O que é a hipnose?

11 respostas
O que é a hipnose?
Hipnose é um conjunto de técnicas usadas para aliviar certas ondas cerebrais capazes de produzir estado de relaxamento, buscar memórias que estejam no inconsciente e produzir progressões de memórias. Levando o paciente a um quadro de bem estar e foco nas atividades diárias.

Hipnose é uma técnica clínica coadjuvante ao tratamento psicoterapêutico, trabalha com resignificação de registros mentais, por meio do relaxamento terapêutico e consequente aumento de capacidade de percepção e memória. Faz emergir o potencial para resignificação de registros mentais causadores de sofrimento psíquico.
A hipnose é uma condição ou estado alterado de consciência, como o sono ou a vigília (estado acordado), caracterizado por um marcante aumento de receptividade à sugestão, de capacidade para modificação de percepção e memória e o potencial para o controle sistemático de uma variedade de funções fisiológicas usualmente involuntárias.
A hipnose é uma técnica psicológica de indução do transe, que é um estado de relaxamento semi- inconsciente e estabelece uma alteração da consciência que simula o sono, com manutenção do contato sensorial do paciente com o ambiente. Leva também á várias alterações da percepção sensorial, das finçoes intelectuais superiores, exacerbação da memória, atenção e das funções motoras.
É utilizada como técnica de um recurso auxiliar de trabalho do psicólogo!

Monica Araújo!
Neuropsicologa
Técnica já mencionada por alguns colegas, utilizada por alguns Psicólogos e cirurgiões(médicos e dentistas) em substituição aos anestésicos convencionais, para quem não pode se submeter a essa terapêutica. Foi usada por Freud inicialmente, mas logo substituída pelas "associações livres" , portanto em desuso pela Psicanálise e Psicologia tradicional.
Hipnose é um conjunto de técnicas que são utilizadas como um complemento do tratamento terapêutico. Você pode ressignificar registros mentais passados, dessensibilizar uma experiência passada ou ainda, evocar habilidades para potencializar no presente, com o objetivo de resolver problemas ou facilitar o atingimento só objetivo terapêutico
Concordo com as opiniões acima, acrescentaria somente que a hipnose tem um papel de extrema importância se utilizada dentro do trabalho terapêutico, com grandes benefícios para o paciente principalmente nos casos de ansiedade.
Atualmente existem dois vieses
de pensamentos sobre o assunto: as teorias de estado, que se identificam por características fisiológicas entendidas como um estado mental e as teorias comportamentais onde se apresentam definições que se dão em função do comportamento dos hipnotizados

As teorias de estado tem como base a frequência das ondas cerebrais, sendo elas representadas por: Gama, Beta, Alfa, Teta e Delta

A hipnose neste caso, seria definida devido a uma maior presença das ondas Theta na atividade cerebral, resultando assim no estado de transe hipnótico.

Já nas teorias comportamentais as definições são mais quantitativas. Envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão através do rebaixamento da faculdade crítica para a instalação de pensamentos selecionados.
A terapia com Hipnose é um conjunto de técnicas verbais e não verbais de comunicação utilizadas para ajudar um indivíduo a entrar em um estado modificado de consciência denominado transe.

Quando em transe, a pessoa pode ser levada a acessar memórias e recursos internos que antes eram incontroláveis ou inacessíveis por estarem em sua mente subconsciente ou inconsciente.

Acessando a mente subconsciente ou inconsciente o terapeuta pode trabalhar onde outros tipos de terapias convencionais não conseguem atuar.
Qualquer explicação sobre o que é hipnose está errada e certa ao mesmo tempo.
Há uma série de definições possíveis. Há bastante conteúdo sobre isso no youtube. Busque por HipnoBrasil.
Hipnose é ultrapassar a barreira do fator crítico da mente consciente estabelecendo um pensamento e um sentimento seletivo dentro da mente subconsciente .

Ou é simplesmente foco e concentração em algo...
Sou hipnoterapeuta.