O exame para detectar o DPAC pode ser comprometido caso a criança possua Retardo Mental Leve, ou existe

3 respostas
O exame para detectar o DPAC pode ser comprometido caso a criança possua Retardo Mental Leve, ou existe casos de tratamento nessas circunstâncias.?
Como em qualquer exame, a análise dos dados apresentados em conjunto com o histórico do paciente é fundamental para entender melhor o caso.
Acho válido entender o porquê da solicitação do exame e
, se alterado, como proceder. O trabalho auditivo pode ajudar muito no desenvolvimento e na aprendizagem do indivíduo. Contudo, não pode ser um trabalho isolado, e sim, associado ao trabalho de linguagem.
Vejo muitos pacientes solicitando o exame sem saber o que fazer com o resultado. Para isto, o profissional que solicitou tem que deixar claro os objetivos pretendidos e o caminho a ser percorrido.

Para avaliação do processamento auditivo é utilizado uma bateria de testes que são escolhidos de acordo com a idade cronológica (quantos anos o paciente tem) e também com a idade cognitiva (idade "mental" do paciente), para que ele consiga compreender como é a realização do exame e executar de forma correta. O profissional que irá realizar a avaliação deve estar atento se há testes que sejam adequados para a idade cognitiva do pacientes e se o paciente foi realmente capaz de compreender como responder aos estímulos auditivos.
Outro cuidado que se deve ter é na análise dos resultados.
Continuamos a disposição!
Bom dia!!! A realização do teste dependerá do grau do déficit intelectual. Você informa que é leve, neste caso teriam que ser escolhidos testes de menor complexidade e comprovar a possibilidade de realização e confiabilidade das respostas antes de qualquer avaliação. Caso exista dificuldade na compreensão das tarefas propostas a avaliação se torna inviável.
Espero ter ajudado!