O médico me prescreveu o carbolitium. Eu não gosto de beber água e minha profissão (professora 40h)

3 respostas
O médico me prescreveu o carbolitium. Eu não gosto de beber água e minha profissão (professora 40h) não me ajuda a dar atenção a isso. Qdo posso e me lembro já é fim da tarde. Seria ótimo poder tomar algum tipo de chá (sem açúcar)...porque adoro chás. Mas li que não é recomendável. Estou aflita e com medo de iniciar o tratamento porque preciso saber se posso levar minha garrafinha com algum tipo de chá pra sala de aula. Por favor me dê uma sugestão de chá.
Dra. Talita Almeida
Psiquiatra
Natal
Sei como pode ser difícil lembrar de beber água ao longo do dia, ainda mais com a rotina intensa de ensino. Ficar bem hidratada é essencial ao usar carbolitium, pois ajuda a manter níveis estáveis de lítio no sangue.

Você pode sim levar sua garrafinha com chá, contanto que seja de ervas sem cafeína. Algumas opções suaves que contam como hidratação são:
- Chá de camomila
- Chá de erva-doce
- Chá de hortelã
- Chá de capim-limão

Esses chás têm efeito diurético muito leve e podem ajudar você a tomar mais líquido sem abrir mão do sabor.

Estou aqui para apoiar você nesse começo de tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ingerir uma quantidade adequada de água diária é essencial não somente para quem está em uso de Lítio.
Caso opte pelo uso de chá, sugiro chás que não tenham efeito diurético, como Chá de camomila ou de alecrim. Evitar chá verde, preto ou que contenham cafeína
Olá! Se o seu médico lhe prescreveu lítio, algumas restrições devem ser feitas e você precisa ter muita paciência e resignação para colocá-las em prática, sobretudo se o seu relacionamento com o lítio for longo. É uma medicação que "vira o jogo" em vários cenários, mas exige importantes cuidados.

É inegociável o consumo de água quando em uso de lítio. Veja, o lítio é um sal, semelhante ao sal de cozinha. O que ocorre se você comer sal? Vai dar sede e o corpo vai exigir água pra "lavar" o sal do sangue. Com o lítio é semelhante. É fundamental ter um fluxo bom de ingesta de água para que o lítio não se acumule em excesso na circulação. A maioria dos pacientes acaba pecando nesse aspecto. O que você pode fazer é garantir uma ingesta hídrica razoável em pontos-chave do dia, por exemplo: tomar 500 ml de água assim que acordar e 500 ml antes do almoço. Só nesses dois momentos você já garantiria 1 litro de água por dia! Faltaria apenas mais 1 litro, que você pode ir distribuindo nos intervalos do trabalho ou até antes do jantar (não é tão bom tomar muita água à noite, mas se for o jeito, paciência). Quanto aos chás, consulte um nutricionista. Boa parte dos chás possui efeito diurético e isso pode perturbar a função renal e a concentração de lítio no sangue. O nutricionista pode te recomendar chás específicos e seguros de serem usados com lítio.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 54 perguntas sobre Carbolitium Cr
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.