O que é a avaliação antropométrica e qual seu uso no emagrecimento?

5 respostas
O que é a avaliação antropométrica e qual seu uso no emagrecimento?
E também é usada como parâmetro para ajustes no plano alimentar e cálculo do gasto energético.

A avaliação antropométrica avalia as medidas do corpo. Uma avaliação completa inclui a verificação de peso, altura, quantidade estimada de gordura corporal e de massa magra (através da medida das dobras cutâneas e circunferências corporais ou do exame de bioimpedância). Esta avaliação é importante porque permite acompanhar o "antes" e o "depois" do indivíduo, ou seja, permite comparar como estava sua composição corporal no início do tratamento e após suas mudanças na alimentação. Permite avaliar os resultados da reeducação alimentar.
A avaliação antropométrica entra como uma parte da consulta nutricional. Ela avalia as medidas do corpo e o percentual de gordura corporal, que separa a quantidade de massa magra e a quantidade de massa gorda em kg. Para esses resultados existem diversos tipos de protocolos, dentre eles um dos mais utilizados é o de 7 dobras (Jackson e Pollock). A bioimpedância não é considerada um padrão ouro para aferir essas medidas, pois os resultados variam muito entre marcas e tipos de BIA. O ideal é o paciente fazer a avaliação com o profissional nutricionista com o adipômetro e caso haja uma bioimpedância no consultório comparar os resultados, da bioimpedância com os resultados obtidos com o adipômetro. A partir dessa avaliação antropométrica e unindo a avaliação alimentar e nutricional é possível calcular um plano alimentar adequado para aquele indivíduo.
A avaliação antropométrica avalia a composição corporal. Existem vários métodos, cada um com a sua limitação, por isso o ideal é a combinação de vários deles para melhor avaliação dos resultados. Os mais comuns são a aferição de peso, altura, circunferências, dobras cutâneas, bioimpedância e aparelho de ultrassom. Esses dados da composição corporal são importantes para avaliar a situação de saúde do paciente e também para o cálculo das necessidades energéticas, que serão utilizados para o cálculo da dieta.
Consiste num método que nos permite avaliar a composição corporal do paciente. Ela é importante no momento de fecharmos um diagnóstico e definir qual a conduta a seguir no processo de emagrecimento, bem como acompanhar a evolução do paciente durante o tratamento.