O que causa o TOC? Desenvolvi no início da adolescência e desde então teve picos de melhoras e piora

4 respostas
O que causa o TOC? Desenvolvi no início da adolescência e desde então teve picos de melhoras e pioras... Sinceramente não vejo sentido nas minhas compulsões, obsessões e evitacões, queria saber por que isso acontece? Estou fazendo tratamento há alguns meses.
Por definição, as pessoas com TOC, sobretudo na idade adulta, percebem que seus pensamentos obsessivos (cujo resultado são os comportamentos compulsivos) não se encaixam no que a pessoa realmente pensa. Ainda não se sabe qual o motivo para que isto ocorra. Há várias hipóteses explicativas, mas nenhuma é definitivamente confirmada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Luciana Furini
Psiquiatra
São José dos Campos
TOC, assim como outras patologias psiquiátricas tem causa multifatorial, que envolve a interação da genética com o ambiente.A psicoterapia (sempre aliada a medicação) pode contribuir para melhora do quadro e entendimento desses mecanismos( que parecem sem sentido mas provavelmente tem função pra você), bem como se há gatilhos para os períodos de piora dos sintomas.
Estimo melhoras!atenciosamente,
Olá, TOC é um transtorno ansioso com causa multifatorial. De fato não ha sentido nas compulsões, obsessões e evitações porque são pensamentos intrusivos e irracionais.Que bom que já esta em tratamento, desejo sucesso! Espero ter ajudado.
 Juliana Cristina Paim
Psicólogo
Brasília
O que tenho visto na minha experiência de atendimento a pacientes de TOC é que, mesmo que pareçam sem sentido, os rituais e compulsões sempre tem uma causa, por mais escondida que esteja. A psicoterapia, na abordagem da TCC (cognitivo-comportamental) é a mais indicada para o TOC, em conjunto com a medicação passada pelo psiquiatra. O tratamento costuma demorar alguns meses para começar a surtir efeitos, por isso vc tem que ter muita paciência. Não sei se conhece o livro "O homem que não conseguia parar", de David Adam, Editora Objetiva. Ele dá uma boa perspectiva do transtorno e das possibilidades de tratamento. Espero ter ajudado.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.