O meu filho tem todos os sintomas da depressao mas nao quer se tratar, o que eu faço para ajudar?

7 respostas
O meu filho tem todos os sintomas da depressao mas nao quer se tratar, o que eu faço para ajudar?
Se seu filho é menor de idade, você não só pode como deve levá -lo a um especialista (psiquiatra ou psicólogo ) para diagnóstico e tratamento.
Contudo, se for maior de idade fica mais difícil, pois a adesão ao tratamento é de sumária importância para a evolução do quadro.
Lidar com a resistência exige determinação.
Sempre converse e mostre as vantagens para a qualidade de vida.
Boa sorte!

No caso de seu filho ser menor de idade, é indispensável que você tome as providencias; que seria justamente buscar um psicologo (a),
Sendo ele maior de idade, seria importante buscar ajuda de alguém próximo que ele tenha segurança, respeito e até admiração e pedir ajuda, para juntos fazer ele entender a importância do tratamento terapêutico e medicamentoso.

Att
Sayonara Machado
Primeiramente, não sabendo da idade de seu filho, devemos ter cuidado em avaliar a depressão pois pode ser confundida com outras situações ou doenças. Entendo sua preocupação, então recomendo que você busque um profissional para lhe ajudar a identificar o que ele realmente pode ter. Este, irá lhe orientar da melhor forma possível para encontrar uma solução o mais rápido possível. Abraços
Uma possibilidade é agendar uma sessão on-line com um psicólogo pra ele. É mais fácil que tirar ele se casa e levar no consultório. Se ele apresenta algum risco de suicídio aconselho a procurar o CAPS mais próximo a sua casa e expor a situação, eles poderão te orientar sobre o que fazer. Caso deseje agendar uma sessão on-line de avaliação estou a disposição. Espero ter ajudado, abraços.
Sugiro que proponha à ele uma terapia de família. Seu filho faz parte de um sistema maior que é a família. Sabendo disso, essa é uma alternativa que cuidará do sistema como um todo e, quem sabe, dará mais suporte para que ele não fique sozinho dentro do cuidado com o sintoma que está aparecendo.
Uma possibilidade é de você dizer a seu filho que você esta preocupada com ele e que pensou em procurar ajuda de um profissional para que esse possa orientar vocês a como agir(você e seu filho), que a função do psicologo é entender o que esta acontecendo e se você não se identificar com esse profissional que não ha problema que existem outros que você possa se sentir mais a vontade. Espero ter ajudado.
A depressão é uma doença complexa e multifatorial. É compreensível sua preocupação como mãe perceber tais sintomas reverberando no comportamento que seu filho apresenta. Porém, é necessário ser todo ouvidos para ele, dando a ele credibilidade de que ele pode confiar em você sem ser julgado. Compreenda também seu espaço. É importante que nesse momento, caso haja resistência dele em estar em tratamento, procurar por ajuda psicológica você mesma para saber lidar com essa situação.