: O que caracteriza o hiperfoco no contexto social?
3
respostas
: O que caracteriza o hiperfoco no contexto social?
No contexto social, o hiperfoco se caracteriza por atenção intensa a vínculos, validação ou dinâmicas interpessoais, com dificuldade de alternar para outras áreas da vida. Isso pode gerar ansiedade, ruminação, exaustão emocional e prejuízo em tarefas que exigem foco em si mesmo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
No contexto social, o hiperfoco se caracteriza pela atenção intensa e prolongada direcionada a interações, conversas ou observações de outras pessoas, muitas vezes em detrimento de outras tarefas ou responsabilidades. A pessoa pode se fixar em detalhes sociais específicos, demonstrar dificuldade em alternar o foco para outros estímulos ou atividades, e permanecer absorvida por interesses sociais mesmo quando isso gera prejuízo funcional. Esse padrão envolve baixa flexibilidade cognitiva e controle inibitório reduzido, e é frequentemente identificado por meio de observação clínica e relatos de familiares, professores ou colegas sobre comportamentos de atenção exagerada e persistente em situações sociais.
Hiperfoco no contexto social é quando a atenção intensa se volta para uma interação, pessoa ou conversa específica, fazendo com que a pessoa fique muito envolvida, fale de forma longa e detalhada, tenha dificuldade de mudar de assunto ou encerrar a interação e nem sempre perceba os sinais de cansaço ou desinteresse do outro; isso não acontece por falta de empatia ou intenção de invadir o espaço alheio, mas por uma dificuldade de autorregulação do foco e de alternância atencional, comum em perfis como TDAH, TEA e altas habilidades.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que significa um desempenho baixo no sequenciamento reverso?
- : Qual a diferença entre sequenciamento direto e reverso?
- Quais funções cognitivas são avaliadas pelo sequenciamento reverso?
- Quais são os testes neuropsicológicos avaliam a memória visual?
- Quais disfunções cerebrais podem impactar o desempenho no sequenciamento reverso?
- O que é o teste de sequenciamento reverso na neuropsicologia?
- . O que o sequenciamento reverso avalia de diferente do direto?
- O que uma falha no sequenciamento reverso pode indicar?
- O que é cromoterapia na neuropsicologia? .
- Quais os três elementos gerais numa avaliação neuropsicológica?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1275 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.