O que é bloqueio emocional? .

2 respostas
O que é bloqueio emocional? .
Bloqueio emocional pode ser compreendido como um mecanismo de defesa psíquico em que a pessoa, diante de experiências ou sentimentos dolorosos, tende a inibir a expressão das próprias emoções. Esse bloqueio pode se manifestar de diferentes maneiras: dificuldade em nomear o que sente, resistência em acessar lembranças ou situações significativas, evitação de determinados assuntos.
Na prática clínica, observo que esse bloqueio geralmente surge como uma forma de proteção psíquica: o indivíduo, muitas vezes de modo inconsciente, evita entrar em contato com conteúdos emocionais que podem ser vividos como intensos, ameaçadores ou desorganizadores.
É importante ressaltar que, embora inicialmente funcione como proteção, quando o bloqueio se prolonga, ele pode dificultar a elaboração emocional, gerar sofrimento psíquico e comprometer relações interpessoais. Nesse sentido, o processo terapêutico oferece um espaço seguro para que o paciente, gradualmente, consiga reconhecer, simbolizar e dar sentido às suas emoções, diminuindo a necessidade desse bloqueio.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O bloqueio emocional é a dificuldade em expressar ou lidar com as emoções de forma saudável. No Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), esse bloqueio pode ocorrer devido a uma instabilidade emocional intensa e medo de vulnerabilidade. A pessoa pode se sentir incapaz de acessar ou entender seus próprios sentimentos, muitas vezes como uma forma de autoproteção contra a dor emocional profunda ou o medo de rejeição.

O bloqueio emocional pode se manifestar como uma desconexão das próprias emoções, uma sensação de vazio ou uma tendência a reprimir sentimentos. Isso dificulta a capacidade de estabelecer relações saudáveis e de lidar com os altos e baixos emocionais de maneira equilibrada. A psicoterapia, especialmente abordagens como a psicanálise, pode ajudar a pessoa a reconhecer e integrar essas emoções bloqueadas, promovendo maior equilíbrio e autoconhecimento.

Especialistas

Tatiana de Faria Guaratini

Tatiana de Faria Guaratini

Psicólogo

Ribeirão Preto

Lilian Gonçalves

Lilian Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Camila Goularte

Camila Goularte

Psicólogo

Criciúma

Renata Henriques Frujuelle

Renata Henriques Frujuelle

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.