O que é afetividade positiva?

21 respostas
O que é afetividade positiva?
Para esclarecer melhor a sua dúvida sobre afetividade positiva e negativa é importante saber o que significa a palavra afeto. Afeto em síntese é uma tonalidade emocional estável quando em situação normal. Quando há alteração brusca nesta estabilidade dizemos que a pessoa está ou deprimida ou eufórica. A afetividade positiva está relacionada com um comportamento emocional extrovertido, enquanto a afetividade negativa está relacionada a um alto nível de neuroticismo. As escalas panas servem como um teste psicométrico que avalia o nível de afetividade positiva ou negativa. Mas para que qualquer teste psicológico possa ser confiável ele tem que ter as seguintes condições: 1) o teste tem que ser bem aplicado pelo profissional; 2) o teste tem que ser bem corrigido pelo profissional e 3) o teste tem que ser bem interpretado pelo profissional. Espero tê-la ajudado.

A afetividade, de modo geral, tem a ver com a sensação diante de experiências/situações que vivencia. Deste modo, você pode vivenciar tanto afetividade positiva quanto afetividade negativa.
A afetividade positiva está relacionada com a predisposição a se fazer algo, a agir, a possuir interesse por algo. Normalmente, a afetividade positiva é relacionada com a aprendizagem e a traços de temperamento (personalidade) mais extrovertidos.
Espero ter respondido a sua dúvida!
afetividade não passa pelo nível cognitivo, mas pelo nível da sensação. Existe dentro de cada pessoa uma tendência natural a experienciar as situações e qualifica-las; isto é bom, só torna-se uma barreira, quando utilizamos o cognitivo para classificá-las. Ou seja, afetividade é muito importante para se estabelecer limites e para construir a minha identidade. É preciso ter cuidado para não está classificando o afeto e se esquecendo de vivenciá-lo.
Penso que devemos primeiramente pensar na etimologia da palavra "afeto". Tem como origem a palavra afetar, que tem a ver com comover-se. Estamos afetados por algo quando aquilo mexe conosco, nos movimenta! O que te move? Você consegue perceber o que te move, o que te afeta? Hoje em dia, por vivermos em uma sociedade bastante racional, muitas vezes não temos uma boa compreensão dos nossos afetos. Mas quando temos contato com os nossos afetos, percebemos o que gostamos e o que não gostamos, o que nos faz bem e o que não nos faz bem. Concordo que é fundamental para estabelecermos nossa identidade e para o desenvolvimento da personalidade.
A afetividade positiva (AP) é uma característica humana que descreve o quanto as pessoas experimentam afetos positivos (sensações, emoções, sentimentos ...); e, como conseqüência, como eles interagem com os outros e com o ambiente ao redor.
Pessoas com alta afetividade positiva são tipicamente entusiasmadas, energéticas, confiantes, ativas e alertas. Pesquisas têm relacionado a afetividade positiva com o aumento da longevidade, melhor sono e diminuição dos hormônios do estresse. Pessoas com uma alta afetividade positiva têm estilos de enfrentamento mais saudáveis, mais auto-qualidades positivas e são mais orientadas para objetivos. A afetividade positiva também promove uma atitude de mente aberta, sociabilidade e utilidade.
Grande abraço,
Josué Wesley
Olá. A palavra afeto tem como origem a palavra afetar, que tem a ver com comover-se, que é uma característica humana. Esta característica descreve o quanto/como as pessoas experimentam suas sensações, emoções e sentimentos. A afetividade positiva está relacionada com um comportamento emocional extrovertido.
A afetividade Positiva é uma dimensão dos sentimentos que consiste em emoções positivas específicas, tais como entusiasmo, autoconfiança e alegria, e o mínimo de tédio, preguiça e cansaço. Já a afetividade negativa é a dimensão dos sentimentos que inclui estados afetivos como nervosismo, estresse e ansiedade e o mínimo de relaxamento, tranquilidade e equilíbrio. Quando agrupamos as emoções em categorias positivas e negativas, elas se tornam sentimentos, pois olhamos para elas de maneira mais generalizada em vez de isolada em uma emoção em particular.
Afetividade está relacionada as nossas emoções a partir das nossas experiências. Então a Afetividade Positiva está relacionada a sentimentos como: entusiasmo, autoconfiança e alegria, e o mínimo de tédio, preguiça e cansaço. Também existe a Afetividade negativa que está relacionada ao nervosismo, estresse e ansiedade e o mínimo de relaxamento, tranquilidade e equilíbrio.
Olá! Os afetos são reações emocionais que acabam por conduzir nosso entendimento de mundo. Podemos facilmente entender como nosso humor é um exemplo disso. Esses afetos reverberam por todo nosso modo de ser e até mesmo aquilo que ouvimos em nosso dia a dia acaba sendo influenciado por esses afetos. Se estamos de mal humor e ouvimos "bom dia" isso pode parecer irônico, do mesmo modo que nem mesmo vendo um amigo podemos nos sentir positivamente afetados por essa pessoa existir em nossas vidas. Afetos positivos são assim a frequência com que experienciamos emoções positivas, algo que devemos nos dedicar para ter uma boa saúde mental.
Se tiver qualquer dúvida, fico à sua disposição.
O afeto positivo, nada mais é que um estado de ânimo geral composto por um conjunto de emoções positivas.
O afeto é o estado emocional que experimentamos em um determinado momento. Assim, ele pode ser tanto positivo como negativo. De maneira geral, fala-se de afeto negativo quando está composto por emoções de cunho negativo, e de afeto positivo quando são predominantes as emoções de cunho positivo.
Além dos benefícios para nossa saúde, o afeto positivo(afetividade positiva ) vai fazer com que tenhamos relações sociais mais satisfatórias. Experimentar o aspecto positivo vai fazer com que iniciemos facilitadores sociais de comunicação, como começar uma conversa ou manter o olhar para a frente.

De acordo com a Psicologia Positiva, o bem-estar subjetivo é composto por três fatores: satisfação com a vida (componente cognitivo), afeto positivo e afeto negativo (componentes afetivos). Portanto, inclui as reações emocionais frente aos eventos do cotidiano e os julgamentos cognitivos de satisfação ou insatisfação com a vida. O afeto positivo, por sua vez, reflete o quanto a pessoa sente-se entusiasmada , ativa e alerta. Níveis elevados de afetos positivos indicam a experimentação frequente de alegria, entusiasmo, confiança e engajamento no cumprimento das tarefas.
A análise das dimensões afetivas de pacientes deprimidos indica que tendem a apresentar como manifestações comportamentais o predomínio de afetos negativos sobre os positivos.. Elevado afeto negativo é característica nos transtornos depressivos e nos transtornos ansiosos; baixo afeto positivo é característica específica da depressão e agitação e hiperexcitação fisiológica é específica da ansiedade. Na depressão há elevado afeto negativo como tristeza, angústia, desesperança, baixa motivação, baixa autoestima, medo e incerteza quanto ao futuro. Na mania há elevado afeto positivo tais como: capacidade de sustentação de comportamentos focados num objetivo; capacidade de resposta a estímulos emocionais positivos; e capacidade de converter eventos agradáveis em estados emocionais positivos. Na depressão, são observados tanto déficits em mecanismos de produção e acentuação de afetos positivos, como dificuldade de minimização de afetos negativos.
Bom dia, nosso organismo alem da parte física orgânica se estrutura através da parte emocional que se manifesta através de sensações, emoções, medos etc; o afeto é a forma positiva de manifestar o que sentimos. A afetividade é o conjunto das varias formas de manifestar o afeto; pode ser definida positiva quando a troca do afeto gera sentimentos de amor de paz de alegria, muito depende da forma de como os seres humanos e não se relacionam. Espero ter sido clara.
Derivado da palavra afeto. Afeto nada mais é que um estado emocional experimentado em um determinado momento. Podendo ser de cunho negativo e positivo. No geral, fala-se de afeto negativo quando está composto por emoções de cunho negativo, e de afeto positivo quando são predominantes as emoções de cunho positivo como alegria, autoestima, entusiasmo. Sendo assim as pessoas com maior afetividade positiva tendem a ter maiores habilidades sociais, maior motivação e estarem mais alegres.
Abraços, Caroline Bahr
Afeto é o Termo Genérico que Abrange número de sensações experimentados pelas pessoas.
Afetividade Positivo é uma Dimensão dos Sentimentos que consiste em emoções positivas.
Abraço!
Segundo a teoria de Wallon, o termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positivamente ou negativamente tanto por sensações internas como externas. Abs
O afeto é o estado emocional que experimentamos em um determinado momento. Assim, ele pode ser tanto positivo como negativo. De maneira geral, fala-se de afeto negativo quando está composto por emoções de cunho negativo, e de afeto positivo quando são predominantes as emoções de cunho positivo.
Todas as emoções positivas que sentir( alegria, bem estar, entusiasmo, amor, paixão, são afetividades positivas.
A afetividade envolve várias manifestações, englobando as emoções que são de origem biológica e os sentimentos que são de origem psicológica.
A afetividade positiva é uma dimensão dos sentimentos que consiste em emoções positivas específicas, tais como entusiasmo, autoconfiança e alegria, ou seja, reflete o quanto uma pessoa sente-se entusiasmada, ativa e alerta.
Já vejo várias respostas sobre o conceito do Afeto positivo, então foco minha contribuição aqui somente pra informar que evidências apontam que os fatores de personalidade Socialização, Extroversão e Neuroticismo conjecturam o bem-estar subjetivo, e que o fator Extroversão está extremamente correlacionado com o afeto positivo, e o fator Neuroticismo está ligado a baixa satisfação de vida e afeto negativo.
Olá bom dia!
Afetividade vem da palavra "afeto" que quer dizer como o ser humano pode ser afetado por uma emoção interna ou externa ( meio), e isso está intimamente ligado com sua personalidade( modo de ver e sentir a vida). Neste momento em que estamos atravessando essa crise sanitária tem se falado muito sobre positividade que é um fator de proteção se estiver construído em reflexões consistentes diante da realidade, caso contrário poderá tornar-se tóxica diante da ocultação de uma realidade posta. Outro cenário que precisamos estar atento são as redes sociais que muitas vezes trazem modelos que não condizem com a realidade, nos colocando a prova quanto as nossas emoções, lembrando que as emoções menos positivas podem nos trazer grandes aprendizados e construir processos evolutivos maravilhosos!
Muito boa sorte!
Abraço!
Afetividade positiva é um conceito acerca dos sentimentos considerados positivos e o quanto a pessoa consegue experienciar esses sentimentos e usá-los nas suas ações, sendo que pessoas com maior afetividade positiva são relacionadas a comportamentos considerados positivos e promotores de saúde mental. Abraço.