O que devo fazer quando tenho um pensamento intrusivo?
3
respostas
O que devo fazer quando tenho um pensamento intrusivo?
O primeiro passo é reconhecer que é apenas um pensamento, não um fato ou um desejo. Tentar afastá-lo à força costuma aumentar a ansiedade, por isso, o ideal é perceber, nomear e deixar passar, sem lutar contra ele.
Na terapia, busca-se compreender o que esse pensamento desperta emocionalmente, reduzindo a culpa e a necessidade de controle.
A psicoterapia pode ajudar muito nesse processo de aceitação e regulação emocional.
Na terapia, busca-se compreender o que esse pensamento desperta emocionalmente, reduzindo a culpa e a necessidade de controle.
A psicoterapia pode ajudar muito nesse processo de aceitação e regulação emocional.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como vai? Ter um pensamento intrusivo pode ser assustador, mas o mais importante é lembrar que ele não define quem você é. Procurar entender o que esse pensamento desperta emocionalmente, sem reagir de imediato, pode ajudar a diminuir seu impacto. A psicanálise oferece um espaço para significar esses conteúdos e compreender sua origem no inconsciente. Caso esteja difícil lidar sozinho, procurar atendimento em serviços como o CAPS pode trazer acolhimento e orientação. Espero ter ajudado, fico à disposição!
Olá! Primeiro aceitar os seus pensamentos! Acolher as suas emoções, não se perturbar pois são apenas pensamentos, mas se são pensamentos ameaçadores, anote eles e leve para a sua sessão de psicoterapia, pois esse será um material importante para trabalhar com o seu psicoterapeuta.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quais são os indicadores de "Obsessões" e "Compulsões (Rituais)" no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Como a montagem da pirâmide do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister reflete nas "Obsessões" e "Compulsões (Rituais)" no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais são os indicadores de ansiedade e compulsão no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Qual a utilidade clínica do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Como o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister avalia a ansiedade típica do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- . O que são "pensamentos de simetria" no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- . Qual a diferença entre ser perfeccionista e ter Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de simetria ?
- . O que a "simetria" na montagem da pirâmide do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister significa no contexto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais indicadores do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem ser observados no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Como a montagem da pirâmide do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister reflete os rituais do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1270 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.