá!
Existem diversas formas de desintoxicação. Não sugeriria a alguém que tem uma dependência de alguma substância usar outra droga, mesmo que para desintoxicar.
Na minha opinião, existem algumas coisas importantes nessa situação para olharmos:
1) O que te faz ser dependente da maconha? O que te faz querer usar? Onde isso entra na sua vida?
2) Qualquer vício, consumo, tem uma causa emocional... qual é a sua?
3) Busque formas naturais para desintoxicar (sucos, frutas, chás, respiração, meditação, exercícios, várias combinações dessas, etc.)
4) Não ter mais contato com o que é tóxico, no seu caso, a maconha!
5) Força psicológica - tenha força de vontade e encontre motivos para não cair na tentação quando ela aparecer!
6) Procure um psicólogo que possa te auxiliar nesse processo todo!
Boa sorte!
A desintoxicação de substâncias químicas são realizadas por medicamentos. Mas por traz deste vício há problemas psicológicos que será de total importância um acompanhamento de psicólogo. Assim o tratamento será completo.

Obrigada .!
O vício é uma compulsão e toda compulsão tem um fator psicológico muito forte, o remédio ajuda eliminar o vício químico, mas a pessoa também tem o vício psicológico por isso tem que fazer psicoterapia junto.
Desintoxicação é a sua meta, entendi. As medicações também são tóxicas em uma certa perspectiva.... as dependências são tóxicas para a mente.... então, convido você a escutar seu corpo e sua própria mensagem, de uma forma mais delicada, criativa, ampla, e talvez você não precise colocar uma outra substância na sua vida