O pai e o irmão do meu marido tem dislexia , só que o meu marido não tem . Meu filho(a) tem chance d

30 respostas
O pai e o irmão do meu marido tem dislexia , só que o meu marido não tem . Meu filho(a) tem chance de ser dislexo?
A Dislexia é um transtorno de Linguagem que, de acordo com as pesquisas pode sim ter uma origem genética, com causa uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família.
Segundo dados da Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial. O que você pode fazer é observar a aprendizagem da sua criança junto com a escola. Um diagnóstico assim só deve ser fechado após a idade de 8 anos pelo menos, e por uma equipe multidisciplinar como neuropediatra, neuropsicologa, psicopedagoga, fonoaudiologa...Mesmo com uma suspeita é indicado que a criança passe por uma intervenção com esses mesmos profissionais para ver a evolução do quadro e pensar realmente em fechar o diagnóstico. Perceba se a sua criança tem dificuldade em compreender o som das palavras, escreve-las corretamente, ter fluência na leitura. Mesmo que cada criança tenha "o seu tempo" devemos observar se não está excedendo o esperado para sua faixa etária e isso só é possivel através desses passos que indiquei.
Você não falou a idade da criança mas como eu disse, observe, estimule. Espero ter ajudado, um abraço!

Olá, Hoje em dia, acredita-se que a dislexia esteja mais relacionada à carga genética. Fatores genéticos, alterações na estrutura cerebral, dificuldades de comunicação entre os neurônios ou desenvolvimento tardio do sistema nervoso central são alguns pontos que podem explicar a existência do transtorno.

A dislexia acompanha a pessoa por toda a vida, mas o diagnóstico geralmente é feito durante os primeiros anos escolares. Nessa época, os sintomas ficam mais claros, pois a criança entra na fase de alfabetização e a aprendizagem neolinguística é mais exigida. Assim, rapidamente a escola ou a família percebem as dificuldades do estudante.

Caso a criança apresentar alguma característica, procure um profissional em saúde.
Uma vez que a dislexia é desencadeada por fatores genéticos, a resposta é sim. O importante é fazer um bom diagnóstico com um profissional qualificado.
Um abraço.
Olá, tendo a Dislexia uma causa genética o ideal seria fazer uma avaliação e procurar a terapia, que pode ajudar muito nesse processo. Boa sorte.
A dislexia é uma dificuldade na escrita, soletração e na leitura, ou seja, não é uma doença. Pode ser genética ou adquirida. É percebida na infância por volta dos 7 anos de idade, quando é iniciado o desenvolvimento de raciocínio com letras, sons e números. Na dislexia adquirida, o indivíduo tem a área cerebral danificada por algum acidente (Área de Wernicke). Na dislexia genética existe uma disfunção no cromossomo 6, porém não significa que por ela ser genética, seja hereditária. Ou seja, o pai e a mãe podem ser disléxicos, mas os filhos não, ou vice-versa.
Bom dia!
Atualmente sabe-se que a dislexia está relacionada à herança genética, o diagnóstico normalmente é feito durante os primeiros anos escolares, época em que os sintomas ficam mais evidentes, já que a criança entra na fase da alfabetização. Logo, a escola e a família percebem as primeiras dificuldades. Diante da percepção de comportamentos característicos da dislexia aconselha-se a busca por um profissional para a realização de uma avaliação psicológica. A psicoterapia pode ajudar muito nesse processo. Espero ter te ajudado.
Sim, mas isso não quer dizer que seu filho terá dislexia. O importante é ficar atento aos sinais, por exemplo, atraso na fala, dificuldade com rima, nomeação de cores, números...A estimulação sempre é importante durante o desenvolvimento infantil, até porque o diagnóstico só poderá ser fechado após 2 anos do início da alfabetização, por volta dos oito anos. Na dúvida busque um profissional especialista no assunto ou instituição direcionada ao trabalho com dislexia. Boa sorte.
Boa tarde, vale ressaltar z que a dislexia é desencadeada por fatores genéticos, então a resposta é sim, porém como você mesmo disse o seu marido não tem.
O importante é procurar um profissional especializado no diagnóstico.
Boa Sorte
Um abraço.
Sim, existe a possibilidade. Por isso, é muito importante observar se seu filho apresenta qualquer dificuldade na aquisição, desenvolvimento e fluência da leitura. Sempre que possível converse com os professores, acompanhe de perto seu desempenho escolar e, se necessário, recorra à avaliação e orientação neuropsicológica. Um abraço.
Olá,
Sim, a dislexia pode ter herança genética, mas isso não é fator determinante. Conforme o desenvolvimento da criança a familia pode ficar atenta a fala, leitura, nomeação... na fase de alfabetização é que iremos ter maior material para avaliar esta criança, portanto, pais e escola são fundamentais, para identificar e encaminhar a criança para uma avaliação.
Espero ter ajudado, obrigada!
Bom dia!
Não crie expectativas sobre o assunto, realmente pode ter na família crianças com essa herança, mas também pode acontecer de não receberem. Então a expectativa pode atrapalhar a sua relação com a gravidez e a gestação e a ansiedade não é boa companheira para quem deseja criar uma família. Busque se cuidar, aprenda a criar boas expectativas, e veja o mundo por outro ângulo isso vai te ajudar a não se frustrar .
Olá
Por se tratar de um transtorno do neurodesenvolvimento, onde há componente genético na aquisição, a resposta é sim. Mas acho bem complicado criar uma expectativa negativa neste sentido, pois há uma questão de probabilidade que diminui no seu caso.
Fique tranquila.
Sem dúvida, o que reforça a importância de iniciar uma intervenção precoce de habilidades preditoras de alfabetização, mesmo que ele ainda não esteja sendo, formalmente, alfabetizado.
Olá! Tem chance sim. Monitore o desempenho do seu filho e se necessário procure ajuda. Abraços!
Sim, seu filho poderá ter dislexia por questões genéticas, mas não é garantido que ele terá. Te sugiro calma, não se antecipe a ficar preocupado com isso. Procure um bom médico para confirmar este diagnóstico.
Sim, existe a possibilidade do seu filho ter dislexia já que ela é de origem genética e com alto índice de hereditariedade. Mas de primeiro momento é necessário manter a calma, pois também tem a possibilidade de não ter herdado isso. Antes de qualquer precipitação ele terá que passar por um processo de avaliação com profissional para confirmar tal diagnóstico.
Olá!
Sim, existe essa possibilidade sim. Alguns estudos relatam que pode haver sim uma hereditariedade da Dislexia.

Espero ter ajudado.

Abraços!
Infelizmente sim, observe o desenvolvimento da aprendizagem e caso perceba alguma alteração faça uma avaliação neuropsicologica. Mesmo antes da alfabetização é possível predizer possiveis riscos para dislexia. Que como apontado por uma colega o quadro só pode ser fechado posteriormente.
Olá! Sim, o fator de risco é o histórico familiar. Por se tratar de um distúrbio genético, não há como prevenir a dislexia. A saída é detectá-la precocemente para assegurar o aprendizado da criança e sua qualidade de vida. Procure uma avaliação psicológica. Abraços.
A dislexia caracteriza-se por ser um transtorno da aprendizagem inerente à leitura. No processo de ensino/aprendizagem algumas crianças apresentam déficits na conexão no que concerne às letras e aos fonemas, ou seja, os sons correspondentes a essas letras. Por este motivo, há uma inviabilização em realizar a decodificação gráfica das palavras. Portanto, essas crianças podem apresentar uma lentidão na leitura. As causas podem ser de origem cromossômica ou hereditária. Nesse sentido, há um probabilidade de ocorrência embora isso não pressuponha uma obrigatoriedade da manifestação da disfunção. Sempre temos que pensar em conformidade ao caminho de subjetivação dentro do meio e do processo de ensino e aprendizagem de cada sujeito.
provavelmente pode desencadear pela questão da genética. busque um profissional da saúde mental para ter uma melhor avaliação do quadro citado.
Alguns casos de dislexia esta ligada a fatores genéticos, como parece ser o caso na sua família.
Então, sim, há a possibilidade.
Prezada, a criança tendo familiares próximos como mencionou, do avô e o tio com dislexia, mesmo o pai não tendo, existe uma possibilidade dele ter devido à carga genética moderada, no DNA dele. Entretanto, como o próprio pai nem a mãe, tem dislexia, a possibilidade dele ter é menos que 50%, que é a carga herdada do pai. Entretanto, cabe a você ficar atenta; pois o diagnóstico de dislexia pode ser percebido nos primeiros anos escolares, quando a criança confunde letras e números semelhantes, atentando que essa confusão ocorre também com crianças que precisam usar óculos. O ideal é, um ano depois da criança ter começado a aprender a ler, se ela tiver dificuldade, deve levar a um(a) psicólogo(a) e um(a) fonoaudiólogo(a). Boa sorte!
Olá! Apesar da genética ser um componente importante e representar para você um motivo de preocupação, você pode acompanhar mais de perto o desempenho escolar do seu filho, observando se haverá aluma dificuldade relacionada à dislexia. Caso seja afirmativo, não se desespere! O acompanhamento multiprofissional e a intervenção precoce poderá auxiliar de forma eficaz, minimizando possíveis prejuízos que porventura possam surgir.
Olá a dislexia tem sim um componente genético. Mas seria importante observar o se seu filho apresenta dificuldades e buscar uma avaliação neuropsicológica para realizar o diagnóstico.
Abraço
Oi tudo bem!!! A Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, dificultando no aprendizado e na realização da leitura e da escrita. Sendo um transtorno do desenvolvimento é considerado genético que compromete a capacidade de aprender a ler e escrever. Se seu pai e o tio é disléxico pode sim que seu filho poderá ter este transtorno. Seria importante você procurar um especialista ou uma equipe multidisciplinar para ajudar o seu filho .
Estou à disposição, caso necessário
Sinta-se abraçada por mim!!
Há sim uma chance, pois há a taxa genética dos transtornos. Logo, se é uma preocupação sua comece a observar ele, para, caso, ele esteja desenvolvendo vocês já comecem o tratamento cedo.
A dislexia é um transtorno neurológico, com forte fator genético, sendo a hereditariedade a causa mais comum de todas. Entretanto, também pode ser desencadeada por problemas estruturais cerebrais e por comprometimentos do sistema nervoso central durante a formação fetal.

Os sinais indicativos da dislexia podem surgir tanto na infância quanto na vida adulta, com especificações e variações conforme a fase.

Portanto, pode ser sim que seu filho seja disléxico. Mas a genética é somente um dos fatores.
Sim, é um fator genético. Fique atenta aos sinais, e procure um especialista. Um abraço!
Olá,É importante lembrar que a dislexia é um distúrbio genético que afeta o aprendizado da leitura e da escrita. Vou compartilhar informações relevantes:

Histórico Familiar:
O fato de o pai e o irmão do seu marido terem dislexia aumenta a possibilidade genética de que a condição também possa estar presente em outros membros da família, incluindo seu filho(a).
Variação Individual:
No entanto, é essencial entender que a dislexia não afeta todas as pessoas da mesma maneira.
Seu marido não ter dislexia não significa que seu filho(a) também não terá.
Sinais Precoces:
Os sinais de dislexia podem aparecer desde o primeiro ano de vida.
Atrasos na fala ou dificuldades em associar letras e sons podem ser indicativos.
Diagnóstico e Intervenção Precoce:
Consulte um profissional de saúde se você suspeitar de dislexia em seu filho(a).
O diagnóstico precoce permite intervenções adequadas para garantir o aprendizado e a qualidade de vida da criança.
Lembre-se de que cada criança é única, e o diagnóstico deve ser feito por um especialista. Se você tiver preocupações específicas, consulte um profissional para avaliação e orientação adequada.