O Melanoma pode surgir como resultado da metástase de outro tumor em outro órgão qualquer? Ou seja,

3 respostas
O Melanoma pode surgir como resultado da metástase de outro tumor em outro órgão qualquer? Ou seja, no diagnóstico de melanoma, mesmo que in situ, é recomendável procurar por outros tumores?
 Edmundo Rocha de Oliveira Júnior
Dermatologista
Montes Claros
O melanoma é um tumor com considerável poder de metástase, podendo se espalhar para qualquer órgão, inclusive a própria pele à distância. O tumor primário (aquele que foi a origem do câncer) raramente é proveniente de outros órgãos que não a pele, como olhos ou sistema nervoso central, podendo nesses casos a pele ser afetada secundariamente por metástase. Quando é realizado um diagnóstico de melanoma cutâneo, dependendo da sua classificação, pode ser necessária uma pesquisa de outros tumores metastáticos. Mas quando trata-se do melanoma in situ, essa investigação raramente será necessária.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Patricia Moretto
Oncologista, Internista
Porto Alegre
Quando se diagnostica melanoma em uma lesão se faz avaliação sistêmica à procura de metástases (o Melanoma que se "espalhou"), não outros tumores. Claro, de acordo com seus fatores de risco e história o seu oncologista pode estar lhe avaliando para outros tumores. Se a pergunta é se você deve fazer tomografias somente por melanoma in situ :em geral não, mas se no seu exame físico, história e exames laboratoriais há algo que fez o seu oncologista suspeitar de algo... Aí ele irá solicitar exames de imagem. Converse com seu oncologista.
Dr. Luiz Fernando Nunes
Oncologista, Cirurgião geral
Rio de Janeiro
O melanoma "in situ" é um câncer de pele superficial que tem um excelente prognóstico. O tratamento é com cirurgia com elevadas taxas de cura. Nesses casos, o risco de metástase é zero. Quando ele se torna invasivo existe o risco de metástase (migração do tumor para outros órgãos).

Especialistas

Fernanda Cabral

Fernanda Cabral

Dermatologista

Blumenau

Claudia Tanabe

Claudia Tanabe

Dermatologista

Barueri

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Amanda Cruz

Amanda Cruz

Dermatologista, Especialista em medicina estética

Fortaleza

Peter Felipe Silva

Peter Felipe Silva

Oncologista, Médico clínico geral

Betim

Isabella Tavares

Isabella Tavares

Oncologista, Especialista em clínica médica

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 65 perguntas sobre Melanoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.