O medo causa a depressão ou a depressão causa o medo ?

10 respostas
O medo causa a depressão ou a depressão causa o medo ?
São coisas diferentes e não necessariamente haverá uma relação de causalidade entre eles, apesar de poder acontecer

Sim, o medo causa depressão, o medo aprisiona, trava, reprime, impede, ou seja, deprime.
O medo da vida, o medo fora de controle, das pessoas, de sentir, o medo do medo e o medo de sí próprio.
O medo é o combustível da depressão.É um sistema de retroalimentação.
Aprenda com seu medo.
Somente a terapia pode te ajudar a lidar com seus medos.
Possivelmente o medo quando limitante deva trazer sentimentos da depressão; em depressão os sentimentos tragam medo em função das faltas de perspectivas
Eita, que perguntinha capciosa, não é mesmo? Sendo bem sincera, muitas vezes ficamos presos na causa do problema e isso consome muito nossa energia.

Lembrei-me uma historinha zen...que fala de um velho homem que acidentalmente caiu nas corredeiras de um rio que levava a uma cachoeira alta e perigosa. As pessoas que viram temiam por sua vida. Milagrosamente, ele saiu vivo e ileso na parte inferior das quedas. Pessoas perguntaram como ele conseguiu sobreviver e o velho respondeu:

"Eu me moldei à água, não a água à mim. Sem pensar, eu me permiti ser moldado por ela. Mergulhando, eu saí com o redemoinho. É assim que eu sobrevivi."
A depressão está associada com a perda da esperança e do sentido em viver. Já o medo, surge frente a situações arriscadas (que nós consideramos em algum nível, consciente ou não, arriscadas..).
Medos muito intensos e limitantes podem, em alguns casos, afetar o senso de esperança e o sentido de viver de algumas pessoas, contribuindo para o surgimento da depressão.
Olhando pelo outro lado, pessoas no estado depressivo podem desenvolver medos (ou intensificar medos já existentes), contribuindo para aprofundar a depressão ainda mais.
As duas situações podem acontecer, mas não necessariamente uma é a causa da outra. Vou explicar: Há situações em que medos intensos, ou as chamadas fobias, podem acabar desencadeando uma depressão por fatores como isolamento em algumas situações, por exemplo. Também pode acontecer de uma pessoa com sintomas depressivos comece a ter medo de situações que antes não tinha por sua condição e como ela interpreta as situações a sua volta. De todo caso, a depressão e o medo podem ou não estar presentes ao mesmo tempo, ou seja, não a como generalizar e dizer que uma gera a outra. Cada caso é um caso e deve sempre ser analisado por um profissional. Espero ter ajudado.
Olá! O medo é um estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência.
Então, podemos ter o medo como vivencia ligada às causas de um quadro depressivo, que é multifatorial, ou o quadro depressivo como favorável para a intensificação de vivências do estado afetivo, medo! Abraços fraternos, Psicóloga Andréia Souza
Boa noite, para tua pergunta é difícil dar uma resposta, é igual a pergunta "que nasceu primeiro o ovo ou a galinha?" Os dois elementos medo e depressão podem caminhar juntos e separado ao mesmo tempo; precisa fazer uma avaliação medica para ter um diagnostico mais adequado e pode ser que, uma realidade beneficie a outra. Para tanto é importante fazer psicoterapia que irá ajudar a ter mais consciência das causas que acometem o medo e/ou depressão. Procure ajuda sozinha é difícil individuar as causas, um olhar de fora pode te ajudar a encontrar uma resposta adequada.
Olá, não existe uma relação de causa e efeito entre medo causar depressão ou depressão causar o medo. O que acontece é que elas podem ocorrer de forma paralelas ou seja a pessoa esta em depressão e tem comportamento ansioso (medo). Espero ter ajudado.
Dependendo da intensidade e das situações em que ocorre, o medo é natural. Quando ocorre de forma patológica, o medo costuma estar mais associado em transtornos de ansiedade do que na depressão. Mas é possível haver comorbidade (ambos os sintomas estarem presentes).