O que causa o medo da rejeição no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
2
respostas
O que causa o medo da rejeição no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
A personalidade Borderline tem como característica a agressividade, a reatividade, impulsos agressivos, criador de confusões enfim crises de ódio. O Sujeito que analiticamente tem dentro de si um vazio e reage por conta desse sentimento, como dizemos em modo mais simples, "tem que balançar o barco quando ele está na calmaria". Mas respondendo mais diretamente a esta pergunta, o medo da rejeição pode vir de um sentimento, de abandono, de estar e se sentir sozinho. Portanto uma expectativa alta demais em relação a realidade e que se esta não acontece... desta maneira ele reage... Estou a disposição.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O medo de abandono no TPB se manifesta como uma intensa angústia diante da possibilidade de ser rejeitado ou não correspondido emocionalmente. Essa experiência não se limita a situações concretas de separação: mesmo pequenas ausências, mudanças de tom de voz ou atrasos podem ser interpretados de forma dolorosa, desencadeando reações desproporcionais. A raiz desse medo está ligada a vivências precoces de insegurança nos vínculos afetivos, em que a criança pode ter internalizado a sensação de não ser plenamente aceita ou de não ter garantias de cuidado estável. Na vida adulta, essa ferida se traduz em relações intensas, instáveis e marcadas por tentativas de evitar a perda a qualquer custo, o que pode levar a comportamentos de dependência, crises emocionais ou mesmo afastamento abrupto, como forma paradoxal de se proteger da dor antecipada do abandono. Na psicanálise, esse medo pode ser entendido como uma dificuldade em elaborar a ausência e lidar com a ambivalência dos afetos. A figura do outro é percebida como vital, e sua ausência pode ser vivida de forma quase ameaçadora à própria existência psíquica. O trabalho terapêutico busca justamente fortalecer o sujeito para que ele possa suportar as ausências, tolerar as frustrações e construir relações mais seguras e estáveis.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a sensibilidade física afeta o emocional no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Como a ansiedade de antecipação é tratada em pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?
- Como a autoagressão se relaciona com a dor física e emocional no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Pessoas com Disforia Sensível à Rejeição (RSD) são manipuladoras?
- Um psiquiatra pode diagnosticar Disforia Sensível à Rejeição (RSD) ?
- Um paciente com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) apresenta déficit em qual tipo de atenção?
- Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) são manipuladoras?
- O que caracteriza a desatenção no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Que teste usar para avaliar comportamento adaptativo?
- Qual é a escala adaptativa utilizada para avaliar a personalidade de um paciente ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2516 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.