O que é a hiperventilação? Durante uma crise de ansiedade, ela é aquela "respiração profunda?" Pq

7 respostas
O que é a hiperventilação?
Durante uma crise de ansiedade, ela é aquela "respiração profunda?"
Pq ela ocorre ? Tem medi- camento especifico pra esse sintoma?
Olá, td bem?
Em termos práticos, a hiperventilação consiste em respirar muito rápido, sem necessidade. Nesta situação é mais comum respirações superficiais do que profundas. Ela ocorre com muita frequência em situações de ansiedade e em crises de pânico, causando também muito desconforto como sensação de formigamento pelo corpo e desmaio. No caso, os medicamentos tratam a causa de base que gera a hiperventilação, o que leva ao desaparecimento desse sintoma e de outros comumente associados.
Espero ter te auxiliado.
Abraços

Olá! Como se trata de ansiedade, a hiperventilação significa respirar muito rápido. Por serem superficiais as respirações, a sensação de falta de ar é percebida, levando a consequências como, desmaios, tonturas, mal estar geral. Deve ser tratado o quanto antes possível, em crise ansiosa, com ansiolíticos, que tendem a aliviar a ansiedade, normalizando a frequência da respiração. Depois, verificar se configura um transtorno ansioso, para tratar especificamente. Espero ter ajudado.
Oiê
Podemos resumir a parada no seguinte:
Quando temos um súbito medo de alguma coisa, o organismo se prepara para reagir. A glândula supra-renal derrama, subitamente, uma grande quantidade de adrenalina no sangue. Isso faz aumentar a pressão arterial, o coração bater muito mais rápido, a respiração ser mais rápida (hiperventilação) pra dar conta da oxigenação. Se a causa do medo súbito é ansiedade ou crise de pânico (medo sem causa objetiva), a hiperventilação ocorre.
Não é aquela “respiração profunda”. Isso ocorre mais na presença de angústia do que de ansiedade.
Existem medicamentos que podem controlar a crise, mas é melhor buscar ajuda médica para avaliar as causas, porque a hiperventilação é apenas um sintoma. Não é uma doença.
Um abraço.
Bom dia, hiperventilação è respiração rápida, na ansiedade pode acontecer esse tipo de respiração superficial representando um sintoma autonômico com manifestação somática (no corpo). O tratamento da Ansiedade com medicamentos Inibidores Seletivos Da Recaptura de Serotonina (Fluoxetina, Paroxetina, Escitalopram, Citalopram, Sertralina e Fluvoxamina) seria a primeira escolha, podendo ser auxiliada no inicio com Benzodiazepínicos em doses pequenas caso necessário.
Hiperventilação é respirar de forma rápida e atabalhoada. É uma respiração superficial, rápida, não profunda e está associada a quadros de estresse agudo ou ansiedade. O tratamento consiste no tratamento do estresse e da ansiedade, além de TCC e exercícios respiratórios e relaxantes. Meditação e ioga podem ajudar em alguns casos.
Um comentário adicional ao que já foi dito, acertadamente pelos colegas acima.
A chamada "respiração funda", a conhecida "Dispnea Suspirosa", é quadro bastante encontradiço em Emergências Clínicas.
Trata-se uma angustiante sensação de falta de ar, facilmente diferenciável da Dispnea "real" pela ausência de ronco, sibilos ou outras anormalidades ao exame e à ausculta pulmonar, feitos por um Médico Clínico atento. Em tais casos, a tranquilizacao verbal e uma medicação ansiolitica benzodiazepínica oral são a indicação. O paciente deverá ser orientado tanto para procurar uma Psicoterapia quanto um Acompanhamento Psiquiátrico.
Numa crise de ansiedade/medo, é comum a pessoa respirar rápido e superficial (hiperventilação), acumulando oxigênio no sangue. Como não há um motivo externo real que justifique essa oxigenação excessiva, isto faz mal e provoca sintomas físicos de tonturas e sensação de desmaio. Se na hora da ansiedade a pessoa não tiver ou não quiser tomar um medicamento e não conseguir se acalmar, uma estratégia que costuma dar bons resultados é respirar dentro de uma sacola de papel (tampando o nariz e a boca), observando a sacola murchar e expandir (isto tira o foco do pânico) e impede o aumento do oxigênio no sangue, aumentando no caso o CO2 (gás carbônico) que ao contrário do oxigênio, ajuda a diminuir imediatamente a ansiedade.