O lugol 5% pode tirar a eficácia do Gaba ER e bupropiona?

3 respostas
O lugol 5% pode tirar a eficácia do Gaba ER e bupropiona?
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! Não há evidências de que o Lugol 5% (solução de iodo) reduza a eficácia do Gaba ER (valproato de sódio de liberação prolongada) ou da bupropiona. Espero ter contribuído.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
o Lugol 5% (iodo) não reduz diretamente a eficácia do divalproato (Gaba ER) nem da bupropiona. Não há interação medicamentosa conhecida entre essas substâncias. Mas vale ficar atento a três pontos:

Iodo em excesso pode alterar a função da tireoide (hiper ou hipotireoidismo), o que afeta humor, energia e estabilidade emocional — podendo mascarar os efeitos das medicações psiquiátricas.

Bupropiona pode ser sensível a mudanças no estado geral do organismo (como alterações hormonais), o que pode interferir na resposta ao tratamento.

O uso do Lugol sem real indicação médica traz mais riscos do que benefícios. Iodo demais pode bagunçar o eixo hormonal e confundir o quadro clínico.

Conclusão: não há interação direta com o divalproato ou bupropiona, mas o uso de Lugol deve ser bem indicado e monitorado, especialmente em quem já faz uso de psicotrópicos.
Não há registros amplamente reconhecidos de que o Lugol 5% interfira diretamente na eficácia do Gaba ER (gabapentina) ou da bupropiona. No entanto, cada pessoa pode reagir de forma diferente, e é sempre importante informar ao seu médico sobre todos os medicamentos e suplementos que está usando, para garantir segurança e eficácia do tratamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.